fbpx

«JFK Revelado» estreia esta noite em Portugal

Diana Casanova
7 min leitura

Mais de dois milhões de ficheiros governamentais já não considerados confidenciais oferecem novas provas sobre as atividades de Lee Harvey Oswald nas semanas, meses e anos antes do assassinato do presidente norte-americano John F. Kennedy, com os restantes documentos a estarem disponíveis para consulta no final deste ano.

O canal HISTÓRIA em JFK Reveladoacompanha ao longo de seis episódios, o antigo agente da CIA, Bob Baer, e o antigo  tenente da polícia de Los Angeles, Adam Bercovici, na investigação global independente sobre Oswald e a morte de JFK, colocando as seguintes questões: tinha cúmplices, e em caso afirmativo, quem o ajudou a assassinar o presidente?

Trabalhando lado a lado com a elite de especialistas de investigação e usando algoritmos de análise de última geração para analisar estes ficheiros confidenciais, Baer e a sua equipa viajam a Moscovo, Cidade do México, Nova Orleães, Miami e Dallas para seguir todas as pistas e reconstituir os passos de Oswald com o objetivo de separar a teoria da conspiração da verdade. No terreno no México, a equipa descobre novas pistas que podem sugerir uma ligação mais profunda entre Oswald e o KGB. Documentos já não considerados confidenciais revelam que Oswald reuniu-se com inimigos dos Estados Unidos na altura da Guerra Fria, tanto a União Soviética como Cuba, apenas oito semanas antes do assassinato de JFK.

Seguindo as pistas destes ficheiros, a investigação de Baer descobre um antigo agente do KGB e outras testemunhas que, pela primeira vez à frente de uma câmara, falam sobre encontros com Oswald apenas semanas antes dele ter mudado o curso da história americana. Entre as provas mais convincentes estão documentos da polícia que ligam Oswald a uma «casa segura» suspeita em Dallas onde ele poderia ter-se escondido após o crime. Será que Baer e a equipa vão conseguir provar a sua teoria inovadora e finalmente estabelecer o que levou Lee Harvey Oswald a assassinar o presidente John F. Kennedy? Para ver a partir de hoje, às 22h, no canal HISTÓRIA.

Leia as sinopses dos episódios de JFK Revelado.

A REUNIÃO DE FERRO

O ex-agente da CIA Bob Baer dá início a uma investigação global sobre o assassino Lee Harvey Oswald e o homicídio do Presidente John F. Kennedy. Bob faz uma descoberta impressionante: um documento da CIA não confidencial revela que Oswald se encontrou com oficiais soviéticos na Cidade do México seis semanas antes do assassinato.

Segunda-feira, 3 julho, 22h00

 

A REDE RUSSA

O veterano da CIA Bob Baer vira a sua atenção para Moscovo, explorando as ligações mais profundas entre Oswald e o Governo Russo. A equipa consegue localizar um ex-agente do KGB, cujo testemunho surpreendente causa impacto na investigação.

Segunda-feira, 3 julho, 22h45

 

OSWALD DESAPARECE

O veterano da CIA Bob Baer lançou uma nova investigação sobre o assassino Lee Harvey Oswald, seguindo as provas descobertas nos recentes documentos governamentais revelados. Agora, Bob e a sua equipa concentram os seus esforços no estado do Luisiana, onde Oswald viveu nos meses anteriores ao assassinato do Presidente Kennedy. Ao reconstituir o percurso de Oswald em Nova Orleães, a equipa descobre um “período negro”… Algumas semanas em que ninguém consegue identificar o seu paradeiro ou atividades. Durante esse mesmo período, um documento revelado associa Oswald a uma operação infiltrada e secreta da CIA, algures nos pântanos. A equipa dirige-se para a zona rural do Luisiana, em busca de respostas.

Segunda-feira, 10 julho, 22h00

 

A LIGAÇÃO CUBANA

À medida que a investigação sobre Lee Harvey Oswald aquece, o veterano da CIA Bob Baer e a sua equipa se aventuram pelos bayous do Luisiana. Os documentos governamentais recentemente publicados revelam que Oswald pode ter estar envolvido numa operação clandestina nos pântanos, treinando com mercenários e extremistas violentos alguns meses antes do assassinato do Presidente Kennedy. Bob consulta alguns peritos em sonares subaquáticos e mergulhadores com garrafa para procurarem quaisquer provas destes campos de treino secretos. À medida que se torna claro que Oswald tinha cúmplices nos pântanos, a equipa dirige-se para Miami em busca das suas identidades. Um contacto infiltrado da CIA em Miami consegue dar algumas informações sobre os homens que ajudaram Oswald na sua missão de assassinar o Presidente John F. Kennedy.

Segunda-feira, 10 julho, 22h45

 

O LOCAL DO CRIME

A investigação do veterano da CIA Bob Baer sobre o assassino Lee Harvey Oswald regressa ao local do crime: Dallas, Texas. Documentos recentemente revelados divulgaram os potenciais cúmplices de Oswald nos meses que antecederam aquele dia fatídico, na Dealey Plaza. Agora, Bob procura provas sobre esses mesmos homens em Dallas. A equipa realize uma análise acústica do local do crime, assim como uma análise balística aos projéteis fatais. Examinando todos os passos de Oswald em Dallas, Bob pretende provar que Oswald teve ajuda na sua missão. Concentrando todas as atenções na provável rota de fuga de Oswald, a equipa descobre novas provas que podem corroborar a tese de que Oswald teve ajuda no dia do assassinato.

Segunda-feira, 17 julho, 22h00

 

A VERDADE

O ex-agente da CIA Bob Baer passou meses a investigar o assassino Lee Harvey Oswald. Seguindo apenas os factos concretos que constam dos documentos governamentais recentemente revelados, a equipa de Baer descobriu novas provas que sugerem que Oswald teve ajuda nas semanas e meses anteriores ao assassinato do Presidente John F. Kennedy. Agora, Bob volta a seguir todos os passos de Oswald em Dallas, tentando reconstruir os seus planos de fuga depois do homicídio. Ao analisar a rota de fuga, Bob faz a descoberta mais inacreditável de sempre. A equipa encontra as plantas de uma célula secreta, escondida à vista de todos… a poucos quilómetros de Dealey Plaza. Para provar a sua teoria, Bob procura uma nova testemunha crucial que possui informações privilegiadas. A equipa aventura-se por águas internacionais para confirmas as suas descobertas… confirmando provas que pode “rescrever” a História dos Estados Unidos da América.

Segunda-feira, 17 julho, 22h45

Redatora e cronista