fbpx
Cabo

História estreia «Arqueólogo por um Dia»

Historia História Estreia «Arqueólogo Por Um Dia»

HistoriaO que iria acontecer se colocássemos um famoso a escavar numa jazida arqueológica? Encontraria algum vestígio? Iria partir algum vestígio com milhares de anos? Seria capaz de aguentar o trabalho árduo? Faria história? Todas estas perguntas têm resposta no programa de produção própria Arqueólogo por um Dia, a estrear em exclusivo no Canal História, a partir do dia 27 de outubro, pelas 23h35.

Foram mais de 3500 quilómetros percorridos por uma equipa de oito pessoas em dois carros carregados até ao tejadilho com material. Em cada programa, deslocamo-nos com um famoso a uma das jazidas arqueológicas mais importantes da geografia espanhola – La Draga (Girona), Anfiteatro de Córdoba (Córdoba), Atapuerca (Burgos), Castelo de Gauzón (Astúrias), Lancia (Léon) e Puig Ciutat (Barcelona).

Com o apresentador Eloi Vila e com a ajuda de toda a equipa de arqueólogos, responsáveis pelas jazidas, foi possível escavar durante um dia inteiro com o objetivo de aprender o ofício de arqueólogo, descobrir os segredos das jazidas e conseguir algum achado espetacular.

Em todas as jazidas arqueológicas, o famoso acabou por descobrir muito mais material do que se pensava e do que tinham previsto os arqueólogos. Foram encontradas peças e vestígios arqueológicos que vão desde há 950.000 anos atrás até ao século XII.

Os famosos viveram a história na primeira pessoa e tocaram em vestígios e objetos que há milhares de anos estão debaixo da terra. Aprenderam a utilizar ferramentas tão distintas como um pincel, um martelo pneumático ou um georadar. Trabalharam arduamente sob os raios do sol com temperaturas de até 47 gaus ou afundando-se no barro para recuperar um pilar com mais de 7000 anos.

Ainda foram transportados para a realidade da vida quotidiana dos períodos que estão a escavar. Aprenderam a fazer fogo como se fazia há 300.000 anos e cozinhar com técnicas pré-históricas e a fabricar e usar ferramentas do neolítico. Conheceram como era a vida de um gladiador. Dispararam uma catapulta escorpião como se fossem legionários de Júlio César ou uma besta medieval. Aprenderam a ser artesãos de uma cidade romana e a forjar uma espada como se fazia nos castelos do século X.

Dias intensos. Muito trabalho e esforço. Calor e condições extremas, mas também diversão, história e conhecimento. Isto é Arqueólogo por um Dia.

Carolina Godayol, Diretora Geral do The History Channel Iberia, afirma que “Com este novo projeto de produção própria queremos reconhecer o trabalho diário dos arqueólogos, grandes profissionais que partilham a paixão pela História. De forma divertida e supreeendente, o nosso canal mostrará parte de uma grande riqueza patrimonial de Espanha demonstrando uma vez mais que a História está viva e é acessível a todos.”

Leia as sinopses de cada programa na página seguinte.

Receba todas as informações no seu smartphone.
Descarregue a App gratuita. Apple Store Download Google Play Download

Adicionar Comentário

Clique aqui para comentar

ATV News

<>