fbpx

«A História Encantada» tem novos episódios no História

Pedro Vendeira
5 min leitura

HistoriaEsta série mostra acontecimentos que fazem parte da história de uma perspetiva contemporânea. Em cada episódio visitaremos um surpreendente lugar da atualidade para posteriormente retrocedermos no tempo e ficar a conhecer o que ali se passou. Graças a inovadoras técnicas de produção, a série consegue recrear o ambiente de filmes de terror modernos como “A bruxa de Blair” ou “Atividade Paranormal”, incluindo o uso de imagens de câmaras de vigilância, de cinema verité, de arquivos encontrados por terceiros ou de câmaras com infra vermelhos. A ação passa-se em alguns dos locais mais misteriosos da História: a prisão de Alcatraz, o cenário da batalha de Gettysburg, a área conhecida como Devil’s Promenade, em Oklahoma, ou a prisão estatal de Virginia Ocidental, aberta em 1876 e considerada a mais encantada dos EUA.

O canal História estreia a partir de 5 de dezembro, pelas 22h50, novos episódios da série A História Encatada.

Sinopses dos episódios:

AS ALMAS PERDIDAS DE PENNHURST

O asilo de Pennhurst, na Pensilvânia, alojou durante o séc. XX doentes epiléticos e pessoas com deficiências físicas e mentais. Contudo, poucos anos depois da sua inauguração, em 1908, o centro já se encontrava massificado, em grande parte devido ao polémico movimento eugénico que se estendia nos EUA. Conforme crescia o número de pacientes, o pessoal estava cada vez mais assoberbado. As condições dentro do asilo eram deploráveis e as negligencias e os abusos estavam na ordem do dia. Após 80 anos em funcionamento, o centro acabou por fechar, graças ao heroico trabalho de um jornalista local e a um grupo de corajosos ex pacientes. Contudo, os espíritos dos doentes e dos empregados abusadores ainda deambulam pelos corredores do asilo: emitem assustadoras mensagens para os visitantes e recordam-lhes os trágicos momentos que viveram durante um dos episódios mais obscuros da história dos EUA.

Quinta-feira 05, 22:50h | Repetição: Sexta-feira 06, 01:05h/ 13:10h/ 19:40h.

O CANIBAL DE “KATRINA”

Nova Orleães, possui uma célebre história espiritual, e muitos consideram-na a cidade encantada por excelência, nos EUA. Foi ali que em Agosto de 2005, ocorreu uma tragédia que a transformaria para sempre: o furacão “Katrina”. De que forma este desastre afetou o mundo espiritual? Um casal local rapidamente averiguou o sucedido: Zackery Bowen e Addie Hall decidiram permanecer no bairro francês da cidade, apesar do perigo que se avizinhava. Uns meses mais tarde, em Outubro de 2006, Bowen suicidou-se saltando do último piso de um hotel da cidade. Mas o mais terrível ocorrera alguns dias antes: estrangulou Addie, esquartejou-a, e colocou a cabeça no interior de uma panela de pressão, os braços e as pernas no forno e o tronco no frigorífico. O sucedido agitou Nova Orleães enquanto os seus habitantes buscavam respostas. Poderá a presença de Bowen na guerra do Iraque, anos antes, tê-lo levado a cometer o inimaginável? Ou, na realidade, foi vítima de uma possessão demoníaca com origem no “Katrina” que terá despoletado uma verdadeira tempestade de espíritos famintos e uma presa vulnerável?

Quinta-feira 12, 22:50h | Repetição: Sexta-feira 13, 01:05h/ 13:10h/ 19:40h.

 

POSSESSÃO MORTAL

Uma simples caixa de vinho foi o detonante de todo o tipo de desgraças para o comerciante de antiguidades Kevin Mannis. Este cidadão de Portland comprou o artigo num mercado local no outono de 2001 e, a partir desse momento, foi invadido por uma inexplicável atividade paranormal. Foi pura coincidência ou a caixa teve algo a ver? Mannis, desesperado, acreditou numa segunda hipótese e decidiu vender o objeto na internet. Finalmente foi parar às mãos de Jason Haxton, um diretor de museu no médio oeste dos EUA. Assolado pela mesma atividade paranormal, Haxton tratou por todos os meios de averiguar a história da caixa.

Quinta-feira 19, 22:50h |Repetição: Sexta-feira 20, 01:05h/ 13:10h/ 19:40h.

 

O ASSASSINO DE CLEVELAND

A deprimida Cleveland dos anos 30, foi o cenário de atuação do conhecido “assassino dos troncos”. Trata-se de um dos maiores criminosos do séc. XX, mas nunca foi possível detê-lo. Atualmente, os espíritos das vítimas esquartejadas e do próprio assassino oferecem pistas que podiam finalmente ajudar a encerrar um caso que desconcertou o próprio Eliot Ness, o homem que venceu Al Capone. Quem era o assassino dos troncos? Foi também responsável por outros crimes que ainda hoje continuam por esclarecer?

Quinta-feira 26, 22:50h | Sexta-feira 27, 01:05h/ 13:10h/ 19:40h.

Relacionado:
Siga-me:
Amante da tecnologia e apaixonado pela caixinha mágica desde miúdo. pedro.vendeira@atelevisao.com