fbpx

História assinala o 50º aniversário da morte do presidente Kennedy

Pedro Vendeira
9 min leitura

AS ÚLTIMAS 48 HORAS DE LEE HARVEY OSWALD (produção exclusiva do HISTÓRIA)


Este especial analisa o enigmático Lee Harvey Oswald, de uma perspetiva totalmente inovadora. Nenhum outro documentário se centrou de forma exclusiva na reconstrução dos movimentos de Oswald durante os minutos, horas e dias posteriores ao magnicídio de Dallas. Retrocedamos àquele final de semana de Novembro, para elaborar uma descrição que sendo-nos familiar, nos oferece uma visão do todo original sobre o próprio Oswald, bem como sobre o homicídio de Kennedy. No final, ficam a descoberto os dois últimos dias de vida do acusado, que explicam, por seu lado, por que motivo a policia de Dallas estava convicta de ter o assassino do presidente, A caminho da esquadra, após a sua detenção no Texas Theatre, um agente perguntou a Oswald se tinha matado Kennedy. Este, com desdém, respondeu: “descubra-o você!”. “As últimas 48 horas de Lee Harvey Oswald” aceita de forma decidida um desafio que dura há 50 anos.

Sexta-feira 22, 21:15h | Repetição: Sábado 23, 00:25h/ 13:15h.
Em seguida o Canal História transmite os dois últimos episódios da serie Os Kennedy:

Os Kennedy retratam os logros, fracassos, lealdades, amores, ressentimentos e traições de uma família abençoada com grandes vitórias, mas também afetada pela tragédia.
Greg Kinnear e Katie Holmes são o casal presidencial nesta interessante produção escrita por Steve Kronish e Joel Surnow, e realizada por Jon Cassar, galardoado com o Emmy de 2006 pelo seu trabalho como realizador da conhecida série “24”.

Conheça em pormenor alguns dos aspetos pessoais da vida familiar dos Kennedy, a partir das 22h50.

O PREÇO DA TRAGÉDIA

Em 1963, Jack (Greg Kinnear) e Jackie (Katie Holmes) sofrem a perda de um filho recém-nascido, Patrick Em nome da relação entre ambos, e para acalmar os rumores de um suposto problema no seio do Partido Democrático, Jack realiza uma visita oficial ao Texas. Page2Image28776

Enquanto isso, Rose (Diana Hardcastle) consegue convencer Joe (Tom Wilkinson) a que tente pôr-se de pé, para fazer uma surpresa aos filhos no Dia de Ação de Graças, mas os inesperados acontecimentos provocados por Lee Harvey Oswald (Ryan Blakely) causarão uma emoção que fará abanar os alicerces da sociedade americana.

Outra personagem atingida pela tragédia será Marylin Monroe (Charlotte Sullivan), cuja obsessão por Jack e as ameaças de que é alvo por parte de Bobby, a conduzirá a um trágico destino.

Sexta-feira 22, 22:50h |Repetição: Sábado 23, 05:05h/ 10:10h/ 18:50h.

AS SEQUELAS: UMA MALDIÇÃO FAMILIAR DE DESGRAÇA E A PERDA DE ILUSÕES

Bobby culpa-se a si mesmo pela morte do irmão, devido a uma enorme quantidade de inimigos que ganhou, durante a gestão como Ministro das Finanças e começa a aproximar-se mais de Jackie (Holmes). Uma vez superado esse duelo, decide seguir os passos de Jack e é eleito senador por Nova Iorque (1964). Em 1968, ao mesmo tempo que Jackie aceita casar com o magnata grego Aristóteles Onassis, para assegurar um bom futuro para os filhos, Bobby candidata-se à presidência. Contudo, enquanto celebra a sua vitória nas primárias democráticas na Califórnia, no Hotel Ambassador (em Los Angeles) é assassinado. E, finalmente, veremos o patriarca do clã, Joe (Tom Wilkinson) a recordar, possivelmente, o momento mais feliz da vida dele: graças a ele, os filhos chegaram aonde ele almejava chegar. E, por isso, o segredo e o êxito da família Kennedy deveu-se, em grande parte, a ele.

Sexta-feira 22, 23:35h | Repetição: Sábado 23, 10:55h/ 19:40h.

Siga-me:
Amante da tecnologia e apaixonado pela caixinha mágica desde miúdo. pedro.vendeira@atelevisao.com