fbpx

Há pelo menos três canais que vão fazer cobertura das eleições europeias

A Televisão
2 min leitura

Eleições EuropeiasFoi esta quarta-feira, que RTP, SIC e TVI, num comunicado conjunto referiram que «caso seja aprovada uma lei, que à revelia do texto constitucional, interfira na liberdade editorial» , as generalistas «terão de abdicar, novamente, de fazer a cobertura das campanhas eleitorais ou realizar debates entre candidatos, mantendo os critérios editoriais adotados nas eleições autárquicas». Recorde-se que está em causa as propostas de lei do PSD/CDS-PP e do PS relativos à cobertura jornalística das eleições e o pluralismo em período eleitoral.

Enquanto que as três generalistas portuguesas estão dispostas a abdicar da cobertura das eleições europeias, há três canais que vão fazer a cobertura: CMTV, Económico TV e Porto Canal.

Em declarações à Lusa, o diretor da CMTV, Octávio Ribeiro, diretor da CMTV garantiu que a estação vai fazer a cobertura das eleições europeias: «A CMTV vai fazer a cobertura, cumprindo os seus critérios jornalísticos. Ainda estamos a estudar como o faremos», garantindo que a televisão estará nos «eventos públicos que interessem aos cidadãos portugueses».

Já António Costa, diretor do Económico TV, também confirmou o acompanhamento da estação nas eleições: «Vamos fazer a cobertura das europeias, sim, no respeito obviamente pelos critérios jornalísticos e editoriais. Creio que as europeias ocorrem num momento particular da Europa e, por isso, impõe-se mesmo o acompanhamento deste ato eleitoral», referiu o responsável.

Este sim quanto à cobertura das eleições europeias também é dado por Júlio Magalhães, diretor-geral do Porto Canal, que prevê não só fazer entrevistas durante a campanha eleitoral, como «pelo menos um debate». O responsável do canal referiu que «Ainda estamos a decidir a [cobertura]», no entanto a mesma não será «de forma obrigatória».

Siga-me:
Redactor.