fbpx
Cabo

Há pelo menos três canais que vão fazer cobertura das eleições europeias

Eleições Europeias Há Pelo Menos Três Canais Que Vão Fazer Cobertura Das Eleições Europeias

Eleições EuropeiasFoi esta quarta-feira, que RTP, SIC e TVI, num comunicado conjunto referiram que «caso seja aprovada uma lei, que à revelia do texto constitucional, interfira na liberdade editorial» , as generalistas «terão de abdicar, novamente, de fazer a cobertura das campanhas eleitorais ou realizar debates entre candidatos, mantendo os critérios editoriais adotados nas eleições autárquicas». Recorde-se que está em causa as propostas de lei do PSD/CDS-PP e do PS relativos à cobertura jornalística das eleições e o pluralismo em período eleitoral.

Enquanto que as três generalistas portuguesas estão dispostas a abdicar da cobertura das eleições europeias, há três canais que vão fazer a cobertura: CMTV, Económico TV e Porto Canal.

Em declarações à Lusa, o diretor da CMTV, Octávio Ribeiro, diretor da CMTV garantiu que a estação vai fazer a cobertura das eleições europeias: «A CMTV vai fazer a cobertura, cumprindo os seus critérios jornalísticos. Ainda estamos a estudar como o faremos», garantindo que a televisão estará nos «eventos públicos que interessem aos cidadãos portugueses».

Já António Costa, diretor do Económico TV, também confirmou o acompanhamento da estação nas eleições: «Vamos fazer a cobertura das europeias, sim, no respeito obviamente pelos critérios jornalísticos e editoriais. Creio que as europeias ocorrem num momento particular da Europa e, por isso, impõe-se mesmo o acompanhamento deste ato eleitoral», referiu o responsável.

Este sim quanto à cobertura das eleições europeias também é dado por Júlio Magalhães, diretor-geral do Porto Canal, que prevê não só fazer entrevistas durante a campanha eleitoral, como «pelo menos um debate». O responsável do canal referiu que «Ainda estamos a decidir a [cobertura]», no entanto a mesma não será «de forma obrigatória».

Receba todas as informações no seu smartphone.
Descarregue a App gratuita. Apple Store Download Google Play Download

1 Comentário

Clique aqui para comentar

ATV News