fbpx

«Gotham» está de regresso à FOX

Pedro Vendeira
7 min leitura

Gotham-Fox

Gotham é já considerada pelos críticos uma das grandes séries do ano, tendo inclusive, ganho o prémio nos Critics Choice Awards na categoria de Melhor Nova Série Televisiva do Ano. Depois de uma pequena paragem de emissão, a primeira temporada desta criação de Bruno Heller (Rome) está de volta à FOX com novos e entusiasmantes episódios já a partir de dia 10 de março.

Gotham tem a sua própria identidade e o seu próprio universo num tempo e lugar separados, apresentando personagens bastante intrigantes e uma presença visual que é, imediatamente, misteriosa. O cenário de Gotham é brilhantemente criado mostrando uma Nova Iorque suja e criminosa dos anos 80 a que foi acrescentada a tonalidade negra de Blade Runner.

No episódio que marca o regresso da primeira temporada à FOX podemos contar com a participação especial da atriz brasileira Morena Baccarin que esteve, recentemente, na Comic Con Portugal e que teve um papel crucial na série Segurança Nacional, também emitida na FOX. Morena irá interpretar a personagem da Drª Leslie Thompkins, uma dedicada e talentosa física que era amiga dos pais de Bruce Wayne. Ela está determinada em usar as suas capacidades para ajudar os mais necessitados da cidade de Gotham. Para além das suas habilidades médicas, a sua descontração em situações de tensão vão ajudá-la à medida que se vê cada vez mais envolvida nos casos de James Gordon que a colocam em perigo. Morena Baccarin já foi chamada para ser uma personagem recorrente na segunda temporada da série.

No entanto, a grande novidade é o possível aparecimento de um dos maiores vilões de banda desenhada de sempre: o Joker. No episódio 16 – The Blind Fortune Teller – uma nova personagem aparece na trama, Jerome, interpretada pelo ator Cameron Monaghan, o Ian de No Limite (FOX Life). Apesar de ainda não estar 100% confirmado de que esta personagem seja mesmo o Joker, todo o seu comportamento na trama leva a crer que estamos perante o mais famoso vilão de Gotham. Na sua interpretação, Cameron Monaghan é uma mistura perfeita de Heath Ledger e Mark Hamill que apresenta um fantástico riso maléfico. Se sempre se confirmar, Joker junta-se então a um já vasto leque de vilões apresentados na série: Penguin, Riddler, Catwoman, Poison Ivy e Scarecrow.

Bruno Heller, criador da série adianta acerca do aparecimento desta personagem: «Posso dizer que esta não é uma simples personagem que aparece e desaparece na história. Este é o começo da história de como o Joker se tornou no grande vilão que conhecemos, como é que o Joker foi criado, de onde veio e quem é realmente. Isto não quer necessariamente dizer que Cameron Monaghan é o Joker. Poderá ser. Mas, como tenho vindo a dizer, esta é uma história que começa sete ou oito anos antes do verdadeiro aparecimento de Joker como todos o conhecemos. A história da origem deste vilão está prestes a começar.»

Gotham é a origem da grande história aos quadradinhos e seus vilões que revela um novo capítulo que nunca antes foi contado. A série segue a ascensão de um polícia através de uma perigosa cidade corrupta, deambulando entre o bem e o mal e testemunhando o nascimento de um dos mais populares super heróis do nosso tempo.

Sinopse genérica da série:

Toda a gente conhece o comissário Gordon. Ele é um dos maiores inimigos do crime no mundo, um homem cuja reputação é sinónimo de lei e ordem. Mas, o que se sabe verdadeiramente da história de Gordon e da sua ascensão de policial novato a comissário de polícia? O que foi preciso para conseguir ultrapassar as várias camadas de corrupção que regulavam secretamente a cidade de Gotham, berço de alguns dos mais icónicos vilões de sempre? E, que circunstâncias levaram ao aparecimento destes – Catwoman, Penguin, Riddler, Two-Face, Scarecrow e Joker?

Crescendo nos subúrbios de Gotham, James Gordon (Ben McKenzie) romantizou a cidade como uma glamorosa e entusiasmante metrópole onde o seu pai trabalhou como um advogado de sucesso. Agora, depois de duas semanas no seu novo emprego como detetive e noivo de Barbara Kean (Erin Richards), Gordon esquece o seu sonho de cidade perfeita e espera restaurar a sua natureza pura e segura. Corajoso, honesto e pronto a provar o vale, o novato detetive recebe como parceiro o rude, mas sensato, Harvey Bullock (Donal Logue), uma verdadeira lenda policial. Juntos vão tropeçar num dos maiores casos que a cidade alguma vez viu: o homicídio dos milionários Thomas e Martha Wayne. Na cena do crime, Gordon conhece o único sobrevivente: o intenso e assustado filho dos Wayne, de apenas 12 anos, Bruce (David Mazouz), por quem sente uma imediata empatia. Comovido com a perda do rapaz, Gordon promete apanhar o assassino.

À medida que «navega» pelas políticas do sistema criminal de justiça de Gotham, Gordon irá confrontar a chefe de um gang, Fish Mooney (Jada Pinkett Smith), um mafioso, Carmine Falcone (John Doman), e muitas outras personagens que se vão transformar nos mais famosos e reconhecidos vilões de todos os tempos, incluindo a adolescente Selina Kyle, a futura Catwoman (Carmen Bicondova), Oswald Cobblepot, o Penguin (Robin Lord Taylor) e Edward Nygma, o Riddler (Cory Michael Smith).

Esta é a turbulenta ascensão de Gordon no departamento policial da cidade liderado por Sarah Essen (Zabryna Guevara) e composto pelos também detetives Crispus Allen (Andrew Stewart-Jones) e Renee Montoya (Victoria Cartagena). Para além do seu trabalho, Gordon mantém uma improvável amizade com o jovem herdeiro da fortuna Wayne que vai crescer ao cuidado do sereno mordomo, Alfred Pennyworth (Sean Pertwee). Esta será uma amizade que vai durar para o resto das suas vidas e que vai ajudar o jovem rapaz a tornar-se no super herói que está destinado a ser.

Regresso da 1.ª temporada de Gotham terça-feira, dia 10 de março, às 22h15, na FOX.

Relacionado:
Siga-me:
Amante da tecnologia e apaixonado pela caixinha mágica desde miúdo. pedro.vendeira@atelevisao.com