Cabo Globo

Globo recicla pela primeira vez vinheta da «Globeleza»

Já passa nos ecrãs da Globo, a maior emissora brasileira, desde a passada segunda-feira, 8 de janeiro, a vinheta do Carnaval Globeleza 2018. Contudo, esta resulta de um aproveitamento de imagens não utilizadas da vinheta do ano passado, o que tem gerado descontentamento por parte dos espetadores brasileiros.

Desde a sua criação em 1991, pelo designer Hans Donner, que a rede de televisão procurava inovar esta vinheta de ano para ano, de modo a surpreender os telespetadores. Num comunicado divulgado à imprensa, a Globo esclarece: «Com sua vinheta do Carnaval Globeleza de 2018, a Globo consolida o conceito lançado no ano passado, de dar espaço aos ritmos das festas mais tradicionais do Brasil, à diversidade do povo brasileiro e à riqueza cultural da festa».

Para além desta alteração, também as tradicionais vinhetas de divulgação dos sambas-enredo com a participação de cada escola de samba participante no desfile do Grupo Especial do Rio de Janeiro, cujos direitos de transmissão pertencem à emissora, foram substituídas por imagens de arquivo. Compare, em seguida, as vinhetas da Globeleza de 2017 e do presente ano.

2018

2017