Cabo Globo

«Geração Brasil» chega a Portugal este mês

Um jovem com um sonho e um grande objetivo: criar um computador pessoal popular, de baixo custo e fácil manuseio. Sem poder desenvolvê-lo no Brasil no início da década de 90 e cheio de problemas com a mãe Gláucia (Renata Sorrah), Jonas (Murilo Benício) vai para os Estados Unidos onde encontra incentivo para colocar em prática a ideia. Lá, torna-se o grande Jonas Marra, CEO de uma das maiores empresas de tecnologia do mundo e ídolo de milhares de jovens que desejam entrar para o lote dos génios da computação. Este é o pano de fundo de Geração Brasil, novela inédita que pode ser vista pelos assinantes do canal Globo Premium a partir do dia 15 de maio, no horário das 19h.

Confiante e excêntrico, Jonas fundou a sua empresa no berço dos tecnocratas, o Vale do Silício, na Califórnia, e conquistou o feito de ser um dos homens mais ricos – e criticados – do planeta. O Vale do Silício reúne as maiores empresas de tecnologia do mundo e é de lá que saem muitas das inovações do mercado digital mundial que estão a mudar o planeta. Apesar de ser visto por muitos como um visionário, para outros é considerado uma figura controversa.

Jonas é casado com a grande estrela americana Pamela Parker (Cláudia Abreu). Juntos, mimam sem parar a filha Megan (Isabelle Drummond), fruto de uma relação anterior de Pamela. O casal Parker-Marra ama-se, é admirado pelo público e tem uma parceria forte que se estende aos negócios. Pamela é filha de Jack Parker (Luiz Carlos Miele), magnata da indústria televisiva e dono do canal a cabo Parker Channel. Além disso, Pamela tem como conselheira Dorothy Benson (Luis Miranda), amiga de sua falecida mãe. Foi através de Dorothy que Jonas e Pamela conheceram Brian Benson (Lázaro Ramos), guru pop e mentor filosófico dos tecnocratas do Vale do Silício.

Mesmo a contragosto, Jonas surpreende a todos ao anunciar sua volta para o Brasil, país foco dos media e sede do Mundial de Futebol de 2014. Para muitos jovens brasileiros, esta é a oportunidade de chamar a atenção do grande empresário. Entre eles estão o hacker carioca David (Humberto Carrão) e a engenheira pernambucana Manu (Chandelly Braz), dois prodígios da tecnologia que buscam uma oportunidade de realizar os seus próprios sonhos. Mas a chegada da família Marra ao Brasil não mudará só a vida deles; mexerá com toda a juventude brasileira ligada à tecnologia e também abalará a relação do casal tão admirado pelo público e pelos media: Jonas e Pamela. A relação vai ficar abalada quando Jonas conhecer a jornalista Verônica Monteiro (Tais Araújo), que sonha afirmar-se na profissão e apagar o seu passado de garota-propaganda da loja popular Varejão do Barata (Leandro Hassum).

David quer difundir a sua aprendizagem de código e dar a oportunidade aos jovens de tornarem-se desenvolvedores e não apenas usuários de tecnologia – como aprendeu na ONG Plugar, comandada por Herval (Ricardo Tozzi). Já Manu (Chandelly Braz) é uma típica representante da geração dos que se valem da tecnologia para derrubar fronteiras. Escondida por trás do avatar MAYA, ela é praticamente uma lenda entre os aficionados por vídeo jogos. A dupla aventura-se para se tornar conhecida por Jonas Marra e surpreende-se com o que vai encontrar nesta jornada: um grande amor.

Escrita por Izabel de Oliveira e Filipe Miguez, Geração Brasil mostra o impacto que a tecnologia tem na vida do ser humano. «Toda a novela fala na verdade de relações humanas e nós percebemos que, nesse momento, nada influencia ou modifica mais as relações humanas que a tecnologia.  Geração Brasil fala de como está a relação das pessoas nesse mundo tecnológico e tudo isso com uma linguagem pop e divertida que o tema pede», salienta Izabel de Oliveira. «Quando começamos a entrar no funcionamento dessa geração que cresceu com a tecnologia, num primeiro momento quisemos entender a cabeça deles. Que transformações de visão de mundo o uso da tecnologia acarreta nas relações de amor, de poder, de hierarquia… A realidade está mudando rápido demais, mas as pessoas continuam as mesmas. Elas participam dessa realidade mas não a entendem bem. Muita gente tem celular, smartphone, mas não sabe quem são os criadores, os génios por trás desses aparelhinhos que estão mudando o mundo. Geração Brasil joga uma luz em tudo isso», acrescenta Filipe Miguez.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of

ATV News