fbpx

«Fusão Monetária» estreia no NGC

Pedro Vendeira
10 min leitura

National Geographic Channel

Por toda a América está a surgir uma nova forma de caçadores de tesouros urbanos. Estes oportunistas procuram metais preciosos em sítios improváveis, na esperança de transformar sucata em ouro. As suas buscas levam-nos a locais que vão desde becos obscuros até ao berço da mais avançada tecnologia de ponta. Este é um jogo de apostas altas em que uma jogada em falso pode ditar o desastre, mas estes indivíduos arriscam tudo enquanto constroem fortunas. Este é o mote da nova série documental Fusão Monetária, a estrear no NGC no próximo dia 09 de julho, às 21h20 e em episódio duplo.

Estes caçadores de tesouros urbanos embrenham-se nos mais recônditos locais para encontrar a “chave” da sorte que os tornará bastante ricos. Lixos, antigos armazéns, edifícios e bancos, carros, equipamentos mineiros, lojas abandonadas, urnas, painéis solares, estúdios de gravações, escolas e ferros-velhos, tudo é uma provável fonte de riqueza para estes caçadores. Mas, será que o investimento necessário para esta caça urbana compensa as descobertas que fazem? Ou será que perdem poupanças de uma vida em busca de algo que não existe?

Sinopse dos episódios:

‘FUSÃO MONETÁRIA: CERRAR OS DENTES’: 09 de julho, às 21h20

Rich tem acesso a um armazém de equipamento de manufatura e vai, numa caça ao tesouro, em busca de metais preciosos, em componentes dos equipamentos velhos. Quando encontra um braço robô de uma linha de montagem velha, confia no seu conhecimento de Detroit para, com alguma sorte, fazer algum dinheiro. Entretanto, Dave sabe que os conversores catalíticos usam platina e, portanto, começa a rastejar por baixo de todos os carros mais antigos que encontra até acabar na ponta errada da caçadeira. Diego procura faturar algo nos lixos de excedentes de loja mas a sua busca sofre uma reviravolta, quando se apercebe que tem estado a procurar no local certo mas pela coisa errada.

‘FUSÃO MONETÁRIA: ASSALTO AO BANCO’: 09 de julho, às 21h45

Dave decide que é altura de concretizar o objetivo da sua vida e colocar as mãos num antigo equipamento mineiro que poderá conter resíduos e pedras que, por sua vez, poderão conter pedaços de ouro. Mas, apesar de haver esta possibilidade, Dave descobre que será bastante mais difícil do que inicialmente antecipava. Entretanto, Rich recebe uma pista acerca de um antigo edifício e tem a oportunidade de o revistar a ver se contém metais preciosos. Ele rapidamente se apercebe que o antigo edifício tem um enorme cofre fechado.

‘FUSÃO MONETÁRIA: UMA MINA DE OURO’: 16 de julho, às 21h20

A equipa de Dave pensa que ele enlouqueceu quando decide desfazer a sua nova propriedade, uma antiga oficina e loja de jóias, mas Dave pensa que existe ouro escondido debaixo da carpete e fica entusiasmado quando as suas suspeitas se confirmam mas extrair a poeira de ouro de baixo da carpete prova ser uma tarefa bem mais frustrante e dispendiosa do que inicialmente pensou. Noutro local, Diego vai, juntamente com o seu amigo James, a um vendedor de material eletrónico antigo, esperando encontrar algo precioso em motherboards antigas. O que lá encontram, no entanto, são uma série de dores de cabeça. Entretanto, a busca de Rich por metais preciosos leva-o a um vendedor de antiguidades que estava a vender uma unidade de armazenamento inteira cheia de peças da casa de alguém. No entanto, Rich parece ter conseguido mais do que esperava quando encontra uma urna com cinzas.

‘FUSÃO MONETÁRIA: PRONTO PARA A AÇÃO’: 16 de julho, às 21h45

Rich procura peças de velhos foguetes porque acredita serem feitos de metais preciosos para conseguir aguentar o calor intenso. Ele encontra-se com Waldo, um sonhador que tenta bater o recorde de velocidade terrestre, ao tentar meter um foguete num carro. Entretanto, Dave procura um tesouro sob a forma de filtro de processamento de fotos usado para recuperar prata em papel de fotografias. Será que encontra em quantidade que valha a pena? Diego procura um troféu. Desde que seja feito de prata, qualquer troféu serve pois, no final, esse troféu será ganho sobre a forma de uma barra de prata.

‘FUSÃO MONETÁRIA: CAIXÕES’: 23 de julho, às 21h20

Rich quer comprar painéis solares para retirar os componentes em prata, no seu interior. O facto é que painéis novos são caros e como tal, Rich tem que comprar painéis avariados. Mais tarde apercebe-se que é praticamente impossível retirar a prata dos painéis sozinho e como tal, contrata um especialista por 1000 dólares, o que torna a operação numa grande jogada de sorte. Dave joga pelo seguro ao não fazer nenhum investimento inicial nos líquidos reveladores de raios-X usados que recolhe de dentistas locais. Usados para revelar as películas de raios-X, o líquido revelador remove prata do filme. Será que Dave encontrará prata suficiente para valer a pena? Entretanto, Diego fez um investimento de 450 dólares num caixão pelas letras douradas nele colocadas. Será que o outro é puro o suficiente para que o investimento seja vantajoso?

‘FUSÃO MONETÁRIA: DIA DE RECEBER’: 23 de julho, às 21h45

Diego faz um grande achado em platina mas, para conseguir o dinheiro para fazer o negócio, não só tem de esvaziar a sua conta bancária, como também terá de penhorar a sua adorada moto. Ele estava confiante que estava a fazer a coisa acertada até começar a extrair a platina em pedaços ultra finos, semelhantes a cabelos e pergunta-se se colocou as poupanças de uma vida em jogo para nada. Noutro local, a caçada de metais preciosos leva Rich a um estúdio de gravações, onde um rapper está a tentar vender as suas jóias. Rich entusiasma-se ao ver o baú do tesouro mas depressa repara que é tudo falso. Entretanto, Dave descobre uma consola velha de uma torre telefónica que está cheia de ouro. Extrair todos os metais preciosos é uma tarefa épica mas, quando Dave os refina, há alguns problemas a derreter. Será que arruinou todo o ouro e toda a oportunidade de negócio?

‘FUSÃO MONETÁRIA: DINHEIRO VISTO À LUPA’: 30 de julho, às 21h20

Dave e os seus amigos vão a uma fábrica de alumínio abandonada que, em tempos, foi a maior do planeta. Lá dentro podem estar toneladas de metais preciosos que nunca foram recolhidos mas têm apenas três horas para vasculhar o edifício. E quando encontrarem o que procuram, será que o conseguirão tirar de lá para fora? Entretanto, Rich procura no laboratório de uma escola secundária que estava em remodelação por rastos de algo valioso. O que encontra é possivelmente a última coisa que esperava. Diego visita um ferro-velho de automóveis à procura de velas de ignição que contenham pequenas linhas de platina mas, quando chega ao enorme ferro-velho, acaba por conseguir muito mais do que esperava.

‘FUSÃO MONETÁRIA: DECISÃO DE RISCO’: 30 de julho, às 21h45

Diego sabe que alguns componentes velhos de aviação contêm ouro e prata. Ele encontra um avião velho a ser vendido para peças e consegue fazer um negócio no qual ele pode ficar com tudo o que conseguir tirar do avião mas o limite de tempo é o pôr do sol e terá de deixar todo e qualquer metal preciosos que não conseguiu encontrar a tempo. Dave quer ajudar um casal idoso a angariar fundos para a mudança para um lar de idosos. Como tal, ele verifica as posses do casal e indica as que têm valor. O problema é que cada vez que Dave encontra algo de valor, o casal não se consegue desfazer dele por motivos de valor sentimental. Rich sempre se interessou por música e sabe que as melhores flautas são feitas de prata. Ele vai a uma loja de instrumentos à procura de um bom negócio mas o que encontra é bastante caro. Após isso, são-lhe oferecidos milhares de telemóveis que estavam no sótão da loja de instrumentos, o que lhe dá uma ideia.

Siga-me:
Amante da tecnologia e apaixonado pela caixinha mágica desde miúdo. pedro.vendeira@atelevisao.com