fbpx

‹‹Furacão Sandy: Inferno em Nova Iorque›› estreia no Odisseia

Pedro Vendeira
2 min leitura

Odisseia

‹‹Furacão Sandy: Inferno em Nova Iorque››, que o canal Odisseia estreia no dia 22 de fevereiro, às 22h00, analisa, com base na análise dos melhores cientistas e meteorologistas da atualidade, as condições que levaram a uma espiral de destruição que ceifou a vida a cerca de 200 pessoas.

O furacão Sandy, que afetou cerca de 50 milhões de pessoas nos EUA, causando perdas económicas estimadas em 50 biliões de dólares, é a quarta catástrofe mais cara dos EUA, atrás do furacão Katrina, em 2005, dos ataques de 11 de setembro de 2001 e do furacão Andrew, em 1992.

A supertempestade que trouxe o caos à cidade de Nova Iorque no passado mês de outubro, começou por causar a morte a 66 pessoas nas Caraíbas, progredindo de forma letal para a Costa Leste dos Estados Unidos, onde arrasou e superou todas as expectativas.

Para fazer frente ao seu poder destrutivo, foi decretado estado de alerta. Nova Iorque preparou-se para o pior, optando pelo cancelamento de 13.700 voos, paralisando a rede de transportes públicos e fechando provisoriamente a Bolsa de Valores, encerrada pela primeira vez desde 2001, após os ataques terroristas de 11 de setembro.

Com a força da chuva torrencial e os ventos com mais 140hm/h, Nova Iorque, uma das cidades atingidas pelo furacão Sandy, transformou-se numa metrópole fantasma, vítima de diversos transtornos como inundações, falta de eletricidade e longas filas de carros nos postos de gasolina.

A pergunta que se faz à comunidade científica é clara: estamos perante uma tempestade única ou fará parte de um ciclo de desastres naturais?

Sexta-feira, dia 22 às 22h00.

Siga-me:
Amante da tecnologia e apaixonado pela caixinha mágica desde miúdo. pedro.vendeira@atelevisao.com