Cabo

«A Extinção do Bacalhau» retrata a «crise ambiental» que se vive nos EUA. Estreia hoje no Discovery Channel.

Imagem: Discovery Channel

Nova Inglaterra é uma região no noroeste dos Estados Unidos com uma identidade cultural bem definida, herdada dos primeiros colonos britânicos. De facto, 90% dos seus mais de 14 milhões de habitantes, repartidos pelos estados do Connecticut, Maine, Massachusetts, New Hampshire, Rhode Island e Vermont, é composta por descendentes britânicos.

Um dos principais sinais de identidade da região é o bacalhau, um dos manjares favoritos dos habitantes, que persiste desde a época prévia à revolução americana. Mas nos últimos tempos, a pesca no golfo do Maine, uma enorme fonte de sustento para várias gerações da zona, tem estado ameaçada, convertendo o comércio mais lucrativo da região numa autêntica ruína. As localidades que baseavam a sua subsistência nesta espécie estão a sofrer pela desertificação enquanto que os poucos que ficam pedem às autoridades ajuda para poderem continuar nesta actividade.

A Extinção do Bacalhau, um documentário com o selo de qualidade Discovery Impact, estreia esta noite, a partir das 22h, para mostrar o colapso do fiel amigo em Nova Inglaterra, devido à pesca excessiva, às mudanças climáticas e às medidas que os cientistas e políticos estão a colocar em marcha para restabelecer a espécie na região.

Entre as principais causas do desaparecimento do bacalhau está o aumento da temperatura da água – é uma espécie que prospera em águas mais frias – e a pesca excessiva. Investigadores marinhos asseguram que, neste momento, a população de bacalhau é de apenas 3 ou 4% nas águas da zona. Como resultado, depois de proibirem a pesca do bacalhau no Golfo do Maine, as autoridades federais têm aplicado duras medidas restritivas de forma a recuperar a espécie. Essas medidas têm prejudicado as famílias de pescadores que tradicionalmente têm vivido da pesca do bacalhau, colocando toda uma comunidade contra cientistas, reguladores e governo federal.

A Extinção do Bacalhau vai mostrar aos espetadores do Discovery Channel todos os pontos de vista desta crise: dos pescadores aos cientistas, dos políticos aos reguladores, de forma a oferecer uma visão global que poderá servir de exemplo para outros conflitos que as mudanças climáticas irão provocar no futuro.

Receba todas as informações no seu smartphone.
Descarregue a App gratuita. Apple Store Download Google Play Download

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of

ATV News