Eurosport: Audiências record Tour de France 2015

6 min leitura

Eurosport_logo

A inovadora cobertura Eurosport da 102ª edição da Volta à França em Ciclismo, recentemente terminada com a vitória final de Chris Froome, esteve na origem dos melhores resultados de audiência de sempre conseguidos pelo canal na transmissão do mítico Tour de France.

Em toda a Europa, a média de audiências para as 21 etapas transmitidas em direto, desde a partida em Utrecht a 4 julho até à meta final em Paris no passado domingo dia 26 julho, cresceu 11% comparativamente a 2014; já o programa exclusivo do Eurosport “LeMond on Tour”, emitido diariamente antes de cada etapa e com a participação do triplo vencedor da Volta à França Greg LeMond e do antigo ciclista da Team Sky Juan Antonio Flecha, aumentou a sua audiência média em 42% face a 2014.

Peter Hutton, Chief Executive Officer do Eurosport, comentou assim estes resultados agora revelados: «Estamos encantados por verificar que o nosso investimento na produção para a edição deste ano do Tour de France valeu a pena. Pela primeira vez pudemos personalizar a nossa transmissão em direto com acesso a todas as câmaras. Transmitimos também quatro produtos distintos todos os dias, com a cobertura em direto complementada com programas emitidos antes e depois de cada etapa bem como com um show específico ao final do dia. Com gráficos 3D da prova e cobertura das câmaras instaladas nas bicicletas, a par das análises e comentários especializados de Greg LeMond e da proximidade entre Juan Antonio Flecha e o pelotão, o Eurosport conseguiu oferecer a experiência de visionamento mais abrangente e imersiva até à data».

Além dos números record de audiência média em toda a Europa, destaque também para os resultados conseguidos pelas transmissões do Tour de France 2015 no Eurosport Portugal:

  • A 23 e 24 de julho, dias em que se disputaram as decisivas 18ª e 19ª etapas (de montanha) do Tour 2015, o Eurosport Portugal registou excelentes resultados de audiência, com 1,09% (no dia 23) e 1,13% (dia 24) de share e uma audiência média diária de mais de 15.000 espetadores, no total do dia.
  • Nesses mesmos dias, mas no período horário entre as 15h00 e as 18h00 (faixa horária que incluiu o desfecho de cada etapa bem como o magazine com Greg LeMond), o Eurosport Portugal conseguiu uma performance verdadeiramente espetacular ao registar, respetivamente, 3,35% e 3,73% de share e 47.631 e 53.523 espetadores de audiência média, dados que fizeram o Eurosport entrar no top dos canais mais vistos no universo da TV por assinatura em Portugal, nessa faixa horária.
  • A popularidade da Volta à França e a qualidade da cobertura Eurosport ficam adicionalmente comprovadas pelo facto da lista com os 10 melhores dias do ano 2015, em termos de audiência, para o Eurosport Portugal incluir 5 dias (ou seja, metade) em que houve transmissão do Tour de France.

A edição deste ano do Tour de France assinalou a estreia de várias novidades nas transmissões da prova no canal desportivo pan-europeu. Pela primeira vez, o Eurosport teve acesso à totalidade das câmaras da ASO (o organizador do Tour), incluindo a câmara montada num helicóptero, além de dispor da sua própria câmara super slow motion instalada na linha de meta de modo a proporcionar aos espetadores uma experiência o mais realista possível da corrida. Imagens captadas a partir de câmaras instaladas nas bicicletas de alguns dos ciclistas participantes no Tour 2015 foram também um dos grandes destaques do “Tour de France Today”, o programa diário do Eurosport com o resumo da etapa do dia, oferecendo assim aos espetadores um acesso sem precedentes ao interior do pelotão.

Emitido em duas edições diárias, o show “LeMond on Tour” foi complementado com gráficos 3D que serviram para destacar na perfeição as subidas mais empenhativas, ilustrando como nunca antes o declive que os ciclistas tinham de vencer e as repentinas mudanças de direção tão características das etapas de montanha que tornam esta prova única. Cada ciclista estava ainda equipado com um chip GPS, de modo a que os comentadores Eurosport pudessem segui-los em direto e saber em tempo real a sua posição exata, facilitando assim os comentários.

A cobertura Eurosport foi otimizada através das múltiplas plataformas à disposição dos espetadores, que puderam desfrutar de sete feeds adicionais no Eurosport Player, o serviço online em simulcast do canal, permitindo assim o acompanhamento da totalidade da prova sem interrupções, além da sintonia alternada entre cinco câmaras instaladas nas motos que acompanhavam o pelotão e do acesso a imagens da linha de chegada.

Siga-me:
Amante da tecnologia e apaixonado pela caixinha mágica desde miúdo. pedro.vendeira@atelevisao.com
Exit mobile version