fbpx

Estúdio panorâmico e tecnologia de ponta marcam cobertura do Mundial de Futebol no Globo Now

Diana Casanova
5 min leitura

A contagem descrescente para o Mundial de Futebol já começou, assim como a cobertura da Globo daquele que é um dos maiores e mais importantes eventos desportivos do mundo. Os assinantes do Globo Now, disponível em todos os operadores, vão poder assistir a uma programação que irá englobar vários programas de informação debruçados sobre o Mundial de Futebol, que incluem equipas de jornalistas, comentadores e apresentadores com uma vasta experiência na área, além da utilização de tecnologia de ponta. Para estar à altura da grandiosidade desta competição, a Globo vai ter um estúdio panorâmico na emblemática Praça Vermelha, situada em Moscovo, Rússia, país anfitrião do Mundial de Futebol.

Pela primeira vez desde 2002, os apresentadores da Globo não vão apresentar os noticiários a partir do hotel onde os jogadores da seleção brasileira estarão concentrados, e sim a partir de um estúdio montado especialmente para o evento na Praça Vermelha, ao lado do Kremlin, no coração de Moscovo. No local, serão utilizadas as mais sofisticadas tecnologias para exibição de realidade ampliada, que melhoram a cobertura comparativamente aos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016. Juntando a tecnologia à criatividade, o estúdio panorâmico terá efeitos de arte e realidade aumentada, assim como tabelas dos jogos e imagens dos jogadores.

Portabilidade, mobilidade e a agilidade são as grandes diretrizes da cobertura do Mundial de Futebol feita pela Globo. O avanço da tecnologia permite que os jornalistas produzam material e entrem em direto a partir de qualquer lugar da Rússia, garantindo ao espectador informações com qualidade e rapidez. Será a primeira vez que as Unidades Móveis de Transmissão não serão utilizadas. No lugar dessas unidades, todas as equipas de reportagem estarão equipadas com um kit composto por laptop, câmara leve e equipamento de transmissão em direto, que utiliza a rede móvel 4G.

Os repórteres Tino Marcos, Mauro Naves, Eric Faria, André Gallindo, Eudes Junior e André Herman são os jornalistas destacados para acompanhar de perto a seleção brasileira.  Carlos Gil acompanhará de perto seleção da Argentina, Pedro Bassan, a de Portugal e Richard de Souza, a da Alemanha, atual campeã mundial. Marcelo Canellas irá produzir matérias especiais para o Fantástico e Kiko Menezes, para o Esporte Espetacular. A equipa de narradores e comentadores na Rússia será formada por Galvão Bueno, Luís Roberto, Cléber Machado, Arnaldo César Coelho, Ronaldo, Júnior e Roger Flores. No Brasil, estarão Gustavo Villani, Rogerio Correa, Caio Ribeiro, Bob Faria, Paulo César Oliveira, Leonardo Gaciba e Renato Marsiglia.

Os assinantes do Globo Now podem também assistir, entre os dias 14 de junho e 14 de julho, ao programa Conexão Rússia, que vai levar aos espectadores os melhores momentos do Mundial de Futebol. Apresentado por Fabiola Andrade, o formato tem estreia marcada para o dia 14 de junho, às 00h30 e, no dia seguinte, os espectadores terão a oportunidade de acompanhar as repetições do programa às 10h15 e também às 16h30.

Conexão Rússia será a caixa de ressonância da emoção que invade o Brasil durante a competição, mostrando aos assinantes do Globo Now o estado de espírito dos brasileiros durante o Mundial de Futebol. Ao todo, serão exibidos 25 programas, nos quais os espectadores vão poder assistir aos principais acontecimentos fora das quatros linhas, da exibição de reportagens de comportamento a personagens, ritmos e curiosidades. Conexão Rússia fará uma cobertura em diversas regiões do Brasil, sempre em busca do inusitado e também de adeptos que fazem tudo para assistir aos jogos, além de conhecer onde e como celebram. O formato irá acompanhar não só os brasileiros, mas também estrangeiros que estão no Brasil, as famílias dos jogadores e também brasileiros residentes noutros países

Redatora e cronista