fbpx

Estreia de «Corrida no Rio Yukon» no NGC

Pedro Vendeira
5 min leitura

National Geographic Channel

São excêntricos e mantêm-se fiéis às tradições arriscando a vida nas gélidas águas do Alasca. Renegam os caminhos-de-ferro e as estradas para continuarem a atravessar os traiçoeiros rios e a zona costeira com jangadas primitivas construídas inteiramente de troncos de madeira. Estes são uma raça única de homens de caçadores e madeireiros que, ao longo do rio Yukon, continuam a prática da caça em jangadas de madeira como meio de subsistência. Corrida no Rio Yukon é a nova série do NGC, que estreia a dia 03 de julho, e que mostra a vida destes homens que se agarram fortemente às tradições passadas, mesmo que estas lhes possam custar a vida.

Com os comboios e camiões, a prática da caça em jangadas de madeira começou a ficar extinta, no entanto, nos dias que correm, um grupo de homens ainda se mantém fiel a este estilo de vida. Começando no interior do Alasca, estes homens de barba rija juntam a valiosa madeira abandonada para construir jangadas primitivas que lhes servirá de abrigo, transporte e meio de comércio. Depois de construídas, partem durante uma semana, navegando numa das rotas de comércio mais antigas do norte. No final, na foz do rio, o que quer que tenham conseguido será o que suportará as suas famílias durante o inverno.

Sinopse dos episódios:

Corrida no Rio Yukon: Pegar ou Largar: 03 de julho, às 21h20

No rio Yukon do Alasca, três equipas preparam-se para a viagem de uma vida. Eles constroem jangadas gigantes com troncos, para servir de casa e de fonte de rendimentos, enquanto flutuam Yukon abaixo a vender madeira e mantimentos aos locais em aldeias remotas. Com o Inverno à porta e dinheiro para ser feito, a aventura começa!

 

Corrida no Rio Yukon: Rota de Colisão: 10 de julho, às 21h20

O aventureiro do Alasca, Scotty Lamkin, e a sua equipa pára na pequena aldeia de Rampart, desesperados para encontrar um barco a motor para ajudar a guiar a sua jangada. Os novatos Andrew e Josh ficam presos numa barra de areia, enquanto o veterano Neil desafia o seu filho de 18 anos, Lauro, a chegar-se à frente e a liderar a equipa. Abaixo no rio, as três equipas navegam nos rápidos perigosos.

 

Corrida no Rio Yukon: Desbravando o Perigo: 17 de julho, às 21h20

Após mais de uma semana no rio, as três equipas estão à procura de preciosas proteínas. Neil e Lauro partem para caçar na floresta. Scotty aponta para uma galinha brava na margem e Andrew e Josh tentam a pesca. Mais tarde, os novatos são os primeiros a facturar, ao vender lenha na aldeia de Tanana e Neil lidera a sua equipa através de um pedaço perigoso do rio conhecido como o Cemitério de Ossos.

 

Corrida no Rio Yukon: Coração das Trevas: 24 de julho, às 21h20

Após três semanas no rio, as três equipas começam a preparar-se para o inevitável gelo de Inverno. A equipa de Neil trabalha a sua capacidade de sobrevivência, Scotty e a sua tripulação fortificam e isolam a sua jangada e Andrew e Josh encontram uma fonte termal para descansarem para os desafios que se seguem. À medida que o sol se põe, Josh e Andy arriscam e navegam pela noite fora. A manobra arriscada acaba por compensar, com uma grande venda de troncos em Ruby, deixando Scotty sem hipótese a não ser vender a sua madeira a metade do preço.

 

Corrida no Rio Yukon: Homem ao Chão: 31 de julho, às 21h20

As semanas no rio começam a custar às tripulações mas, à medida que se aproximam da vila de Galena, cada tripulante começa a sonhar com as vendas. Mas o inverno que rapidamente se aproxima força-os a reconsiderar os seus planos para continuar rio abaixo. Os marinheiros poderão chegar ao fim da linha mais cedo do que se previa. E a meio da noite, uma emergência surge e força um dos tripulantes a sair do rio.

Relacionado:
Siga-me:
Amante da tecnologia e apaixonado pela caixinha mágica desde miúdo. pedro.vendeira@atelevisao.com