fbpx

Especial voo da Malásia no NGC

Pedro Vendeira
3 min leitura

Mayday-Malasia

É a história que prendeu a atenção do mundo; um avião desaparece com todos os seus 239 passageiros e tripulação. Sem comunicação, sem sinais de socorro e sem destroços. No documentário Mayday, Desastres Aéreos 13: Especial: Voo da Malásia MH370 peritos em aviação escrutinam as provas disponíveis e documentos oficiais em maior detalhe.

Um boeing 777 é um dos aviões mais automatizados do mundo. O caminho do voo 370 da Malasyan Airlines era fazer o corredor aéreo que vai do nordeste pelo golfo da Tailândia antes de continuar para Pequim. A viagem demora cerca de seis horas. 20 minutos depois da descolagem, o voo da Malásia atinge a altitude de 35 000 pés. A equipa de bordo terá agora de monitorizar o autopiloto até chegar a altura de aterrar. Controladores em Kuala Lumpur apenas vão poder seguir o avião enquanto estiver em espaço aéreo malaio. À medida que o avião cruza o golfo da Tailândia, controladores no Vietname ficarão a cargo de o monitorizar. O controlador de Kuala Lumpur faz a sua última transmissão às 01h19 da madrugada. É suposto a tripulação entrar em contacto com os controladores vietnamitas em menos de um minuto. Mas, 19 minutos mais tarde, não há sinal do voo 370. Desapareceu sem rasto. O que aconteceu?

Erro humano? Hijacking? Incêndio a bordo? Falha de pressão? Ou algo mais sinistro?

Neste programa especial, peritos de topo põem em consideração uma variedade de teorias sustentadas para conseguir explicar o que poderá ter acontecido.

Malcolm Brenner, que é mundialmente reconhecido como sendo um dos maiores e melhores peritos em causas de desastres de avião, diz: «Este acidente captou a atenção do mundo de uma maneira que nunca tinha visto em 40 anos de carreira na aviação».

Mas, olhando para as provas, uma equipa em Londres fez uma incrível descoberta através dos dados de satélite que sugere que o avião voou durante horas até perder o contacto. Análises mais cuidadosas das provas revelaram que o voo 370 fez três voltas antes da última chamada de rádio, a primeira uma volta à esquerda, e depois outras duas voltas, levando a que a trajetória do avião mudasse para ocidente e depois para sul em direção à Antártica. Para Malcolm Brenner, estas voltas sugerem que alguém no cockpit do avião tenha alterado deliberadamente a trajetória do avião. Considerando todas as provas, a equipa de peritos tenta descobrir o que poderá ter causado a mudança de trajetória do avião.

Estreia de Mayday, Desastres Aéreos 13: Especial: Voo Malásia Mh370 domingo, dia 08 de março, às 23h20, no NGC

Siga-me:
Amante da tecnologia e apaixonado pela caixinha mágica desde miúdo. pedro.vendeira@atelevisao.com