fbpx

«Em Guerra Pelo Marfim» estreia no NGC

Pedro Vendeira
5 min leitura

National-Geographic-Channel-Logo

No documentário do NGC, Em Guerra Pelo Marfim, que estreia no dia 26 de setembro, às 23h20, o membro e correspondente da National Geographic Magazine (NGM) Bryan Christy, dá uma visão aprofundada dos efeitos devastadores do comércio global e ilegal do marfim.

Os traços gerais sobre a tragédia da caça furtiva pelo marfim já estão bem documentados: cerca de 30.000 elefantes africanos são chacinados todos os anos pelos seus dentes; milhares de pessoas são atacadas, violadas e assassinadas no caminho da destruição pago pelo comércio ilegal do marfim.

No entanto, até agora, ninguém foi capaz de mostrar como as peças deste puzzle mortífero se interligam – como o marfim é arrancado do corpo dos elefantes que são sistematicamente mortos por caçadores furtivos; como o marfim cruza o continente africano para ser trocado por dinheiro para comprar armas e munições; e como o marfim e armas são acumuladas para sustentar uma campanha de crime e terrorismo.

Christy, um repórter veterano das guerras de tráfico da vida selvagem e correspondente da nova unidade especial de investigação da revista National Geographic, idealiza uma nova ferramenta para investigar como o marfim é movido ilegalmente tanto dentro de África como fora das suas fronteiras. Ele cria um dente de marfim falso desenhado para ser idêntico a um verdadeiro. Este dente artificial é implantado com um GPS construído à medida e com um sistema de localização por satélite com o objetivo de localizar pessoas que matam elefantes e seguir as estradas, os portos, as cidades e os países por onde o marfim é transportado e comercializado ilegalmente.

O dente artificial de Christy vai levá-lo à porta de entrada de algumas das mais famosas milícias e grupos terroristas africanos conhecidos por pilharem comunidades, violarem e escravizarem aldeãos e matarem qualquer pessoa que se atravesse no caminho deles. A sua reportagem, apesar de perigosa, é vitalmente importante para ajudar as autoridades mundiais a identificar e a seguir as fontes ilegais do comércio de marfim.

A revista National Geographic tem sido o jornal oficial da National Geographic Society há quase 127 anos. A adicionar ao seu forte legado fotográfico, no decorrer da sua história as imagens da revista documentaram numerosas descobertas e expedições, desde a primeira subida ao Evereste, ao trabalho pioneiro com os primatas em África levado a cabo por Jane Goodall e Dian Fossey, passando pelos mergulhos de Jacques Cousteau e a histórica jornada a solo de James Cameron ao fundo da Fossa das Marianas em 2012.

Em Guerra Pelo Marfim é produzido para o NGC pelos National Geographic Studios.

Sinopse:

Um rasto chocante de dinheiro e sangue. Uma operação nunca antes vista. Uma tentativa de salvar um dos animais mais magníficos do planeta da extinção. Em ‘Em Guerra Pelo Marfim’, o National Geographic Channel revela a investigação do negócio ilícito que leva a escravizar dezenas de milhares de pessoas e ameaça acabar com todos os elefantes neste planeta. Numa nova e perigosa missão, o jornalista de investigação Bryan Christy segue o massacre brutal de mais de 30.000 elefantes todos os anos até um canto sinistro da África central. Ele não se interessa por ladrões de pequena escala: ele tem um palpite que senhores da guerra estão a financiar as suas atividades negras com o marfim dos elefantes. Christy infiltra-se à paisana, colocando a sua vida em risco, para aplicar uma nova ferramenta de localização e descobrir as rotas de tráfico de marfim. Será que o marfim falso, deixado algures na África central, seguirá até às mãos do chefe dos terroristas? Com a tentativa de diminuir a atividade criminosa, está muito em jogo na nova e radical investigação de Christy: revelar as violações dos direitos humanos em África e dar esperança a um imperador do mundo selvagem.

 

Estreia de Em Guerra Pelo Marfim: Sábado, dia 26 de setembro, às 23h20, no NGC.

Siga-me:
Amante da tecnologia e apaixonado pela caixinha mágica desde miúdo. pedro.vendeira@atelevisao.com