fbpx

«Descodificar o Perigo» estreia no NGC

Pedro Vendeira
3 min leitura

National-Geographic-Channel-Logo

Sabia que é mais provável morrer com uma queda da cama do que num desastre de avião? Ou que, em média, existem 185 colapsos inesperados de estruturas no Reino Unidos todos os anos? Furacões podem libertar mais de sete triliões de litros de água por dia, e apenas são precisos cinco centímetros de água para um carro aquaplanar! Poderá até ficar surpreendido por descobrir que há uma probabilidade em cinco de, em eventos motorizados, uma pessoa da assistência morrer. O perigo iminente está sempre nossa volta. A chave é aprender a travá-lo.

A nova série de 12 episódios do NGC, Descodificar o Perigo, que estreia a dia 29 de junho, dá uma vista de olhos aos vídeos partilhados na internet que revelam os mais chocantes desastres da vida real captados em câmara… mas com uma reviravolta. Antes de cada catástrofe ser apresentada, os espectadores são desafiados a prever o que vai correr mal. Será que o paraquedas não vai abrir? Ou dois paraquedistas vão colidir em pleno ar? Ou será que o desastre acontece no pequeno avião e que este se despenha antes de os paraquedistas terem a possibilidade de saltar? Escolhendo entre três possíveis conclusões geradas por computador que identificam provas críticas nos vídeos, a audiência pode descodificar cada perigo.

Este programa mostra uma impressionante coleção de vídeos com imagens catastróficas de todo o mundo. Em Sisimiut, na Gronelândia, um homem numa moto de neve consegue filmar a sua terrível queda montanha abaixo; nas Victoria Falls na Zâmbia, amigos de uma mulher australiana de 22 anos presenciam (e filmam) o horror quando a sua corda de bungee jumping rompe; em Taiwan, um vídeo capta uma massiva torrente de lama que desce a montanha em direção ao trânsito. No último episódio, a ser emitido a dia 03 de agosto, às 21h45, um dos vídeos apresentados é captado em Portugal e mostra um empilhador com uma grande pilha de carregamento. O que poderá correr mal?

Em cada vídeo dos desastres é feita uma pausa num determinado momento critico. Através de uma análise perita e diagramas animados de possíveis cenários, é pedido ao espectador que identifique os riscos e calcule os perigos. Desde acidentes marítimos a fantásticos escapes, loucos tornados e avarias mecânicas, Descodificar o Perigo vai aumentar os batimentos cardíacos da audiência e mostrar como prever e fugir de determinados perigos iminentes.

Estreia de Descodificar o Perigo: Segunda-feira, dia 29 de junho, às 21h25, em episódio duplo, no NGC.

Siga-me:
Amante da tecnologia e apaixonado pela caixinha mágica desde miúdo. pedro.vendeira@atelevisao.com