fbpx

«COSMOS: Odisseia no Espaço» é a série mais vista de sempre do NGC

Pedro Vendeira
6 min leitura

Cosmos

O National Geographic Channel (NGC) e a FOX Broadcasting Company anunciaram que COSMOS: Odisseia no Espaço, da produtora executiva/escritora/realizadora Ann Druyan, do produtor executivo Seth MacFarlane (Family Guy) e com o astrofísico de renome Dr. Neil deGrasse Tyson como apresentador, alcançou uma massiva audiência de 135 milhões de espectadores em todo o mundo, durante os seus treze episódios. Internacionalmente, a série atraiu 90 milhões de espectadores, tanto em FOX como NGC, enquanto nos Estados Unidos reuniu 45 milhões de espectadores em ambos os canais.

Esta série documental teve um lançamento sem precedentes com uma estreia em todos os 90 NGC’s espalhados por 180 países, assim como em 120 canais FOX com emissão em 125 países, fazendo deste o maior lançamento global televisivo de sempre. Adicionalmente, na primeira multinetwork para a FOX Networks Group, COSMOS: Odisseia no Espaço, estreou, simultaneamente, em vários canais FOX nos Estados Unidos, incluindo FOX Broadcasting Company (FOX), National Geographic Channel (NGC), FX, FXX, FXM, FOX Sports 1, FOX Sports 2, Nat Geo Wild, Nat Geo Mundo e FOX Life. Em Portugal, a estratégia usada foi a mesma, sendo que o primeiro episódio da série teve o seu episódio de estreia emitido em todos os canais da FOX International Channels (FOX, FOX Life, FOX Crime, FX, FOX Movies e NGC).

A abordagem adoptada para uma grelha unificada – com regiões a estrear o primeiro episódio até uma semana de diferença dos Estados Unidos – ao lado de uma pensada estratégia de marketing, comunicação e digital, catapultou COSMOS: Odisseia no Espaço tornando-o no programa documental mais visto da história do NGC e da FOX. Esta campanha bem orquestrada traduziu-se em grandes audiências na Europa, América Latina e Ásia. A performance onair desta série superou, em muito, a média em muitos dos territórios internacionais em que opera o NGC, vendo crescendos de três dígitos na média total de dia em Austrália, Colômbia, Croácia, Itália, Coreia, Holanda, Noruega, Portugal, Espanha e Reino Unido.

Nos Estados Unidos, ocupou o top 20 das séries unscripted mais vista – de um total de 500 – entre adultos dos 18 aos 49 anos. COSMOS: Odisseia no Espaço, que manteve uma audiência afluente e crescente nos Estados Unidos, alcançou uma média de audiência total de mais de 9 milhões/semana entre visionamentos live e time-shifting.

Em Portugal, a estreia de COSMOS: Odisseia no Espaço alcançou um share de 6,12% com 192 319 espectadores, sendo que a emissão da restante temporada teve uma audiência sempre acima da média do canal NGC.

Siga-me:
Amante da tecnologia e apaixonado pela caixinha mágica desde miúdo. pedro.vendeira@atelevisao.com