Cabo

Coreia do Norte está em destaque no National Geographic

Um dos países mais misteriosos do mundo é o mote para um ciclo de documentários no National Geographic. A vida do líder norte-coreano, a dinastia Kim no poder há 60 anos, a subida ao poder do mais jovem do clã e a ameaça nuclear são os temas explorados durante o mês de abril, todos os sábados, às 22h30.

 

Kim Jong-Un, o líder da Coreia do Norte desde 2011, é uma das figuras mais carismáticas do mundo no entanto, muito se especula e pouco se sabe sobre o que é verdade e o que é mito. Considerado pelos norte-coreanos como um Deus, são muitas as dúvidas sobre o percurso do terceiro líder da dinastia Kim. Em quatro obras documentais, o National Geographic vai desvendar algumas questões sobre o carismático líder.

 

O público português poderá ter uma visão única sobre este país, contada na primeira pessoa, através dos relatos de Heyonseo Lee, ativista norte-coreana que estará presente no National Geographic Summit, no dia 11 de abril em Lisboa.

 

 

Kim Jong-Un: Biografia Não Autorizada

Estreia: Sábado, dia 07 de abril, às 22h30

Ele é o deus vivo na 9ª potência nuclear do mundo. Um jovem homem criado em segredo para tomar conta do regime da Coreia do Norte, a primeira dinastia comunista da História. Dele apenas temos imagens engraçadas, absurdas e terroríficas feitas pela propaganda Pyongyang. Há cerca de dois anos, um grupo de jornalistas investiram na Suíça, nos Estados Unidos e na Ásia para encontrar aqueles que realmente conhecem Kim Jong-Un e tentarmos traçar um perfil do novo líder. Este príncipe vermelho tem muitos segredos e a sua personalidade ambígua impacta o futuro do mundo à medida que o mesmo testemunha o braço de ferro entre a Coreia do Norte e os Estados Unidos.

 

Bastidores Da Coreia Do Norte: A Dinastia Kim

Estreia: Sábado, dia 14 de abril, às 22h30

 

Uma perspetiva profunda do atual regime da República Popular Democrática da Coreia sob liderança de Kim Jong-un, com histórias de desertores, celebridades, fotógrafos e jornalistas que visitaram o país recentemente.

 

Coreia Do Norte, A Grande Ilusão

Estreia: Sábado, dia 21 de abril, às 22h30

 

Em 2011, a morte súbita de Kim Jong Il trouxe ao poder o seu filho ocidental educado e fã de basquetebol, Kim Jong-Un. Mas, rapidamente, qualquer esperança de liberalização que nasceu por parte da nova liderança desvaneceu frente à lógica ditatorial da primeira dinastia comunista da história. Este é o testemunho de um jornalista convidado, em 2014, na Coreia do Norte, para filmar o que quer que fosse que o regime quisesse promover. Ele voltou com imensas imagens oficiais, mas não aguentou em colocá-las em perspetiva com histórias de refugiados norte-coreanos que derramaram uma luz ofuscante sobre a horrenda realidade do país. Propaganda, inscrição em massa, lavagem cerebral e culto da personalidade são as engrenagens cuidadosamente dissecadas nesta obra de referência, que hoje é um estudo de caso impressionante da mecânica de um país totalitário que agora ameaça a paz do mundo com o seu poder nuclear.

 

Coreia Do Norte: Jogos Perigosos

Emissão: Sábado, dia 28 de abril, às 22h30

 

Debaixo de um clima de medo, devido ao cenário de ameaça nuclear da Coreia do Norte, a decisão de Kim Jong-Un em permitir a participação da Coreia do Norte nos Jogos Olímpicos de PyeongChang (Coreia do Sul), realizados em fevereiro deste ano, oferece a oportunidade de aliviar a tensão entre as duas Coreias ou alimentar ainda mais o fosso entre ambas. O correspondente da ABC News Bob Woodruff contextualiza os vários cenários.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of
Blogs do Ano - Nomeado Entretenimento