fbpx

Odisseia viaja até às sedutoras Terras da Monção

Pedro Vendeira
2 min leitura

Odisseia-Terras-De-Moncao

Os ventos de monção representam um dos maiores fenómenos meteorológicos da Terra e são responsáveis por dominar os hábitos de vida de muitas populações. Em Terras da Monção, uma série de cinco documentários para ver todas as quintas-feiras no canal Odisseia a partir de amanhã, pelas 16h00, veremos como funciona, como gera a variedade mais extraordinária de vida silvestre e como lutam as sociedades contra este clima tumultuoso, capaz de passar em muito pouco tempo da seca mais sangrenta para chuvas torrenciais.

Conheceremos também a intensa relação entre o homem e a natureza, um vínculo que se fortaleceu ao longo de milhares de anos, sempre à sombra da monção, e que por vezes foi decisivo no florescimento e na queda de algumas das grandes civilizações do sudeste asiático.

Na atualidade, a procura de recursos naturais está a aumentar significativamente a pressão nesta região tão sensível. Que futuro têm as terras mágicas da monção? Das costas do norte da Austrália aos picos mais altos dos Himalaias, dos desertos fustigados pelo vento do norte da Índia aos exuberantes bosques equatoriais de Bornéu, o Odisseia oferece-lhe uma exótica e sedutora viagem às terras da monção.

Estes são ventos que mudam de direção de acordo com as estações do ano, levando ar húmido do oceano para o continente numa determinada época e ar seco da terra para o mar em outra. O fenómeno acontece em aproximadamente 25% da área tropical do planeta, mas os seus efeitos são mais visíveis no sul e sudeste asiáticos, especialmente em países como Índia, Paquistão e Bangladesh. Por lá, os ventos trazem chuvas torrenciais de junho a agosto, período do verão indiano, mas deixam a região à míngua no inverno, entre dezembro e fevereiro. Na Índia, a importância das monções é tão grande que o clima governa muitos hábitos do país.

Siga-me:
Amante da tecnologia e apaixonado pela caixinha mágica desde miúdo. pedro.vendeira@atelevisao.com