fbpx

Conheça a história de “O Sétimo Guardião”, que conta com Paulo Rocha no elenco

Diana Casanova
5 min leitura

À primeira vista, Serro Azul pode parecer apenas mais uma típica cidade do interior, pacata e cercada por montanhas, onde avanços tecnológicos como internet e rede de telemóvel ainda não chegaram. Um lugar com muitas peculiaridades. A principal delas é uma fonte com propriedades curativas e rejuvenescedoras, que é a parte mais externa de um gigantesco aquífero, uma enorme reserva daquilo que a cada dia se torna o bem mais precioso da Terra: a água. Essa fonte é protegida por sete guardiães que têm como missão garantir que essa riqueza não chegue às mãos erradas. Assinada por Aguinaldo Silva e com direção artística de Rogério Gomes, a trama vai mostrar que alguns lugares guardam grandes histórias e que, com elas, muitos mistérios podem estar escondidos. Resta saber até quando cada um é capaz de guardar um segredo. “Ao longo de minha carreira como autor consegui construir um território ficcional. Volto, desta vez, ao realismo mágico, em que transitei algumas vezes. Agora, em uma cidade que já foi citada em outras novelas minhas, mas que até então nunca havia aparecido: Serro Azul”, conta o autor. 

Os sete guardiães, responsáveis por proteger a fonte, são pessoas que, aparentemente, levam uma vida comum: o prefeito Eurico (Dan Stulbach), o delegado Machado (Milhem Cortaz), o médico Aranha (Paulo Rocha), o mendigo Feliciano (Leopoldo Pacheco), a cafetina Ondina (Ana Beatriz Nogueira), a esotérica Milu (Zezé Polessa) e Egídio (Antônio Calloni), o guardião-mor. Escolhidos através de um ritual secreto, eles são substituídos quando algum deles morre. Sempre por perto dos guardiães está Léon, o gato de Egídio. Alguns comentam que o animal tem poderes. Outros arriscam-se a dizer que ele não é apenas um gato. Quem também tem uma ligação muito forte com Léon é Luz (Marina Ruy Barbosa). A jovem, recém-formada professora, foi criada pelo avô, Sóstenes (Marcos Caruso), como uma menina comum. Luz sabe, no entanto, que esse adjetivo não se aplica a ela. Desde pequena, tem sonhos enigmáticos, alguns deles são visões de algo que está prestes a acontecer. Além disso, Luz comunica com o gato através do olhar. E é justamente a partir de León – ou melhor, de seu desaparecimento – que a história de ‘O Sétimo Guardião’ começa a ser contada. Quando Egídio se apercebe do sucedido informa os outros guardiães, pois sabe muito bem o que isso significa: Léon foi em busca daquele que ocupará o posto de guardião-mor após a sua iminente morte.

Já em São Paulo, Valentina Marsalla (Lilia Cabral), famosa empresária do ramo de cosméticos, só pensa no casamento de seu único filho, Gabriel (Bruno Gagliasso). Ele nem imagina, mas, na juventude, Valentina foi abandonada no altar por Egídio e fugiu de Serro Azul jurando nunca mais voltar. Assistir ao filho dizer “sim” seria uma maneira de ver o sonho do casamento realizado e, ao mesmo tempo, garantir o futuro dos seus negócios, já que Gabriel se tornaria genro do poderoso Olavo de Aragão Duarte (Tony Ramos). Porém, subitamente e sem dar explicações, o rapaz desiste de subir ao altar com Laura (Yanna Lavigne) e vai embora, para desespero de Valentina. O que ela não sabe é que horas antes León esteve em São Paulo diante do seu filho.

Numa manobra misteriosa do destino, Gabriel segue para Serro Azul, sem nunca ter sequer ouvido falar da cidade. Chegando lá, a primeira pessoa a cruzar o seu caminho é Luz. Em pouco tempo, os dois percebem que estão ligados pelo amor. Disposto a viver esse sentimento, Gabriel será capaz de enfrentar até mesmo a fúria da mãe. O casal só não imagina que vai deparar-se com um obstáculo ainda maior. Para assumir o seu posto de guardião-mor, Gabriel terá de fazer uma escolha. 

‘O Sétimo Guardião’, novela que tem a assinatura de Aguinaldo Silva, chega a Portugal no dia 8 de abril, às 21h35, no canal Globo.

Redatora e cronista