fbpx

Canal História estreia “Bílbilis, 40 Anos de Escavações”

Pedro Vendeira
1 min leitura

Historia Canal História Estreia “Bílbilis, 40 Anos De Escavações”

Há 40 anos, um grupo de investigadores começou a fazer escavações no vale do rio Jalón, em Aragão, numa cidade romana, com cerca de dois mil anos, chamada Bílbilis. A cidade parecia ter sido abandonada e a pergunta que surgia era: porque é que os habitantes daquela cidade, tão importante que até cunhavam a sua própria moeda, a abandonaram? Era uma das cidades romanas mais importantes, um foco cultural destacado na região, e conhecida por ser a pátria do poeta Marco Valerio Marcial. Porque é que uma cidade habitada durante séculos e com tamanha importância é abandonada durante mais de mil anos?

Vamos encontrar respostas para todos os mistérios, com a ajuda de historiadores, arqueólogos e engenheiros, como Manuel Martín Bueno, catedrático de Arqueologia, da Universidade de Saragoça, e diretor das escavações de Bílbilis, desde o seu início, há 40 anos. Toda uma vida ligada a este património arqueológico: uma cidade romana, com mais de 30 hectares, nunca destruída, nem pela natureza, nem por inimigos, mas abandonada e nunca mais habitada.

O canal História estreia em exclusivo, no dia 1 de Novembro, pelas 20h40 o documentário“Bilbilis, 40 Anos de Escavações”.

Siga-me:
Amante da tecnologia e apaixonado pela caixinha mágica desde miúdo. pedro.vendeira@atelevisao.com