Cabo

Canais TVCine & Séries prestam homenagem a Manoel de Oliveira

manoel-de-oliveira

No desaparecimento do mestre do Cinema Português, o mais antigo realizador do mundo até hoje em atividade, que atravessou dois séculos, três regimes e várias gerações, os Canais TVCine & Séries prestam uma merecida homenagem, com a emissão de seis filmes de Manoel de Oliveira. São seis obras- primas, um exemplo nato da obra do mestre, com vincada e autêntica marca de autor, tão característica de uma figura ímpar a nível mundial.

Esta Homenagem a Manoel de Oliveira inicia-se esta noite, quinta-feira, no TVCine 2, às 22h, com a exibição do seu primeiro filme, uma curta-metragem, Douro Faina Fluvial (1931). Trata-se de um documentário que segue a vanguarda soviética da época mas ao qual Manoel de Oliveira deu um cunho muito pessoal, ou não estivesse a captar com o olho da sua câmara de filmar o seu Porto de sempre, com o retrato vívido e verdadeiramente real da Ribeira da cidade e dos seus característicos habitantes.

Segue-se Aniki-Bóbó (1942), às 22h20, a primeira longa-metragem de ficção de Manoel de Oliveira sobre um grupo de meninos da Ribeira do Porto envolvidos nas aventuras e desventuras típicas da idade, com o famoso triângulo amoroso de Carlitos, Teresinha e Eduardo, que acaba em tragédia. Aniki-Bóbó é uma evocação das memórias de infância do Mestre, como um precursor do neo-realismo italiano.

Sexta-feira, às 22h, no TVCine 2, chega A Divina Comédia (1991), com alguns dos atores-fétiche de Oliveira, como Leonor Silveira, Luiz Miguel Cintra, Laura Soveral e Diogo Dória, ou ainda o saudoso Mário Viegas, Maria Medeiros e José Wallenstein. A Divina Comédia retrata uma instituição de saúde mental, em que os pacientes acreditam ser Jesus Cristo, Lázaro, Santa Teresa de Ávila, Adão e Eva.

Vale Abrãao (1993) é emitido no sábado, às 22h, no TVCine 2. Trata-se de uma adaptação do romance de Agustina Bessa Luís, mais uma parceria entre estas duas ilustres figuras da cultura do Porto. Leonor Silveira, Luiz Miguel Cintra, Laura Soveral e Diogo Dória estão de novo presentes nesta história sobre um casal que progressivamente vê o casamento a desmoronar, de forma pacífica e passiva, como um desfazer de um sonho. Vale Abrãao conta ainda com grandes atores como Ruy de Carvalho, Beatriz Batarda, ou Isabel Ruth.

No domingo a Homenagem a Manoel de Oliveira encerra com Porto da Minha Infância (2001) e O Gebo e a Sombra (2012), a partir das 22h, no TVCine 2. Porto da Minha Infância, às 22h, no TVCine 2, é um documentário em curta-metragem que marca 70 anos de Douro Faina Fluvial. Foi encomendado para o Porto 2001 – Capital Europeia da Cultura e conta as intervenções do próprio Manoel de Oliveira, Agustina Bessa-Luís e Leonor Silveira.

O Gebo e a Sombra (2012), às 23h, é uma co-produção entre Portugal e França, com Ricardo Trêpa, neto de Manoel de Oliveira, no papel principal. Esta adaptação de um romance de Raúl Brandão conta ainda com figuras de renome do cinema europeu como Claudia Cardinale, Jeanne Moreau e Michael Londsdale.

Nos dias que marcam o desaparecimento de uma das figuras mais ímpares do cinema mundial, fica a Homenagem a Manoel de Oliveira dos Canais TVCine & Séries.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of

ATV News