fbpx
Cabo

«As Faces de Fátima» estreia no Canal História «sem especulações e sem preconceitos»

Fátima 007 Br «As Faces De Fátima» Estreia No Canal História «Sem Especulações E Sem Preconceitos»

O canal História assinalará o centenário das aparições de Fátima com a estreia de um documentário português que, gravado em fevereiro passado, esmiuçará o fenómeno religioso «sem especulações e sem preconceitos». Trata-se de uma obra documental com a participação de 23 especialistas de diversas áreas profissionais: cada um dará a sua visão sobre a temática.

A autoria do guião é do professor Joaquim Fernandes, também ele coordenador da equipa de especialistas convidados para o documentário que, segundo o próprio, não se reduz apenas «à dimensão específica de culto, de voto e de crença particular». «Fátima não é um objeto que pertença só ao universo religioso. É aquilo que eu chamo de mito em progresso porque se funda numa ancestralidade imensa da nossa cultura que tem raízes orientais», esclarece.

As Faces de Fátima, assim se chama o projeto televisivo, propõe uma narrativa comparativa entre a evolução do culto religioso em Fátima e a sua construção histórica de 1917 a 1941. A publicação das Memórias de Lúcia, uma das crianças que estiveram na origem do fenómeno de Fátima, será também abordada no documentário. «Estamos muito entusiasmados com o resultado final. Vamos expor todas as faces de Fátima como nunca se ousou fazer até hoje sem especulações e sem preconceitos», disse Carolina Godayol, diretora-geral de The History Channel Ibéria.

O entusiasmo é também partilhado pelo diretor-executivo do canal. «Apanhámos o tema de uma forma como ninguém tinha apanhado até agora. Trazemos conteúdos inéditos, temos documentos que nunca tinham sido filmados e ainda 23 pessoas a falar sobre o fenómeno de Fátima sem a chamada censura», disse ao site A Televisão. Acrescenta ainda que As Faces de Fátima não é um documentário destinado «em exclusivo» aos crentes até porque «é um projeto para todos os gostos» e com «vários pontos de vista». Estreia dia 8 de maio, segunda-feira, às 22 horas. 

Receba todas as informações no seu smartphone.
Descarregue a App gratuita. Apple Store Download Google Play Download

ATV News