Cabo

‘A primeira volta ao Mundo’: História estreia nova série de produção própria

10 de agosto de 1519. Cinco naus partem de Sevilha. O objetivo: encontrar o caminho para as especiarias – as ilhas Molucas na Indonésia – navegando para oeste. Uma expedição tão perseguida quanto impossível, um desafio já tentado por Cristóvão Colombo e por outros navegadores sem sucesso.

Três anos mais tarde, apenas um dos navios, a nau Victoria, chegou ao ponto de partida, a capital espanhola, completando assim a primeira volta ao mundo. O navio levava a bordo apenas 18 homens dos 239 que iniciaram a rota. Ninguém imaginava o que os esperava e nem eles suspeitavam que tinham acabado de realizar a maior aventura marítima de todos os tempos.

Quando se assinala o V centenário desta aventura, o canal História estreia sábado, dia 21 de setembro às 22h15, ‘A Primeira Volta ao Mundo’. Uma nova série de produção própria, composta por seis episódios, que analisa este acontecimento chave da humanidade focando-se nos aspetos mais desconhecidos da expedição sob um ponto de vista totalmente novo. Esta é a primeira série documental que analisa esta grande viagem comparando-a com o presente e aprofundando áreas como a economia, o empreendedorismo, a vida a bordo, a comida, a morte, a navegação e as estrelas, a espionagem, a religião e superstição e a globalização.

A série conta com o apoio do Ministério da Cultura e do Desporto Espanhol e foi incluída no programa de atividades da Comissão do V Centenário da Primeira Volta ao Mundo para comemorar a travessia. Nas suas gravações, a equipa do História percorreu diferentes locais no Chile, Argentina, Portugal e Espanha, onde teve acesso a alguns dos documentos originais como, o Tratado de Tordesilhas, o manuscrito de Pigafetta ou o orçamento de viagens.

‘A Primeira Volta ao Mundo’ contou também com a participação de 53 especialistas* relacionados a todas as áreas associadas a este acontecimento – historiadores, biólogos, tradutores, nutricionistas, sexólogos e astrónomos, entre outros. A série combina entrevistas aos especialistas com intervenções históricas representadas pelos protagonistas da história: Fernão Magalhães, Juan Sebastian Elcano, Carlos I, Antonio Pigafetta, Cristóbal de Haro e Juan de Cartagena.

“A aventura que Magalhães e Elcano levaram a cabo em 1519 é um dos episódios mais emocionantes da nossa história. É um marco que definiu as bases do mundo moderno e mudou o conceito que até então se tinha da Terra. Coincidindo com o quinto centenário desse feito, e com os testemunhos de especialistas de todo o mundo, o História comemora este marco com a estreia da série documental ‘A Primeira Volta ao Mundo’”, comenta Sergio Ramos, Vice-Presidente de Programação do The History Channel Ibéria.

Episódio a episódio, a série aborda os bastidores, o inédito de um feito histórico sem precedentes, onde a coragem e a superstição coexistem com a luta pela sobrevivência, o encontro com outros mundos, a descoberta de novas espécies, o medo irracional de criaturas diabólicas do mar, a observação dos céus do sul, a descoberta de novos alimentos, a liderança em situações extremas, o peso da proteção divina e a constatação de que se pode ganhar horas ao sol navegando para oeste…

Tudo o que rodeou aquela incrível e arriscada expedição continua inatingível e levanta questões 500 anos depois. O objetivo da viagem foi realmente alcançar a circum-navegação da Terra? Qual foi o orçamento de uma viagem tão incerta? E o benefício real? Como encontraram o caminho e sobreviveram a tempestades e doenças? Como foi o dia a dia a bordo? Com o que é que se alimentaram durante os 3 anos da travessia? E mais importante, que vestígio deixou esta expedição até hoje? ‘A Primeira Volta ao Mundo’ dá resposta a essas perguntas.

Receba todas as informações no seu smartphone.
Descarregue a App gratuita.Apple Store Download Google Play Download

ATV News