fbpx

2016 chega ao canal Globo com especial «Doce de Mãe»

Diana Casanova
3 min leitura

Fernanda-Montenegro-41-Emmy

2016 começa de forma especial no canal Globo, com Fernanda Montenegro a inaugurar o ano com o especial Doce de Mãe. A história, que já conquistou dois prémios no Emmy Internacional – em 2014, quando conferiu à artista a estatueta de Melhor Atriz, e em 2015, ano em que, já convertida em série, recebeu o Prémio de Melhor Comédia – acompanha o dia-a-dia de Picucha (Fernanda Montenegro), uma mulher de alma jovem que explora o que há de melhor em cada momento da vida.

Picucha gosta de samba, cozinha como ninguém e não dispensa os ténis. Foram muitos altos e baixos para criar os quatro filhos, ser avó, ficar viúva… Mas o bom espírito mantém-se inalterado. Há 27 anos, mora com Zaida (Mirna Spritzer), amiga, confidente, empregada, companhia, um anjo da guarda com quem divide tudo.

Picucha não teme a morte. Para explicar esse sentimento, Zaida cita Fernando Pessoa: «A morte é uma curva da estrada, morrer é só não ser visto». A sua maior terapia é a cozinha e, quando algum problema se avizinha, só há uma saída para Picucha: panquecas!

Num dia comum, os quatro filhos recebem um misterioso telefonema da mãe, que os convoca para um jantar especial. O encontro começa em clima de festa, reunindo Silvio (Marco Ricca), Elaine (Louise Cardoso), Suzana (Mariana Lima), Fernando (Matheus Nachtergaele), a neta Carolina (Elisa Volpatto) e a nora Florinha (Áurea Baptista) em torno de champanhe e das famosas panquecas, até que Picucha anuncia o casamento de Zaida e a sua imediata mudança para outra cidade. O que era para ser um momento alegre deixa todos em estado de choque.

É a partir daí que se desenrola a trama de Doce de Mãe, uma comédia humanista criada por Ana Luiza Azevedo e Jorge Furtado, especialmente para Fernanda Montenegro. «Picucha tem uma ótima compreensão da vida. Ela é uma mãe diferente para cada um dos seus filhos e os aceita com sabedoria. Ela tem uma identificação com a vida», define a atriz.

Parte da programação especial de Natal e Fim de Ano do canal Globo, exclusivo da NOS, Doce de Mãe será exibido esta noite, às 22h55.

Redatora e cronista