fbpx

Audimetria Semanal (84)

A Televisão
6 min leitura

Audimetria Semanal2 Audimetria Semanal (84)

Boa noite, seja bem-vindo a mais uma edição da Audimetria Semanal. Neste sábado, no qual os portugueses estão centrados no derby que irá ocorrer entre o Sport Lisboa e Benfica e o Sporting Clube de Portugal, as audiências continuam a ser registadas.

Assim, a vida n’A Televisão continua e, como tal, daremos destaque aos principais conteúdos que marcaram a grelha das generalistas, pela positiva ou negativa.

Seja então bem-vindo a octagésima quarta edição da Audimetria Semanal!

RTP1

Direito De Antena Audimetria Semanal (84)

Com o Preço Certo na liderança, a estação pública conseguiu esta semana uma proeza interessante. O Direito de Antena que segue o concurso da RTP1, com uma duração de cerca de dez minutos, tem levado a melhor sobre a concorrência, não levando os telespetadores a mudarem de canal.

Assim, na quarta-feira, este espaço entrou diretamente para o top dos cinco programas mais vistos do dia, ultrapassando em audiência o Jornal da Noite e o Jornal das 8. Da responsabilidade das entidades e organizações intervenientes, é de salientar o objetivo pelo qual estas ações são realizadas no primeiro canal: “Destinam-se à divulgação de campanhas políticas, de solidariedade ou outras associações de caráter diverso”.

De género institucional, este Direito de Antena não tem afastado os portugueses dos ecrãs da estação do Estado, surpreendendo nas audiências. Apesar de serem “apenas” dez minutos ou, talvez, menos, muitos de nós poderiam pensar na altura em mudar de canal. No entanto, não foi isso que se verificou nesta semana, o que nos leva a crer que vale mesmo a pena esperar pela Informação da RTP1. Afinal, os telespetadores continuam a preferi-la em larga escala.

RTP2

Africa Sete Dias Audimetria Semanal (84)

Muitos não conhecem este programa na grelha da RTP2, no entanto ele marcou as audiências do canal no último sábado. África 7 Dias é um noticiário que é transmitido semanalmente nos diferentes canais do Estado, entre os quais a RTP África, RTP Informação ou RTP América. Aos sábados, o jornalista Luís Amorim dá a conhecer aos telespetadores os principais destaques do continente africano, como um resultado do programa diário da RTP Informação, Repórter África.

A verdade é que este registou valores bastante interessantes no último sábado. Pelas 7h31, África 7 Dias alcançou 0,7% de audiência média e um share superior a 24%. Ora, feitas as contas, é totalmente perceptível que o segundo canal tenha ficado, nesse horário, à frente das restantes generalistas que, nessa hora, apostavam em desenhos animados.

O programa conseguiu ser o nono mais visto da RTP2, tendo igualado em audiência média com o Hoje, o noticiário da estação. Mais uma vez, o segundo canal vai de encontro aos interesses dos telespetadores, com conteúdos específicos sobre uma determinada área ou tema. Como foi possível verificar, essa aposta na programação deu resultados, e que bons resultados!

SIC

Modre Assopra Audimetria Semanal (84)

Morde & Assopra é mais uma das produções da Globo a serem transmitidas em Portugal, através da estação privada de Carnaxide. Com um elenco de luxo, a novela brasileira parece estar a cativar, cada vez mais, a atenção dos telespetadores lusos.

Prova disso foram os resultados audiométricos alcançados na passada segunda-feira (21 de novembro), que fizeram com que esta trama chegasse ao quarto lugar do top dos dez programas mais vistos do terceiro canal. Morde & Assopra superou, neste dia, os 7,9% de audiência média e os 24,5% de share, oferecendo, desta forma, um forte lead-in ao Jornal da Noite. A verdade é que com a novela, o noticiário da SIC, mesmo tendo perdido para a concorrência, registou valores razoáveis, tornando-se no mais visto de Carnaxide desse dia.

Nem a série juvenil Morangos com Açucar conseguiu mover a produção brasileira de alcançar um razoável resultado audiométrico na segunda-feira. Apesar de não tê-lo repetido, Morde & Assopra conseguiu manter-se acima dos 6,5% de rating e, ultrapassar noutros dias os 7%. Como será a evolução da novela brasileira na próxima semana?

Uma coisa é certa: a Audimetria Semanal estará cá para analisar!

TVI

Relativamente à estação de Queluz de Baixo, o destaque vai para o Jornal das 8 que, na segunda-feira, transmitiu mais uma grande reportagem. SOS – Emergência social, centrou-se na realidade social da procura, cada vez maior, por parte das famílias, de instituições que as ajudem a culmatar certas necessidades.

Desta forma, e sendo este um assunto atual, que tende a afetar cada vez mais portugueses, os resultados não podiam ter sido melhores. Mais de um milhão de telespetadores acompanharam os principais destaques de Informação, bem como a reportagem da jornalista Alexandra Borges. Traduzido em a números, estes factos dizem-nos que a audiência média ultrapassou os 11,8% e o share bateu os 28,5%.

Resultados animadores que fizeram com que o espaço noticioso da TVI, apresentado por Júdite de Sousa e José Alberto Carvalho, alcançasse o segundo lugar do top dos cinco programas mais vistos do dia, ultrapassando da mesma forma, a habitual líder de Informação, a RTP.

Número da semana

19,7%

Foi a audiência média alcançada pela partida de futebol entre o Manchester United e o Sport Lisboa e Benfica. A RTP1 foi a estação mais visto no dia 22 de novembro, com uma média de 28,1% de share.

Até para a semana!

Siga-me:
Redactor.