fbpx

Audimetria Semanal (74)

A Televisão
8 min leitura

Audimetria Semanal2 Audimetria Semanal (74)

Faltam algumas horas para que a reentré televisiva de 2011 comece. Casa dos Segredos, Rosa Fogo, o regresso da Praça da Alegria e Portugal no Coração, as novidades na Informação da SIC, as mudanças na RTP N, os telefilmes da estação de Queluz de Baixo e a segunda temporada de Peso Pesado são algumas das novidades. No entanto, e antes de chegar a altura de as destacar, é necessário analisar os programas que marcaram os últimos sete dias.

Nesse sentido, a gala que elegeu as 7 Maravilhas da Gastronomia portuguesa, os documentários do segundo canal, a despedida de Ti Ti Ti e a estreia da nova temporada de Morangos com Açúcar são os escolhidos deste sábado!

Vai ficar de fora, ou vai sintonizar-se com a septuagésima quarta edição da Audimetria Semanal?

Conto consigo!

RTP1

7Maravilhas2 Audimetria Semanal (74)

Catarina Furtado e José Carlos Malato apresentaram em Santarém a gala das 7 Maravilhas da Gastronomia nacional. No sábado, e a partir 21:00, a emissão da estação pública competiu com a partida de futebol entre o Paços de Ferreira e o Sporting Clube de Portugal e mais um episódio de Minutos Mágicos.

Assim, a gala conseguiu ocupar a segunda posição no confronto, registando 8,6% de audiência média e 24,1% de share. Na concorrência, se Mário Daniel não foi além dos 6,3% de rating, o jogo emitido pela TVI tornou-se no programa mais visto do dia, ao ter alcançado 13,7% de audiência média e 37,6% de share.

Terá sido este um resultado satisfatório para o primeiro canal? De facto, o segundo lugar é agradável, contudo terá sido essa a posição desejada mediante um investimento tão avultado na divulgação da gastronomia em Portugal? Se pensarmos bem, esta iniciativa estendeu-se a uma viagem de Verão Total pelo país, a emissões especiais conduzidas por uma numerosa equipa de profissionais, às quais são somadas outros tantos custos de produção e, quem sabe, de hospedagem.

Concluo, desta forma, que apesar de ter sido uma ideia interessante e importante para os dias de hoje, talvez só tenha atingido os mínimos exigidos.  Assim, não será melhor repensar estas galas e percursos de programas pelo nosso país, de modo a que se verifiquem verdadeiras diferenças? Já é hora!

RTP2

Rtp 22 Audimetria Semanal (74)

Independentemente do dia em que são exibidos, os documentários transmitidos pelo segundo canal despertam sempre a atenção de uma média de cento e cinquenta mil telespetadores. Transmitidos a partir das 21h00, horário no qual os noticiários dão as últimas informações aos portugueses, o National Geographic tem conseguido atingir resultados satisfatórios. Por exemplo, na última quinta-feira, foi o programa mais visto da RTP2, ao ter registado 2,2% de audiência média e 5,3% de share.

Apesar de o futsal ter igualmente marcado a grelha de programação da estação pública, os referidos documentários ainda não tinham sido destacados pela rubrica de audiências d’A Televisão. Seguindo igualmente alguns temas atuais, na segunda-feira, o 11 de setembro foi a figura da noite, alcançado o segundo lugar no top dos programas mais vistos da RTP2.

Em exibição há já vários anos, esta oferta do segundo canal criou um hábito em todos os curiosos não só com a vida animal, mas com outros tantos temas, tendo alcançado o seu próprio lugar entre as generalistas.

Um bom exemplo de que, afinal, a programação da RTP2 consegue ser atrativa.

SIC

Tititi Audimetria Semanal (74)

Foi no dia de ontem que Ti Ti Ti se despediu dos telespetadores da estação de Carnaxide. A produção da TV Globo esteve no ar durante vários meses e, desde o início do verão, conseguiu atingir resultados satisfatórios. Com a descida de O Preço Certo e de Morangos com Açúcar, a novela brasileira chegou a posicionar-se várias vezes em segundo e primeiro lugares. Assim, e mesmo com a estreia da nova temporada da série da estação de Queluz de Baixo e com o regresso de Fernando Mendes aos diretos do concurso do primeiro canal, Ti Ti Ti conseguiu resistir, valendo-se do seu público fiel.

Por exemplo, na estreia de Morangos com Açúcar – Segue o teu Sonho, a novela da SIC alcançou um resultado bastante próximo do da TVI: 7,5% de audiência média e 27% de share contra 7,8% de rating e 29,7% de share.

Apesar destes valores, é de salientar que com o final de Ti Ti Ti, as tardes da SIC irão sofrer um abalo, pois o o início de Morde & Assopra ocorreu há relativamente pouco tempo. Sinal verde, desta forma, para O Preço Certo e Morangos com Açúcar – Segue o teu Sonho.

Resultados como os do último episódio de Ti Ti Ti (7,7% de audiência média e 28,6% de share), serão dificilmente alcançados nos próximos tempos, no horário que antecede o Jornal da Noite!

TVI

Se, no dia de ontem, Ti Ti Ti se despediu dos telespetadores nacionais, na segunda-feira foi a vez de a esta̤̣o de Queluz de Baixo dar as boas-vindas a Morangos com A̤̼car РSegue o teu Sonho.

A estreia da nova temporada da série do canal da Media Capital venceu, contudo está longe de registar resultados de outrora. Com 7,8% de rating e 29,7% de share, estes Morangos tiveram de batalhar com os últimos capítulos de uma novela brasileira sendo que, no segundo capítulo, acabaram por cair ao segundo lugar.

Apesar desta realidade, é de salientar que, com o final de Ti Ti Ti, o lugar ao sol da série da TVI será mais fácil de alcançar, pelo menos nas próximas semanas. Sabendo que O Preço Certo ainda necessitará de mais algum tempo para voltar a ganhar confiança junto dos telespetadores nacionais, esta poderá ser uma oportunidade para a estação de Queluz de Baixo.

Independentemente de Morangos com Açúcar já não ser a série que alcançava resultados espantosos, continua a atingir valores que garantem ao Jornal das 8 um lead-in razoável. O suficiente para se chegar à conclusão de que “em equipa que ganha não se mexe!”.

Número da semana

14,7

Foi a audiência média alcançada pela partida entre o Futebol Clube do Porto e o Shakhtar Donetsk na última quarta-feira. O jogo para a Liga dos Campeões ocupou o primeiro lugar no top dos 5 programas mais vistos do dia.

Até para a semana!

Siga-me:
Redactor.