fbpx

Audimetria Semanal (71)

A Televisão
7 min leitura

Audimetria Semanal2 Audimetria Semanal (71)

Apesar de ter perdido para a seleção brasileira de Sub-20, a equipa portuguesa conseguiu elevar o futebol da estação pública ao top das audiências. Com praticamente 60% de share, a partida de futebol contribuiu para uma madrugada mais forte do primeiro canal.

Para além de desporto, a semana não surpreendeu no que toca ao rating dos diferentes programas da grelha dos canais generalistas. Laços de Sangue deu nas vistas, mas não venceu a ficção da estação de Queluz de Baixo, e a cultura da RTP2 parece ter surtido efeito junto dos telespetadores.

Assim, e seguindo o alinhamento da Audimetria Semanal, seja bem-vindo à septuagésima primeira edição da rubrica de audiências d‘A Televisão… porque o nome, diz tudo!

RTP1

Benfica Audimetria Semanal (71)

Se, há uma semana o futebol era destaque na estação pública, passados sete dias o mesmo se verifica. Com o Verão Total a não surpreender como no passado, e com a Informação a atingir resultados um pouco irregulares, os relvados têm sido uma das salvações do primeiro canal. Para além da final entre Portugal e o Brasil, a propósito do campeonato de Sub-20, também a Liga dos Campeões conseguiu alcançar um bom resultado. Tendo liderado o dia, a partida entre o Sport Lisboa e Benfica e o Twente, que terminou com a vitória do clube da Luz, registou 15,3% de rating e 43,8% de share.

Por outro lado, e na concorrência, ou melhor, na TVI, também o futebol conseguiu atingir bons resultados, com um jogo para a Primeira Liga. Beira-Mar e Sporting ultrapassaram os 41% de share, e lideraram entre as 18h00 e as 20h30 na televisão portuguesa. Para além disso, o Jornal das 8 acabou por lucrar com o referido lead-in, na medida que o noticiário da estação de Queluz de Baixo foi o mais visto do dia.

Com os ecrãs nacionais mais que parados, será que setembro trará alguma agitação à oferta televisiva portuguesa? Já é tempo!

RTP2

Camara Clara Audimetria Semanal (71)

Nas anteriores edições da Audimetria Semanal já foram destacadas séries, programas de culionária ou noticiários do segundo canal. Assim, e nesta semana, o destaque vai para a cultura e, mais concretamente, para uma extensão do conhecido programa de Paula Moura Pinheiro. Diário Câmara Clara, transmitido antes da série do dia da RTP2, tem conseguido aguentar-se no top dos 10 mais vistos da estação pública. Apesar de não conseguir atingir o primeiro lugar do mesmo, é de salientar, por exemplo, o valor alcançado na quarta-feira: 1,4% de rating e 3,9% de share.

Um fraco número para uma estação comercial, mas um resultado agradável para a RTP2. Por outro lado, não esquecer a barreira que separa muitos portugueses da cultura, e a boa iniciativa de Diário Câmara Clara em tentar ultrapassá-lo, apresentando aos mais variados telespetadores diferentes ofertas culturais.

Mesmo não constando, em algumas semanas, no top dos mais vistos do segundo canal, o original de Paula Moura Pinheiro tem ganho relevância junto dos seguidores de televisão e, também por isso, mereceu uma extensão do mesmo.

SIC


Com Rosa Fogo a chegar aos ecrãs do terceiro canal, a ficção em Laços de Sangue contínua a dar frutos. Para além da novela do terceiro canal, poucos foram os destaques da semana. Assim, os Minutos Mágicos desta produção levaram a que fosse constantemente o programa mais visto da SIC, mesmo perdendo para a estação de Queluz de Baixo.

Por outro lado, e com a crise a impedir as gargalhadas dos portugueses de se sucederem, o trio entre Diana Chaves, Diogo Morgado e Joana Santos ditou as audiências pelos corredores de Carnaxide. Afinal, e sabendo que Querida Júlia está em baixo de forma, e que nem sempre Boa Tarde atinge um resultado que assegure alguma estabilidade, é na ficção que a estação de Pinto Balsemão necessita de apostar. Sem ela, tudo poderá ser mais difícil.

Será que Rosa Fogo conseguirá continuar o caminho da Laços de Sangue? Será que se irá tornar numa produção a juntar aos valores de Podia Acabar o Mundo? Tudo depende, claro está, das performances de Bárbara Guimarães e das saudades dos telespetadores do reality-show Casa dos Segredos, assim como, obviamente, da decisão final dos portugueses ao visualizar as ofertas da SIC e TVI.

TVI


A liderança de Morangos com Açúcar ainda não foi colocada em causa, contudo, esta semana, Ti Ti Ti aproximou-se. Por exemplo, na quarta-feira, a série da estação de Queluz de Baixo atingiu os 5,7% de audiência média, e a novela da Globo alcançou 5,3%. Mesmo sabendo que o final se aproxima da produção da SIC, é necessário relembrar que está a chegar Morda & Assopra, que estreia dias antes da nova temporada de Morangos com Açúcar. Estará o canal da Media Capital ameaçado no horário das 19h00, ou será que Fernando Mendes ainda irá dar a volta por cima, regressando ao primeiro lugar (algo que acontece todos os anos depois do término do verão)?

A verdade é que setembro está à porta, e os meses mais friorentos tendem a cativar os telespetadores a permanecerem por casa. Quem levará a melhor, quem proporcionará o melhor lead-in aos noticiários do costume?

Aceitam-se apostas!

Número da semana

26,7%

Foi o share alcançado pela emissão da TVI, a propósito das Festas d’Agonia. Há uma semana, a estação de Queluz de Baixo ficava em primeiro lugar no horário entre as 14h00 e as 18h00.

Até para a semana!


Siga-me:
Redactor.