fbpx

Vanessa Martins sobre voltar à representação: “Foi uma fase”

Vanessa Martins interpretava Vera em "Morangos com Açúcar".

Ana Ramos
4 min leitura
Instagram

Vanessa Martins tornou-se conhecida no mundo da representação através da participação na série juvenil “Morangos com Açúcar”, em 2007, mas acredita que foi “uma fase”.

No podcast “N’A Caravana”, Rita Ferro Alvim apresentou Vanessa Martins como sendo atriz: “Não sei se atriz fica-se sempre”.

“Vamos recomeçar… eu não sou atriz. Foi uma fase, um momento da minha vida”, respondeu Vanessa Martins, entre risos. “Que não poderás voltar?”, questionou Rita Ferro Alvim.

“Que não voltarei, possivelmente. Nunca se diz nunca, mas não é uma coisa à qual eu queira voltar. Fez parte do meu percurso numa altura jovem, que comecei por aí. Lá está, não é um não, porque não há um dia ao qual eu não queira voltar, mas fez parte para estar onde estou hoje, mas não faz parte do meu futuro… fez parte do meu passado e o meu passado está muito bem resolvido”, explicou.

“Mas para muita gente é atriz, atriz… mas atriz do quê? E modelo… nunca fui modelo na vida”, acrescentou Vanessa Martins.

“Mas és um bocadinho agora da tua marca”, comentou Rita Ferro Alvim. “Represento a minha marca, mas não sou modelo. Quer dizer, eu não sei o que é ser modelo hoje em dia… hoje em dia, muitas pessoas podem ser modelo, mas, antigamente, as pessoas eram altas e magrinhas, pronto, modelo. Então, eu era alta e magrinha, pronto, modelo”, descreveu.

Vanessa Martins falou também da altura em que decidiu ir fazer um casting para os “Morangos com Açúcar”. “Queria muito ser atriz, na altura”, contou, referindo que “fazia coisas muito pontuais” até ter esta “maior oportunidade de fazer os ‘Morangos com Açúcar’”. “Na altura, era enorme fazer ‘Morangos com Açúcar’. Então, fiquei no grupo dos protagonistas e a minha vida mudou, como é óbvio”, acrescentou.

“Ainda fiquei algum tempo por querer muito fazer, mas, por ser tão difícil entrar, mesmo até para quem já tinha feito ‘Morangos’, não dava para toda a gente ter as mesmas oportunidades. Eu queria fazer televisão, mas havia muita gente também a querer fazer, então, havia muita competição”, completou Vanessa Martins, referindo que, nessa época, estava “a ferver de ideias, de criatividade e de coisas para fazer”.

“Dependia muito das outras pessoas para ter uma oportunidade na televisão, ter um papel, então, decidi que, se calhar, aquela vida não era para mim”, sublinhou.

“Sou muito criativa e tenho muita força e muita vontade e não queria estar a depender de ninguém. Mesmo durante o período em que tinha a Frederica, pensei que iria conseguir conciliar. As pessoas querem muito ter trabalho em televisão. Depois, quando têm, esquecem-se, se calhar, de uma coisa que é mais fixa”, recordou Vanessa Martins, explicando que, no fundo, não volta à representação porque não tem “tempo”.

“Já não sei fazer. Perde-se a prática, totalmente. Mas, sim, não é uma coisa que seria impossível de fazer. Fazia-se, como é óbvio… já não consigo decorar uma linha, quanto mais um texto inteiro… tinha de treinar… mas não tenho tempo. Agora é que não posso mesmo”, declarou, sublinhando que o seu projeto está agora numa fase em que precisa muito de si.

“Por mais que tenha uma equipa, as coisas não funcionam assim. Por isso, é muito difícil agora pensar em abraçar um projeto desses. É mesmo difícil. Até dentro do projeto Frederica e dentro da Vanessa Martins não tenho tempo para fazer as minhas coisas, quanto mais meter tudo em ‘stand by’… agora, tenho outras prioridades”, rematou.

Veja aqui a conversa completa.