fbpx

Ânimos exaltados! Leonor Poeiras envolve-se em discussão acesa com psicóloga

Gabriel Guerra
3 min leitura
Reprodução TVI

«São formatos internacionais que percorrem o mundo inteiro sem grandes controvérsisas, no entanto, no plano local há grupos feministas que se têm pronunciado contra esses programas», foi com estas palavras que Moniz abriu o debate em Deus e o Diabo, debate que traz a público o «preconceito», defende o moderador.

Rute Agulhas, autora do polémico artigo que critica estes programas e que compara as concorrentes dos mesmos a «vacas» defende-se: recorreu «à ironia e sarcasmo extremados» para defender a sua visão. «Houve duas imagens que me surgiram ao ver aqueles programas: uma feira de gado e uma feira de escravos, onde há mercadoria humana que é analisada, escrutinada», disse a psicóloga.

Bruno Santos, por seu turno, optou por defender a opção do canal da Media Capital e destaca a audácia da estação. «Sem nenhuma sombra de dúvida, a TVI é o canal menos preconceituoso que existe no cenário audiovisual português», refere o diretor de programas, que garante «este programa respeita os princípios de liberdade de cada pessoa. Não há ninguém com a sua liberdade atentada». «O direito à idignação é universal», disse em relação à crónica de Rute Agulhas, aproveitando ainda para elogiar o trabalho de escrita da psicóloga: «Quero te dar, primeiro,  os parabéns porque eu gostei muito da sua crónica, digo isso sinceramente – eu ri muito, me diverti. Para a TVI isto é um programa de televisão, ponto. Este programa tem um princípio Freudiano do complexo de Édipo entre mãe e filho.»

Foi na fase em que Bruno Santos invocou o médico psicanalista que Rute se mostrou indignada. Para ela é incocebível «chamar Freud a este programa», até porque, defende – «Este programa acaba por violar não só os direitos das mulheres, mas também os direitos dos homens, da forma como eles são ali apresentados. Esquecem-se que estão crianças em casa. Estes concorrentes são fantoches nas mãos das estações televisivas».

Leonor Poeiras teve pouco tempo de antena, mas enquanto «feminista» assumida, não escodeu a «ira» e disse: «Não me revejo e não gostei do seu [Rute Agulhas] texto. Acho que é de muito mau tom, bastante preconceituoso porque ao dubiamente comparar as concorrentes deste programa a gado é super preconceituoso.» O programa terminou com muito por dizer, numa altura em que o debate estava a ganhar fulgor.