fbpx

National Geographic transmite série documental «Ditadores»

Pedro Vendeira
5 min leitura

A partir do dia 22 de julho será possível assistir a uma série documental de seis episódios, sobre os ditadores do século XX, aos domingos às 22h30, em episódio duplo, na National Geographic. Estes episódios vão contar como foram as vidas destes homens e vão examinar os métodos e táticas utilizadas pelos mesmos para ascenderem ao poder, tendo depois deixado as suas marcas na história.

 

De Mussolini a Saddam Hussein, os ditadores moldaram o mundo em que vivemos hoje. Mas como o fizeram? Que métodos usaram para se apoderarem do poder e mantê-lo? Como conseguiram ultrapassar as forças de resistência? O que acabou por causar as suas quedas e o fim dos seus regimes? Nos dias de hoje, estas questões são mais relevantes do que nunca. Esta série irá responder a estas questões ao examinar as táticas usadas por seis diferentes tiranos do século XX: Kim Il Sung, Saddam Hussein, Benito Mussolini, Francisco Franco, Manuel Noriega e Idi Amin.

 

Saddam

Domingo, 22 de julho, às 22h30

Uma análise das técnicas e táticas que Saddam Hussein usou para chegar a líder supremo do Iraque. Através do seu uso brutal de violência, intimidação e tortura, Saddam Hussein conseguiu dominar a nação durante quase um quarto do século até que foi deposto por forças americanas durante a invasão do Iraque em 2003. Poucos ditadores reinaram durante tanto tempo na história recente.

 

Kim Il Sung

Domingo, 22 de julho, às 23h20

Uma perspetiva dos métodos usados por Kim Il Sung para transformar a Coreia do Norte na sociedade mais controlada na Terra. Após subir ao poder em 1950, o regime de Kim tentou mudar todas as vertentes da vida dos seus cidadãos, até mesmo a sua perceção da realidade. Hoje em dia, o seu neto, Kim Jongun, mantém a tradição familiar de controlar o poder absoluto e de fazer uma lavagem cerebral aos cidadãos para acreditarem que os Kims são deuses e que eles vivem num paraíso na Terra.

 

Benito Mussolini

Domingo, 29 de julho, às 22h30

Neste episódio será apresentado um estudo dos métodos usados pelo ditador italiano Benito Mussolini para chegar ao poder e transformar a Itália no primeiro estado fascista. Um mestre de propaganda, ele autoproclamou-se “Il Duce” (o líder) e fazia discursos bombásticos nos quais idealizava uma cultura fascista e prometia levar Itália à grandeza da Antiga Roma. Em vez disso, criou uma ditadura de um só partido e manteve o seu punho de ferro durante duas longas décadas.

 

Francisco Franco

Domingo, 29 de julho, às 23h15

Uma exploração dos métodos e táticas de Francisco Franco, que controlou Espanha com poder absoluto durante quatro décadas. Usando violência e terror aprendido na guerra colonial, Franco liderou o golpe militar de 1936 que derrubou o governo legitimamente eleito e governou a nação como o seu feudo pessoal até à sua morte em 1975. Até ao dia de hoje continuam a ser exumadas vítimas da sua ditadura.

 

Idi Amin

Domingo, 5 de agosto, às 22h30

De origens humildes, Idi Amin ascendeu ao poder para criar uma poderosa e sinistra ditadura no Uganda. Amin tornou-se perito a usar a força militar para alcançar o poder político, uma lição que aprendeu dos ingleses como soldado no exército colonial. Com uma combinação de populismo e violência bruta, apoiado por um vasto estado policial, Idi Amin conseguiu governar o Uganda durante oito anos.

 

Manuel Noriega

Domingo, 5 de agosto, às 23h20

Manuel Noriega subiu da pobreza à posição de ditador do Panamá durante seis tumultuosos anos. Como chefe dos serviços secretos, foi o homem mais temido do Panamá. Desenvolveu contactos dentro e fora do país que o tornaram rico, poderoso e um aliado chave dos Estados Unidos na região, enquanto trabalhava para Fidel Castro e para o cartel de droga de Medellín.

Siga-me:
Amante da tecnologia e apaixonado pela caixinha mágica desde miúdo. pedro.vendeira@atelevisao.com