fbpx

O Dia na Eurovisão (4 de maio): O primeiro ensaio de Portugal e novidades da RTP

David Ferreira
3 min leitura

Bem-vindo ao «Diário de Lisboa», uma rubrica diária, com as informações mais importantes do dia-a-dia da Eurovisão 2018 (ESC). Este artigo será publicado sempre às 18h00, a partir de hoje e até ao dia 13 de maio.

Na atualidade eurovisiva desta sexta-feira, destaque para o primeiro ensaio de Portugal, assim como dos outros cinco países já qualificados para a final de dia 12. Cláudia Pascoal e Isaura subiram pela primeira vez ao palco da Altice Arena e apresentaram a cenografia que as acompanhará durante «O Jardim». Pelas imagens divulgadas pela organização, a atuação começa com o cenário todo escuro, apenas focado em Cláudia Pascoal, e vai abrindo com luzes de projetores, e no refrão tem luzes brancas e azuis. Isaura não aparece sentada, como no Festival da Canção, mas sim em pé, e aparece apenas na altura em que intervem na canção.

Mais logo é inaugurada a Eurovision village, no Terreiro do Paço. A abertura está prevista para as 21h00, e será feita pelos Beatbombers, os mesmos que abriram a final do Festival da Canção e que repetirão a experiência a 12 de maio, na final. Aqui também estarão os representantes da Islândia, Noruega, Suécia, Dinamarca, Finlândia e Estónia.

Na noite de ontem, na RTP1, ficamos a saber que Filomena Cautela irá estar na green room durante as semifinais e final, e é, a julgar pelas palavras de Daniela Ruah, a que terá «mais liberdade», das quatro apresentadoras.

Ainda na RTP, soube-se ontem que não será José Carlos Malato a acompanhar Nuno Galopim nos comentários na emissão mas sim Hélder Reis, comentador em diversas ocasiões do ESC. A novidade foi divulgada durante o programa «Todos a Bordo».

Mais avançados na preparação, os países que terão de passar pelas semifinais já ensaiaram duas vezes cada um, estando os ensaios disponíveis aqui. Israel, tem sido o país favorito desde a apresentação da música «Toy», de Netta Barzilai, mas durante a semana, França, Bulgária, Noruega com o vencedor de 2009, Alexander Rybak e Estónia aproximaram-se da israelita.

 

Moderador do fórum e designer