fbpx

Recorde a história de «Avenida Brasil»

Mário Rui Domingues
4 min leitura

Esta segunda-feira, dia 21, estreia no canal da Globo [posição 10 das operadoras NOS e Vodafone TV] a telenovela Avenida Brasil. Um sucesso por todos as emissoras, por onde tem passado esta história da madrasta que deixa a enteada no lixão, para além do Brasil e de Portugal.

Esta novela conta a história de Rita [interpretada por Mel Maia na primeira fase da novela, e depois por Débora Falabella em idade adulta] que acaba de perder o pai  de nome Genésio [Tony Ramos] depois de um golpe contra ele. Como se já não bastasse este drama, Rita tem um empecilho na sua vida, a sua madrasta Carminha [Adriana Esteves] e segunda mulher de Genésio.

Carmen Lúcia Moreira de Souza não está sozinha, tendo a seu lado Max [Marcelo Novaes], seu amante e parceiro de vários golpes e vinganças que fizeram ao longo de anos. A trama começa nos anos 90, em que Carminha está casada com o honesto Genésio. Carminha planeia dar o golpe a Genésio roubando-lhe o dinheiro da venda da casa onde vivem com a pequena Rita, até que a enteada descobre os planos da madrasta. A criança junta com o pai tenta deter Carminha, mas a madrasta é quem leva a melhor.

Sem esforço nenhum, Carminha livra-se de Genésio que morre atropelado por um automóvel conduzido por Tufão [Murilo Benício], uma aspirante estrela de futebol. Tufão passa a ser a nova vítima dos golpes de Carminha. Nascido no bairro do Divino, Tufão torna-se uma estrela de futebol, idolatrada e rica. Mas há um empecilho para Carminha para levar para a frente o seu novo golpe, a enteada Rita. Max sobre as ordens de Carminha, deixa Rita num depósito de lixo, sobre o olhar controlador e intimidante de Nilo [José Abreu].

Nesse depósito de lixo vive, também, Lucinda [Vera Holtz], conhecida como a «Mãe do Lixão». Lucinda tem a capacidade de transformar o lixo num lugar agradável e dar esperança às crianças que abriga. Batata, mais tarde conhecido por Jorginho [personagem interpretada em criança por Eduardo Simões, e na fase adulta por Cauã Reymond] vive em casa de Lucinda, com 11 anos apesar das condições em que vive tem carisma e bom caráter. A amizade de Rita e Batata começa com ares de cumplicidade pela sobrevivência, nascendo um primeiro e inocente amor.

Esse sentimento começa em forma de brincadeira, ficando marcado para sempre na vida das duas personagens. Até que um dia as duas crianças são adotadas e crescem separadas uma da outra. Rita passa a chamar-se Nina [Débora Falabella] e parece realizada profissionalmente e, aparentemente, no amor. Nina é chef de cozinha num restaurante que gere por conta própria, com o seu namorado e parceiro Hector [Daniel Kuzniecka], na Argentina. Com a morte do seu pai adotivo, o seu passado vem ao de cima, mostrando a verdadeira Nina com desejo de vingança.

Logo após o funeral, Nina volta ao Brasil e vai lutar para resgatar a vida que lhe foi roubada. A novela Avenida Brasil será exibida no Canal da Globo, de segunda a sábado, na faixa das 21:00, a partir desta segunda-feira.

Redactor.