fbpx

Globo emite filme protagonizado por Joaquim de Almeida

Diana Casanova
2 min leitura

Esta noite, o canal Globo, exclusivo NOS, transmite pela primeira vez o filme Vermelho Brasil, protagonizado por Joaquim de Almeida, que dá vida a João da Silva, o português que combateu os invasores franceses no Brasil do século XVI.

Baseado no livro homónimo vencedor do prémio Goncourt 2001, o mais prestigiado da literatura francesa, o filme Vermelho Brasil conta a história da expedição de Nicolas Durand de Villegaignon ao Brasil e da sua luta para criar uma colónia francesa em terras já conquistadas pelos portugueses.

Tendo como pano de fundo as batalhas com Portugal, a história da fundação do Rio de Janeiro e a formação da identidade brasileira no primeiro século da colonização, a ação decorre em 1564 na ainda selvagem Baía de Guanabara, até então esquecida pelos portugueses. O herói da trama é João da Silva, personagem interpretada por Joaquim de Almeida, que, instalado no seu forte e rodeado de Índios e soldados ao seu serviço, torna-se o maior obstáculo ao plano de Colonização dos franceses, que acaba sem sucesso.

Com imagens cinematográficas, Vermelho Brasil relata este facto histórico e comum à história entre Portugal e o Brasil, pelo ponto de vista de duas crianças, Just e Colombe, órfãos levados na expedição para serem treinados como intérpretes na relação com os “selvagens” nativos. 

A Sessão Brasil é transmitida aos sábados, às 23h30, no canal Globo, exclusivo NOS. Hoje, Joaquim de Almeida é um dos protagonistas principais.

Redatora e cronista