fbpx

Série «Os Experientes» chega ao Globo Premium

Diana Casanova
4 min leitura
Imagem: Globo
Imagem: Globo
Imagem: Globo

«O mais importante da vida pode acontecer no fim dela, ninguém sabe quando virá». O comentário na voz suave do narrador, o sambista Zé Maria, não deixa dúvidas: a conversa é sobre envelhecer, mas também sobre a redescoberta, a reinvenção e até começar a viver uma das melhores fases da vida. É essa a reflexão proposta por Os Experientes, série de quatro episódios que estreia esta noite, às 21h40, na Globo Premium. As histórias são independentes, mas ligam-se através de uma personagem de outra história. A obra, uma coprodução da Globo com a O2 Filmes, tem direção geral de Fernando Meirelles e Quico Meirelles, e direção de Fernando Meirelles, Quico Meirelles e Gisele Barroco.

A velhice é comum às quatro narrativas, embora sejam diferentes entre si. De autoria de Antônio Prata, Assalto conta a história de uma senhora que é tornada refém num assalto a um banco e, sem querer, acaba por rever um trauma do passado. As outras três são de Márcio Alemão Delgado. Em Atravessadores do Samba, as canções conduzem a história sobre a amizade de quatros músicos, que precisam de se reinventar após a morte de um deles. O Primeiro Dia é uma comédia triste sobre o (re) encontro de um pai com o filho, quando se entendem pela primeira vez, depois do pai descobrir ter pouco tempo de vida em função de uma doença. E finalmente Folhas de Outono usa a música de Nat King Cole como tema de uma viúva que redescobre o amor na terceira idade. Em todas as histórias, as personagens provam que não há uma idade certa para viver o que se deseja, que a experiência, na maioria das vezes, é um trunfo. «Nossa cultura é obcecada pela juventude e os velhos tendem a ser colocados de lado como se não tivessem mais nada a dizer, ensinar ou viver. Grande besteira. Talvez, justamente, pela falta de uma visão mais experiente, temos optado muitas vezes por caminhos tolos e infantis. A série nos lembra que, por trás daquelas rugas, há sabedoria e vida», comenta Fernando Meirelles.

No elenco protagonista, estão os atores Beatriz Segall, Selma Egrei, Joana Fomm, Juca de Oliveira e os cantores Wilson das Neves, Goulart de Andrade e Germano Mathias, músicos da vida real interpretando sambistas na ficção. Também integram o elenco João Cortês, Lima Duarte, Othon Bastos, Silvia Lourenço e João Baldasserini, entre outros.

Com São Paulo como pano de fundo, a série foi gravada em lugares emblemáticos da cidade como o Banco de São Paulo, um importante edifício de estilo art déco da década de 1930, que serviu de cenário para o episódio Assalto. Além do banco, o centro antigo da cidade é rapidamente visitado no episódio O Primeiro Dia, quando a personagem Napoleão Roberto (Juca de Oliveira) faz um longo passeio de carro ao lado do filho. Para Atravessadores do Samba, as cenas foram rodadas em famosas casas de espetáculo paulistanas. Fernando Meirelles lembra que, apesar da série ser ambientada em São Paulo, as histórias poderiam acontecer em qualquer lugar do mundo. «Envelhecer é uma ideia ou um facto universal. A Terra do Nunca, infelizmente, parece não existir. Somos todos como o Capitão Gancho, apavorados com aquele crocodilo que faz tic-tac sem parar», brinca o diretor, ao fazer referências à história de Peter Pan.

A série Os Experientes é transmitida às sextas-feiras, às 21h40, no canal Premium da Globo em Portugal.

Redatora e cronista