fbpx

A reviravolta?

A Televisão
2 min leitura

Falar Televisão

Será efeito Dancin’ Days ou efeito Casa dos Segredos 4? Num dia a SIC liderava em horário nobre e na média geral mordia os calcanhares, e por vezes ultrapassava, a então líder de audiências (desde sempre, segundo a estação) TVI. No dia a seguir, a o canal de Carnaxide não consegue chegar aos 20% no total do dia e Queluz de Baixo lidera com larga margem, incluindo no horário nobre.

Agora, retomo a pergunta inicial: será efeito Dancin’ Days, que terminou na passada sexta-feira deixando a SIC, assim, desfalcada, ou será efeito Casa dos Segredos 4 que com uma gestão de programação inteligente faz com que a TVI obtenha estes resultados? No que diz respeito à SIC, a novela de sucesso escrita por Pedro Lopes tem um certo peso nesta história das audiências, basta estarmos atentos aos resultados que Sol de Inverno fazia na semana passada e os resultados que está a fazer esta semana. Em relação ao restante horário nobre é mais efeito dominó.

De repente, Belmonte, a nova produção da TVI, começa a liderar – com pouca margem – contra a novela protagonizada por Rita Blanco e Maria João Luís. O primeiro horário foi durante um ano e, sensivelmente, três meses de Carnaxide com resultados excelentes. Agora, a «batata quente» volta para o canal conduzido por Cunha Velho. Quanto ao reality show, deixou de ter o seu principal diário por volta das 21:30, como antigamente. Dando oportunidade à adaptação chilena de crescer e de se manter no mesmo horário fixando público.

A liderança a partir de agora será repartida. O público não se senta no sofá e vê um canal até ao fim. Vê o que quer. Se gosta de um programa vê, se não gosta muda. Cabe às estações de televisão tentar oferecer o melhor produto numa gestão de grelha adequada e adaptada ao espectador.

Até quarta!

Siga-me:
Redactor.