TVI

Última hora: Ana Leal suspensa e impedida de entrar na TVI

ana-leal

Ana Leal está, desde esta manhã, suspensa e impedida de entrar nas instalações da estação de Queluz de Baixo enquanto decorre o processo disciplinar de que está a ser alvo, segundo o DN. Contudo, a jornalista do canal não quer prestar quaisquer declarações sobre este processo.

É de recordar que, na base processo está um pedido de esclarecimentos enviado por Ana Leal ao diretor de Informação, José Alberto Carvalho, e ao Conselho de Redação da TVI acerca de uma peça jornalística sobre o Sistema Integrado de Redes de Emergência e Segurança de Portugal (SIRESP), que seria emitida no Jornal das 8 de 26 de janeiro, mas que acabou por não ser transmitida nesse dia. A peça só foi emitida no dia seguinte, no canal de Informação TVI24, no espaço informativo da meia-noite, 25ª hora.

A seis de março, o Conselho de Redação considerou «injustificado o facto de a peça de Ana Leal não ter entrado no alinhamento do Jornal das 8». A 20 de março, os editores da TVI rejeitaram ter havido «qualquer espécie de censura» em relação à reportagem de Ana Leal.