fbpx

TVI obrigada a pagar 20 mil euros por violar a lei da televisão

David Soldado
1 min leitura

O caso remonta a dezembro de 2012, mas só agora, três anos e meio depois, é que a Entidade Reguladora para a Comunicação Social [ERC] deu o seu parecer. O regulador aplicou uma multa de 20 mil euros à TVI devido à violência das imagens de uma peça, emitida no Jornal das 8, acerca de um ataque aéreo contra civis na Síria.

A ERC entendeu que a estação de Queluz de Baixo «violou os limites à liberdade de programação enunciados na Lei da Televisão» e, desta feita, avançou com um processo de contraordenação, resultando numa coisa de 20 mil euros. De acordo com a deliberação, a que o Correio da Manhã teve acesso, o regulador dos media defende que a TVI errou ao reproduzir imagens de «planos aproximados de corpos e manchas de sangue» que nada contribuíram para a «compreensão do acontecimento noticiado».

Acusada ainda de pôr em risco o «rigor informativo» e sem ter avisado previamente os telespectadores acerca da «natureza chocante das imagens», a TVI preferiu não se pronunciar sobre este assunto.

Redactor.