TVI

Ricardo Sá fala do «Tomé» de «Doce Tentação»

Ricardo Sá participou na primeira série online «T2 Para 3», mas foi em «Morangos com Açúcar» que se destacou, tendo entrado na 7ª e 8ª temporada desta série juvenil da TVI. E assim que deixou este projeto, o ator integrou logo «Doce Tentação», a novela que é, atualmente, a mais vista em Portugal.

Em relação às gravações da novela onde desempenha a personagem «Tomé», Ricardo Sá diz que «Estão a correr muito bem, comparando com as de “Morangos com Açúcar”, onde estive dois anos e meio, e grava seis dias por semana, cerca de 10 a 12 horas. Agora tenho muito mais tempo para trabalhar para as cenas, descansar e viver a minha vida.». Em relação às cenas, «Quando fazia o “Leo”, nos “Morangos”, gostava muito de ver porque ele era muito cómico e ria-me das parvoíces dele. Agora, com o “Tomé”, a história é tão dramática que me faz pena.», confessa o ator à revista TV 7 Dias.

No que ao visual diz respeito, que mudou para desempenhar a atual personagem, o ator conta à mesma publicação que «O meu visual, enquanto Ricardo, era mais parecido com o do “Leo”, tendo em conta que para lhe dar vida deixei crescer o bigode e a barba. Mas agora, para o “Tomé”, foi mesmo uma mudança radical. Cortei o bigode e a barba, rapei o cabelo, uso óculos e tenho o ar mais ingénuo possível. Portanto, nada de acessórios e o próprio guarda-roupa ajuda imenso na composição deste papel.». Em relação à gaguez, característica do «Tomé», «Concentro-me em fazer a gaguez dele, não de uma maneira técnica, mas tento interiorizar que sofro daquela patologia, ou seja, quando faço as cenas não estou a pensar que sou gago. O meu maior medo neste momento é que, quando acabarem as gravações, fique a gaguejar. [risos]», contou o ator.