fbpx

PT muito perto de comprar 30% da dona da TVI

Pedro Vendeira
3 min leitura

A Portugal Telecom (PT) está a negociar a compra de 30% da Media Capital, detentora da TVI – um dos mais valiosos activos do grupo detido pela Prisa. Isso mesmo confirmou ontem o grupo liderado por Zeinal Bava em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliário (CMVM).

“Na sequência das notícias recentemente publicadas na comunicação social, a PT informa que, tal como já tem referido relativamente a situações anteriores, aborda frequentemente opções estratégicas de desenvolvimento e expansão da sua actividade relacionadas com as várias áreas de negócio da empresa, desde que estas maximizem valor para os seus accionistas”, lê-se no comunicado.

Invocando a conhecida forte aposta do grupo na área da televisão e dos conteúdos audiovisuais, bem como o peso dos seus investimentos no mercado publicitário em Portugal, a PT, que alerta não poder “alhear-se das oportunidades de investimento que o mercado vai oferecendo, analisando recorrentemente todos os cenários que lhe sejam propostos e que sejam consistentes com a sua estratégia de negócio”, confirma a existência de contactos com Prisa.

E esses contactos “abordaram diversos cenários de investimento, incluindo a possível aquisição de uma participação no capital social da Media Capital e formas de relacionamento entre esta empresa e a PT”, diz o grupo, acrescentando que “não foi contudo celebrado qualquer acordo”.

Mas está para muito breve, segundo algumas fontes contactadas pelo DN, chegando outras a avançar que o negócio está já feito, envolvendo um valor não inferior a 150 milhões de euros.

A notícia, confirmada durante o dia de ontem pelo administrador da Media Capital Miguel Gil, que acrescentou que o negócio está aberto há cerca de dois anos, gerou algum espanto no meio na medida em que o presidente da PT, Zeinal Bava afirmou recentemente não desejar regressar aos conteúdos. Os mesmos conteúdos que agora considera importantes e essenciais para alimentar as suas plataformas, onde se inclui o Meo.

Quem era apontado como estando na corrida era a Controlinveste e Ongoing, mas ambas desmentiram qualquer interesse no negócio (ver caixa)

A Prisa, que detém a totalidade da Media Capital desde Agosto de 2007, anunciou em Outubro do mesmo ano pretender vender entre 20% a 30% da dona da TVI, tendo admitido dar preferência a investidores portugueses.

A Prisa já esteve em negociações com a PT em Abril deste ano para um consórcio para concorrer ao concurso de Televisão Digital Terrestre (TDT). Agora as conversações podem incluir também a operadora espanhola Telefónica. Há mesmo quem avance com esta leitura: PT antecipou-se à entrada da Telefónica na Prisa em Espanha. O Diário Económico avançava ontem que está praticamente negociada esta a entrada como forma de ajudar o grupo de media a controlar a actual dívida de 5 mil milhões de euros.

DN


Relacionado:
Siga-me:
Amante da tecnologia e apaixonado pela caixinha mágica desde miúdo. pedro.vendeira@atelevisao.com