TVI

“Morangos com Açúcar – Persegue o Teu Sonho” : o elenco (com fotografias)

Revelada a história da nona temporada da série juvenil da TVI, é agora tempo de trazer todos os pormenores sobre as diferentes personagens:

Família Soares


Eduarda Mota (Delfina Cruz)

Frequenta a Universidade da terceira idade e este ano está a estudar Filosofia. Oriunda de uma família com poder económico e social da Covilhã, quer a sua família quer a do marido sempre estiveram ligadas aos têxteis. Teve apenas uma filha, Luísa. Quando o marido morreu, Eduarda não quis abandonar de imediato a Covilhã, pois continuava a dar aulas na escola primária da terra e não quis abandonar os “seus meninos”. Só quando Luísa lhe comunicou que ia ser mãe é que decidiu aceitar o pedido da filha e do genro e mudou‑se para a capital. A adaptação foi ótima, pois Eduarda sempre foi uma mulher sem medos e que estava habituada a andar pelo país e pelo estrangeiro.

Eduarda tem uma relação muito boa com os netos, mas tem um carinho especial por Ana

Rita, talvez por ter sido a primeira neta. Eduarda tomou conta dos netos até estes irem para o jardim-de-infância e está sempre disposta a ajuda‑los com os trabalhos da escola e no que for preciso. Sempre se deu muito bem com o genro, Vítor, a quem sempre tratou como um filho.

A avó Eduarda é o pilar da família Soares. É uma mulher lutadora, otimista e que tem sempre uma palavra sábia a dizer. É a única da família que assume o desagrado que sente em relação ao namoro de Ana Rita com Ricardo, apesar de nunca ser indelicada com ele.

Luísa Maria Mota Soares (Ana Bustorf)

Trabalhou durante muitos anos como estilista para uma marca internacional, mas neste momento dedica‑se em exclusivo a dar aulas de Design de Moda na Escola do Forte.

É uma mulher muito bonita e elegante. Oriunda de uma família da Covilhã, ligada à indústria têxtil, com grande poder económico e social, Luísa formou‑se em Engenharia Têxtil no Instituto Universitário da Beira Interior – actual Universidade da Beira Interior

– e fez uma especialização em Design de Moda. Começou por trabalhar nas empresas do pai e casou com Vítor, com quem namorava desde a juventude. Uma proposta aliciante de trabalho trouxe‑a até Lisboa e Vítor veio com ela. Acabaram por se estabelecer na capital.

Os pais ficaram na Covilhã. Mais tarde, o pai faleceu e Luísa tentou convencer a mãe a vir viver com eles, mas só conseguiu quando lhe comunicou que ia ser avó.

Luísa e Eduarda sempre tiveram uma relação muito próxima. A professora pode, aliás, contar com a ajuda da mãe para cuidar dos filhos e tratar da casa.

É uma mulher feliz e realizada. Tem o casamento com que sonhou e uma família feliz. Os seus filhos são Ana Rita, Teresa e Tiago. Não é uma “mãe galinha”, mas é uma mãe muito presente que acredita que a família é o pilar da sociedade.

Vítor Soares (João Cabral)

Filho de um médico, seguiu as pisadas do pai e tem dedicado a sua vida aos doentes, como médico de família. Nasceu na Covilhã, perdeu os pais ainda novo e encontrou em Eduarda e Nuno, os seus sogros, uns segundos pais.

Os irmãos e sobrinhos vivem na Covilhã e Vítor da‑se bem com todos, aliás, reúne a família sempre que pode. É um homem generoso, muito ligado à família. Pai presente na medida do possível, é completamente apaixonado pela sua mulher.

Tiago Soares (Afonso Lopes)

Entrou para o 7º ano da Escola do Forte. É o irmão mais novo de Ana Rita e de Teresa e o benjamim da família. Dá-se bem com todos, particularmente com a mãe por quem tem um carinho e admiração enormes.

Estudou num colégio privado até ao 6º ano, pois os pais sempre quiseram investir na educação dele e acreditam que nos primeiros anos de escola os filhos devem ter um acompanhamento mais individualizado e permanente. Foi no colégio que conheceu o seu grande amigo Fred.

É um rapaz bem-disposto, mas muito tímido com o sexo oposto. É bom aluno, estudioso e tem uma grande paixão pelas ciências, tal como o seu melhor amigo. Os dois vão arranjar muitas confusões e trapalhadas por usarem o laboratório da escola sem autorização e por estarem sempre a inventar mil e uma maneiras de surpreender e chamar a atenção da nova amiga, Lili.

Ana Rita Soares (Filipa Areosa)

Está no 12º ano em Design de Moda na Escola do Forte. É bonita, inteligente e sabe o que quer: entrar para a Faculdade de Arquitectura de Lisboa para tirar o curso de Design de Moda e ter uma experiência académica internacional. Grande adepta de desporto, pratica esgrima.

Gosta de música, de ler livros de filosofia e de cinema.

Faz parte de uma família tradicional e funcional, de classe média alta, que se dá muito bem. Vive com os pais – Vítor e Luísa ‑ com a avó materna – Eduarda ‑ e com os irmãos – Teresa e Tiago. É a mais velha dos três irmãos e é uma rapariga feliz. Tem uma relação muito próxima e cúmplice com a avó. Gosta muito da irmã e nunca se apercebeu que esta se sente inferior a ela, apesar de a adorar.

Namora com Ricardo, com quem vive uma relação quase rotineira onde as discussões imperam. Já terminou o namoro várias vezes, mas volta sempre para ele porque, apesar de serem de estratos sociais diferentes, é romântica e gostava de acreditar que o seu primeiro namorado é amor da sua vida.

Ana Rita encanta todos, mas também desperta ciúmes e invejas. As suas melhores amigas são Sara e Madalena. A chegada de Bryan vai fazer o seu coração bater mais depressa.

Teresa Soares – Mikaela Lupo

Está no 11º ano da escola do Forte, na área de humanidades, e quer ser escritora. É muito boa aluna, pois sempre se refugiou nos cadernos escolares. É extremamente perfeccionista e só fica contente quando é a melhor da turma. No entanto, toda esta postura é acompanhada de um grande nível de stress.

É irmã de Ana Rita e de Tiago. Ela e a irmã têm pouca diferença de idades e sempre foram muito próximas. No entanto, Teresa é muito tímida, ao contrário da irmã, que é extrovertida e muito bonita. Teresa usa óculos e apesar de não ser gorda, tem pavor de engordar. Considera-se o patinho feio da família e, apesar de adorar a irmã e nunca lhe desejar mal, sempre sentiu alguma inveja dela. A sua melhor amiga é Vera, que admira muito, e que tal como a irmã, é mais bonita e mais bem sucedida que ela.

Família Alves


Maria do Rosário Alves (Maria Henrique)

É uma mulher de temperamento caloroso. Tem uma voz dócil e meiga. Raramente se enerva e está sempre a tentar deitar água na fervura entre filho e o pai. Tal como o marido, é de origem bastante simples. Começou a trabalhar como criada aos 12 anos em casa de uns senhores ricos de Lisboa. Era muito bem tratada, mas quando quis casar com Diamantino, teve de deixar de ser empregada interna, mas foi graças aos patrões, que pode ter um casamento digno. Depois disto, empregou‑se numa fábrica. É uma mulher de valores firmes e muito religiosa. Antes de engravidar, trabalhou muito e o filho mais velho, Ricardo, foi tratado como um pequeno rei para que nada lhe faltasse. Entretanto Maria teve mais uma filha, Lili. Quando o marido conseguiu colocação numa escola de Lisboa, a família mudou‑se para a Rua das Artes. Não têm grande desafogo financeiro, mas Maria nunca deixou que nada faltasse aos seus filhos. Para ela, a família é tudo.

Diamantino Alves (Carlos Cunha)

É um homem simples. Fez apenas a 3ª classe, pois teve de ir trabalhar para ajudar os pais. Filho de uma família numerosa e muito pobre, Diamantino teve de começar a ganhar o sustento desde muito cedo. Vivia com a família nos arredores de Lisboa até encontrar emprego como vigilante na Escola do Forte.

Casou com Maria quando eram muito novos, mas esperaram algum tempo e trabalharam muito até terem o primeiro filho, Ricardo. Nem Diamantino, nem Maria queriam que os filhos passassem pelas dificuldades que eles tinham passado. Trataram Ricardo como um pequeno rei até que chegou Lili, que veio destronar Ricardo do posto de filho único.

Por vezes, Diamantino acha que Ricardo não aproveita a oportunidade que os pais lhe dão e receia que o filho não perceba que os estudos são mais importantes do que o surf. Com Lili tem uma relação muito especial e orgulha‑se muito dela. É um homem esperto, que se tivesse estudado teria ido longe, e um verdadeiro pai de família, que ama a mulher e que faz tudo o que está ao seu alcance para garantir um futuro digno aos filhos.

Ricardo Miguel Alves (Tiago Costa)

É um rapaz machista, com mau feitio, mas divertido e pronto para a festa. Anda no 12º ano da área de ciências da Escola do Forte, mas é pouco aplicado nos estudos e o seu sonho é o surf.

Passa mais tempo no mar à procura da melhor onda do que a estudar e as suas notas refletem isso. Ricardo considera-se o “Rei” da escola e os colegas respeitam-no. É bonito e desperta a atenção das raparigas, mas só tem olhos para Ana Rita. É completamente apaixonado por ela e, acima de tudo, gosta de ser o namorado da rapariga mais gira e cobiçada da escola. Os seus melhores amigos são Kiko e Marcus. Andam sempre juntos, sendo Ricardo o líder do grupo.

Vive com os pais, Diamantino, vigilante na Escola do Forte, e Maria, desempregada, e com a irmã mais nova, Lili. Ricardo adora os pais e a irmã e a família ocupa um lugar muito importante na vida dele. Apesar de viverem com bastantes dificuldades financeiras sempre foram uma família feliz e unida.

Liliana Cristina Alves (Inês Seco)

Entrou para o 7º ano da Escola do Forte. É a filha mais nova de Diamantino e de Maria e é irmã de Ricardo.

Excelente aluna, adora estudar, especialmente ciências e matemática. Lili tem uma relação muito próxima com o pai, apesar de também se dar muito bem com a mãe. É a filha doce que qualquer pai gostaria de ter e adora o irmão, apesar de ele nem sempre lhe dar grande importância.

Lili receia a entrada para a nova escola, mas tudo corre bem e faz rapidamente amizade com Fred e Tiago. A relação dos três vai ser muito engraçada e neste grupo Lili é a mais despachada e, com a sua ingenuidade, não percebe que eles se sentem constrangidos com a presença feminina dela.

Família Machado


Dulce Machado (Luísa Cruz)

Docente de história e cultura das artes é também a directora da Escola do Forte. A escola é um projecto idealizado por ela e Dulce acredita que é um modelo de escola exemplar. Mulher apaixonada, romântica, sonhadora e idealista, luta pelos direitos humanos e considera-se completa e feliz. Cuida da sua aparência e gosta de fazer exercício físico, indo sempre que pode fazer jogging. Quase não usa maquilhagem, mas tem um estilo de vestir muito próprio, moderno e elegante. Vive com o marido, , e com a filha, Alice. É uma mãe exigente, mas também uma amiga para a filha de quem muito se orgulha. Por ser muito faladora e uma boa contadora de histórias, cativa os alunos nas suas aulas. Não sendo autoritária, é uma diplomata que acredita que através do diálogo tudo se consegue, e por isso os alunos gostam bastante dela. Alguns professores consideram-na boazinha de mais, mas Dulce acredita que é preciso dar liberdade e responsabilidade aos alunos e que a escola tem de ser vivida de forma democrática. O seu grande objectivo é fazer com que a escola de moda e a escola de ensino regular convivam em harmonia.

Zé Machado (Lourenço Henriques)

É professor de inglês e tem estado ao lado da sua mulher, Dulce, no projecto da Escola do Forte. Ao contrário desta, é um homem calado e ponderado, mas longe de ser sisudo.

Gosta de contar anedotas e é um homem muito bem-disposto. Tem os pés bem assentes na terra e apoia a mulher em tudo, mas está sempre a tentar mostrar-lhe o lado mais real da vida.

Tem uma relação muito boa com a filha, Alice, apesar de achar que há assuntos que deve resolver com a mãe.

O casamento com Dulce é o segundo casamento de , que foi casado com uma outra mulher (Cristina), de quem não teve filhos. O casamento durou pouco tempo e quando conheceu Dulce, casaram-se e tiveram Alice.

Dulce tenta arrastar o marido para fazer desporto, mas não se convence e prefere gastar o pouco tempo livre que tem a ler e a fazer pequenas construções de kits de barcos, carros, aviões.

Alice Machado (Carolina Frias)

Frequenta o 11º ano de Design de Moda da Escola do Forte. Vive com os seus pais, Dulce e , com quem se dá bastante bem.

É rebelde e irreverente, mas não é conflituosa. É uma aluna aplicada, pois adora o curso que está a tirar. Energética, adora andar de patins e é assim que chega muitas vezes à escola, onde é uma das grandes defensoras do curso de moda. Tem sempre a resposta na ponta da língua e não tem medo de enfrentar quem for preciso para defender os colegas do curso.

Sempre foi Maria-rapaz e nunca ligou muito à imagem, apesar de ser bastante bonita. Gostava de ter irmãos e ficou muito contente quando os pais anunciam que se inscreveram como família de acolhimento de um estudante estrangeiro – Bryan.

O melhor amigo de Alice é o seu colega de turma, Sebastião. Alice sempre gostou de cantar, mas nunca levou a sério este hobby. A chegada de Bryan vai revolucionar o seu mundo e de toda a família Machado.

Bryan Silva (Luís Garcia)

Nasceu nos Estados Unidos, em Los Angeles, e está em Portugal para concluir o “High School”. É um rapaz que cativa tanto pela beleza como pela simpatia. Tem bom carácter, é educado, bom aluno e um excelente surfista, tendo já participado em vários campeonatos, nos quais ficou sempre bem classificado.

Os seus pais, João e Rose, alcançaram o “american dream”. O pai é português e sempre teve uma forte ligação a Portugal. Em casa sempre falaram português e cultivaram a importância das tradições e das origens. Bryan estudou numa escola portuguesa e sempre que vinha a Portugal tinha vontade de ficar mais tempo.

Apesar de ter uma boa situação financeira, Bryan foi educado como um rapaz que tem de trabalhar e mostrar o que vale para conseguir singrar na vida. Ao contrário da irmã mais velha, Melanie, Bryan nem sempre lidou bem com esta situação e revoltou-se.

Juntou-se a um grupo de jovens marginais e envolveu-se em corridas de carros ilegais. Bryan vai despertar a curiosidade de todos os alunos da Escola do Forte. Irá ficar a viver em casa da família Machado e vai para a turma de Ricardo, que embirra logo com ele, pois não suporta ter concorrência.

Os seus amigos vão ser André, Nuno e Sebastião, apesar de serem alunos do curso de moda e a rivalidade entre as escolas ser uma constante.

Família Freire


Roberto Freire (Heitor Lourenço)

Professor na Escola do Forte, é um homem austero, de poucas falas e muito exigente. Lecciona físicoquímica e matemática ao 7º ano e química e matemática aos alunos do 11º e 12º anos. É o único professor que se veste formalmente (fato e gravata) nas aulas. Na escola, choca algumas vezes com a directora Dulce por considerá-la demasiado benevolente com os alunos.

É casado com Carmen, mas não têm um casamento feliz. Nunca se divorciou por causa dos filhos, mas a relação deles é tudo menos harmoniosa. As discussões em casa da família Freire são uma constante com Kiko sempre a tomar o partido da mãe e Bruno o do pai.

A excelência faz parte da vida de Roberto e sempre foi muito exigente com os filhos, apesar de nunca ter conseguido que Kiko gostasse de estudar. Ao contrário do que se poderia esperar, pela sua austeridade, Roberto apoia o sonho de Bruno em ser designer de moda, pois vê que o filho é aplicado, estudioso e sabe o que quer. Carmen nunca aceitou esta decisão de Roberto e a escolha do filho é assim mais um elemento de conflito entre o casal.

Carmen Freire (Rosa Villa)

É uma mulher amarga, infeliz e frustrada que nunca se perdoou a si própria, ao marido e ao filho Bruno por não ter concluído a licenciatura. Engravidou no início do namoro com Roberto, quando ainda estava a estudar. Com bastante esforço conseguiu conciliar a faculdade com a maternidade. No entanto, quando engravidou pela segunda vez as coisas ficaram mais complicadas e Roberto incentivou-a a ficar em casa para se dedicar aos filhos. Carmen aceitou e concordou, mas mais tarde arrependeu-se e começou a acusar o marido e o filho de serem responsáveis pelo seu destino.

Carmen é a dona do café Suspiro na Rua das Artes. O facto de não se sentir realizada, nem a nível pessoal nem profissional, condiciona a sua maneira de ser e de se relacionar com os outros.

Tem uma péssima relação com o filho mais novo, Bruno, e uma excelente relação o filho mais velho, Kiko. Nunca aprovou a escolha de Bruno em ser estilista e nunca perdoou ao marido tê-lo feito. Considera que esta escolha está relacionada com a sua sexualidade, pois acredita que o filho é homossexual, mas que não tem coragem para o admitir.

A sua relação com Roberto é má, mas nunca se decidiram pelo divórcio. As discussões em casa da família Freire são uma constante com Kiko sempre a tomar o partido da mãe.

Francisco Freire (Kiko) (Francisco Arraiol)

É aluno do 12º ano da Escola do Forte. É o menino querido da mãe, Carmen, que o estraga com mimos e lhe faz todas as vontades. É um aluno razoável, pratica esgrima e diz que quer ser médico, porque a mãe tem gosto nisso, apesar de não ter notas para tal. É arrogante, convencido e não perde uma oportunidade para humilhar seja quem for, especialmente o

irmão, Bruno, que frequenta a escola de moda. Nunca se interessou por nenhuma rapariga em especial e limita-se a ter umas “curtes” sem importância.

Os seus melhores amigos são Ricardo, o líder da escola, e Marcus. Os três andam sempre juntos e em confronto com André e Nuno, bem como com os restantes alunos de Moda. Vão ainda fazer de tudo para infernizar a vida ao recém-chegado Bryan.

As relações familiares também não são pacíficas. Kiko dá-se muito mal com o pai e com o irmão e, nas discussões familiares, está sempre do lado da mãe. Kiko acha que o pai não é suficiente bom para a mãe e tem vergonha do irmão. Talvez por isso adore ver os pais discutir.

Bruno Freire (João Pedro Bernardes)

É aluno do 11º ano de Design de Moda da Escola do Forte. Desde sempre teve grande apetência para o desenho e gostava, acima de tudo, de desenhar roupas que a avó costurava para as bonecas das primas. Por ser um excelente aluno, prevê-se que consiga encontrar um lugar de destaque no mundo da moda.

Ao início, os pais, Roberto e Carmen, eram contra a profissão que escolhera e olhavam, tal como toda a família, com estranheza para este gosto do filho. No entanto, com o passar do tempo, o pai começou a aceitar e a compreender a sua vocação. Ele explicou-lhe que ser estilista era uma profissão tão digna como outra qualquer e que aquele era o seu sonho. Para Bruno esta aceitação do pai foi muito importante, já que a mãe se continua a opor à sua escolha.

Bruno é um excelente rapaz e sofre ao perceber que o casamento dos pais não é pacífico e que algumas das discussões, que fazem parte do dia-a-dia desta família, são provocadas por ele e pelo seu sonho de ser estilista.

Um dos seus grandes amigos é Sebastião, que muitas vezes o arrasta para situações complexas e divertidas.

Família Garcia


Isabel Garcia (Cristina Areia)

É uma mulher que vive uma vida falsa. Quer parecer mais jovem do que é. Veste-se como a filha e, quando andam juntas, gosta que as pessoas pensem que são irmãs.

Sonhava em ser modelo, mas não tinha meios económicos para tal. Começou a trabalhar num restaurante aos 18 anos e foi lá que conheceu Gabriel Lima, o pai da sua filha Verónica. Mesmo sabendo que ele era casado, a ambição falou mais alto e Isabel seduziu-o. A relação entre os dois durou algum tempo, mas nunca houve amor. Isabel gostava do dinheiro e dos presentes caros que Gabriel lhe dava e ele sentia-se bem com uma rapariga de 18 anos que lhe alimentava o ego. Quando sentiu que Gabriel se estava a afastar, engravidou. Para evitar escândalos, Gabriel decidiu não a contrariar e passou a pagar-lhe uma choruda mesada. Isabel e Gabriel nunca mais tiveram qualquer tipo de relação e a única coisa que os liga é a transferência mensal que Gabriel faz para ela e para a filha.

Isabel idolatra a filha e quer que esta seja o que ela não conseguiu ser – alguém no mundo da moda. Educou-a de forma a ser uma miúda mimada, egoísta e fútil e vive o sonho da filha (ou a filha o dela).

Verónica Garcia Lima (Marta Andrino)

Frequenta o 12º ano do curso de Design de Moda e sonha com a fama e o mundo glamouroso das passerelles. É o protótipo da menina mimada que foi tratada como uma princesa. Ambiciona ter a sua marca de roupa e desfilar as próprias criações. É muito bonita e vistosa e sabe fazer uso dos seus atributos físicos para conseguir o que quer.

Vive com a mãe, Isabel, que a idolatra e quer que a filha seja o que ela não conseguiu – modelo. A relação das duas é boa, mas como tudo o resto na sua vida, é muito superficial. Verónica é viciada em compras. Só gosta de roupas de marca e tem um estilo muito sofisticado. Ela e a mãe usam muitas vezes a mesma roupa. Não tem qualquer relação com o pai nem com a família deste.

Verónica é fútil, sem escrúpulos e, tal como a mãe, acha que os meios justificam sempre o fim. Odeia Ana Rita, pois não aguenta que a outra seja melhor que ela em tudo. A sua única amiga é Magda, mas Verónica aproveita-se dela e usa-a quase como secretária pessoal.

Família Branco


Diana Branco (Alexandra Leite)

É professora de marketing e produção de moda na Escola do Forte. Diana é ex-modelo internacional e depois de ter abandonado as passerelles formou-se na área de produção de moda, tendo sido convidada por Dulce para coordenar o curso.

Quando era jovem, deixou a sua vida pessoal para segundo plano, pois estava demasiado envolvida na carreira e sabia que tinha de aproveitar enquanto era nova para dar tudo por tudo no mundo da moda. Teve de lutar muito para conseguir uma dimensão internacional e quando deixou as passerelles, sentiu um vazio muito grande. Foi nessa altura que decidiu investir na área de produção de moda e que conheceu Miguel Pereira, com quem casou. Apesar de o seu casamento ter fracassado, Diana investiu tudo na relação com a filha, Tatiana e criou-a sozinha. Tem com ela uma relação muito forte e muito bonita. Além de mãe e filha são também grandes amigas e confidentes. Diana é muito exigente com a filha, mas é também muito compreensiva e incentiva-a ao máximo para ela que seja feliz e persiga os seus sonhos.

Tatiana Branco (Mafalda Portela)

Frequenta o 11º ano de Design de Moda na Escola do Forte. Vive com a sua mãe, Diana, que é professora de marketing e produção de moda e este é o primeiro ano em que vai ser aluna dela. Está um pouco constrangida com a situação, pois sabe que esta vai despertar alguns comentários. Tatiana e Diana têm uma relação fantástica pois, além de mãe e filha, são também grandes amigas.

Tatiana é simpática e bem-disposta, boa aluna e está sempre envolvida nos vários projectos da escola de moda. Dá-se bem com toda a gente, mas não gosta de Verónica e do seu grupo. É dotada de uma voz muito boa, mas nunca teve ambição de cantar, a não ser em festas e reuniões com os amigos. No entanto, as coisas vão mudar e Tatiana vai deslumbrar todos com a sua voz.

Alunos de moda


Ivan Bastos (Francisco Fonseca)

É um rapaz brincalhão e divertido. É repetente do 11º ano de Design de Moda na Escola do Forte. Namora com Magda desde o ano anterior, mas a relação deles nem sempre é pacífica.

Para complicar ainda mais as coisas, este ano, vão estar mais afastados porque já não são da mesma turma e Magda vai sentir muito este afastamento. Ivan é o filho mais velho de quatro irmãos e pertence a uma família de classe média: a mãe é contabilista e o pai é fotógrafo de moda. Para vir estudar para a Escola do Forte, Ivan teve de deixar o Porto, a sua terra Natal, e vir morar para uma residência de estudantes.

Desde muito cedo, Ivan frequentou o mundo e os bastidores da moda. O seu jeito para o desenho e o gosto pelo mundo da moda fizeram-no optar pela área de design de moda, apesar de não ter a certeza do que quer seguir e estar dividido entre design de moda e arquitetura.

Ivan vai-se ver muitas vezes envolvido nas guerras entre a escola de moda e os alunos do ensino regular. É um rapaz pacífico, mas não tolera injustiças, principalmente no que toca aos seus amigos.

Sebastião Salgado (João Maria Bonneville)

É o trapalhão da escola. Inscreveu-se por engano no curso de Design de Moda e deixou-se andar. Nunca soube bem o que queria e, quando percebeu que se tinha enganado, nem se deu a trabalho de corrigir. Frequenta o 11º ano e é a pessoa mais trapalhona, despistada e desorientada da escola. Tem pânico das aulas de educação física, pois é completamente inapto e desengonçado para o desporto e acaba quase sempre ridicularizado. Está sempre a inventar desculpas para tentar escapar às aulas de desporto, quase sempre sem sucesso, e anda sempre metido em trapalhadas. Quer a nível académico como pessoal a vida de Sebastião é o verdadeiro caos. Há quem chegue a pensar que ele tem algum atraso e por isso metem-se com ele. É muito tímido e envergonhado e nunca teve nenhuma namorada, mas tem uma paixão secreta por Alice. Pertence a uma família de classe média-baixa e vive com a mãe e com o padrasto. A mãe, Lisete, é dona de casa e o padrasto, Rui, trabalha na construção civil. Está com o pai aos fins-de-semana e nas férias.

Nuno Dias (Michael Jerson)

Frequenta o 12º ano de Produção de Moda na Escola do Forte. É de Coimbra, mas veio para Lisboa para poder frequentar a escola de moda. Está a viver com os tios Jaime e Mariana e com a prima Vera, que também é aluna na Escola do Forte.

Nuno foi namorado de Sara, mas acabou o namoro para andar com Verónica, por quem se deslumbrou. No entanto, ainda não esqueceu a ex-namorada, nem ela o esqueceu a ele. Nuno foi seduzido por Verónica, que se queria vingar de Sara, mas o regresso às aulas e ao convívio diário com Sara vão baralhar as suas ideias.

O seu melhor amigo é André. Conheceram-se na Escola do Forte no 10º ano e desde então são inseparáveis. Ricardo, Kiko e Marcus estão sempre a provocar os alunos da escola de moda e são os maiores opositores de Nuno.

André Santos (Sérgio Vicente)

Frequenta o 12º ano de Produção de Moda. É bom aluno, pois sabe que os pais fazem grande esforço para que ele possa estudar, mas a sua grande paixão são as bicicletas BMX. André é o filho mais novo de uma família numerosa que vive com bastantes dificuldades. Os pais, Rosalina e Américo, já não são novos. O pai é reformado dos correios e a mãe engoma para fora. André anda sempre a arranjar biscates e trabalhos temporários que lhe permitam manter a paixão pelas BMX, pois sabe que o orçamento familiar não dá para vícios. Marcus é o seu grande opositor dentro e fora das competições do BMX.

Nuno é o seu melhor amigo. Apesar de serem de estratos sociais muito diferentes, são muito chegados e enfrentam os alunos do ensino regular sempre que estes os provocam.

Madalena Faria (Adriana Faria)

Finalista da Escola do Forte, é uma miúda despachada, extrovertida e com um look arrojado, estilo vintage, que ambiciona ser produtora de moda. Vive com os pais, Paula e Henrique, e com a irmã mais velha, Rita. A mãe é responsável pelo guarda-roupa de um programa de televisão e o pai é advogado.

Quando entrou para a Escola do Forte, no 10º ano, conheceu Ana Rita de quem se tornou imediatamente amiga. Foi através desta que conheceu Sara. Hoje em dia as três são inseparáveis.

Apesar de ser a menos vistosa do grupo, não tem complexos. É muito despachada, organizada e trabalha muito bem em grupo, aproveitando para estar sempre envolvida nas atividades da escola. O seu carácter é irreverente e não admite injustiças. Assim, não tolera as “guerras” que os alunos do ensino regular fazem aos colegas da escola de moda.

Madalena quer muito fazer produção de moda no futuro, mas tem bastantes dificuldades nas disciplinas de matemática e geometria descritiva, dificuldade que André vai ajudar a ultrapassar, bem como outros problemas da sua vida. Ao longo deste ano, Madalena descobrirá também o verdadeiro significado da palavra amor.

Magda Franco (Joana Vieira)

Frequenta o 12º ano de Design de Moda e o seu sonho é ser como Verónica. Magda veio de uma família muito simples. Leonel, o seu pai é maquinista da CP e Irene, a sua mãe é costureira. Foi por causa da profissão da mãe que Magda se interessou pelo mundo da moda. Magda gosta de customizar as suas roupas e tem muito jeito. Como não tem muito dinheiro para comprar roupa, frequenta lojas de roupa em segunda mão e criou um estilo muito próprio.

Sonha com um estilo de vida mais glamouroso e acha que a amiga Verónica a pode ajudar nesta ascensão. Magda não é má rapariga, mas é muito ambiciosa e chega a ser um pouco ingénua. Alinha nos planos de Verónica, que muitas vezes a usa sem que ela perceba. Magda namora com Ivan, que reprovou este ano e ficou retido no 11º ano. Isto vai causar algum afastamento entre eles e fazer Magda mostrar um lado mais ciumento.

Ensino Regular


Manuel Basílio (Rui Santos)

É o professor de Educação Física da Escola do Forte. De porte atlético, faz muito sucesso na escola, especialmente com as alunas. Todos os alunos gostam dele e ninguém imagina que esconde um terrível segredo. Manuel candidatou-se como professor na Escola do Forte para tentar fugir ao seu passado. No entanto, as coisas não correrão da forma que espera e

Manuel acabará por ser encontrado e chantageado.

Frederico Marques (Fred) – João Pacheco

É um dos caloiros da Escola do Forte e entrou para o 7º ano. É um rapaz franzino que parece mais novo do que realmente é. Usa óculos porque quer – não tem graduação que o justifique – e é um verdadeiro “cromo”. Onde se sente bem é no laboratório de ciências. Desde que os seus pais lhe ofereceram um Kit de ciência, quando era mais pequeno, que Fred alimenta a esperança de vir a ser um cientista galardoado. Vive apenas com a mãe, Francisca, já que o seu pai faleceu há alguns anos. Estudou num colégio privado até ao 6º ano e foi aí que conheceu o seu grande e único amigo Tiago. Fred é mais tímido do que Tiago e é um rapaz de poucas falas, especialmente no que diz respeito às raparigas. Nunca teve uma namorada, num deu um beijo na boca e, até conhecer Lili, achava que queria que as coisas continuassem assim para sempre. Está feliz por estar na nova escola, especialmente porque esta possui um laboratório de ciências muito bem equipado. Vai passar todo o tempo possível no meio das suas poções e invenções e irá envolver-se em muitas situações cómicas.

Marcus Ribeiro (Diogo Fonseca)

Frequenta o 11º ano da Escola do Forte, da área de humanidades. É mau aluno – já chumbou duas vezes -, interesseiro, calão e mau caráter.

Os pais divorciaram-se quando era pequeno e Marcus ficou a viver com a mãe, Júlia Lemos, que não tem nenhuma mão nele. Júlia é enfermeira, e tendo uma profissão que requer longas horas e turnos, acabou por deixar que Marcus passasse muito tempo sozinho, habituando-se a ser o homem da casa e a fazer o que bem lhe apetecia. Filho único e muito mimado, não gosta de estudar e a sua grande paixão são as BMX. Ele é um verdadeiro adepto da modalidade de acrobacias (Freestyle). Nas bicicletas, o seu grande rival é André, mas na escola são todos os alunos do curso de moda.

O seu mau carácter revela-se também com as raparigas. Considera-as descartáveis e não consegue nem quer ter uma relação. Não gosta de dar satisfações a ninguém e acha que uma namorada o ia limitar.

Os seus grandes amigos são Kiko e Ricardo. No entanto, Marcus é o pior carácter deles todos e está sempre a arranjar confusões, bem como problemas com os alunos da escola de moda.

Sara Reis (Carolina Loureiro)

Estuda no 12º ano da área de ciências na escola do Forte e quer seguir Engenharia do Ambiente. Vive com os pais, Gonçalo e Ana. O pai é engenheiro agrónomo e a mãe trabalha numa ONG ligada ao ambiente.

É amiga de Ana Rita desde a primeira classe de quem é inseparável. Apesar de, mais tarde, Madalena ter-se juntado ao grupo, Sara e Ana Rita têm muitas histórias em comum e uma amizade inabalável. É bonita, e, acima de tudo, é uma rapariga com uma grande determinação e vontade de ser a melhor. Todos os anos é a melhor aluna da turma e quer garantir a sua entrada no Instituto Superior Técnico de Lisboa. É muito ecologista e uma acérrima defensora da reciclagem e de tudo o que tem a ver com questões ambientais.

Namorou com Nuno, mas Verónica roubou-lhe o namorado. Será que os caminhos de Nuno e de Sara se voltarão a cruzar?

Vera Gomes (Inês Costa)

Estuda no 11º da Escola do Forte. É muito gira, bem-disposta e atraente.

Apesar de ser muito diferente de Teresa, são as melhores amigas, pois já se conhecem desde o jardim-de-infância. É boa aluna, mais por insistência de Teresa do que outra coisa. É bastante

inteligente e quer ser jornalista para correr mundo atrás da melhor notícia. É perspicaz e sabe o que quer. Gostava de já não ser virgem e, por este motivo, age como se já não o fosse. Vera nunca se sentiu preparada para se entregar a nenhum rapaz, mas nunca assumiu isso a ninguém, nem à melhor amiga, e, para todos os efeitos, é como se já tivesse acontecido. Vive com os pais, Jaime e Mariana, e com o primo Nuno.

  • Tiago Madeira

    Um elenco invejável!!! Acho que nunca os Morangos tiveram um elenco assim, a não ser nos primeiros….

/* ]]> */

Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. mais informações

The cookie settings on this website are set to "allow cookies" to give you the best browsing experience possible. If you continue to use this website without changing your cookie settings or you click "Accept" below then you are consenting to this.

Close