fbpx

«Moçambique: Um Futuro a Sul» em «Repórter TVI»

Pedro Vendeira
2 min leitura

Repórter Tvi

São já 23 mil os portugueses que, nos últimos anos, se fixaram em Moçambique, à procura de uma vida melhor. A crise e a falta de emprego, em Portugal, levou-os a mudar de vida e a instalarem-se num país que cresce 7 a 8% ao ano, mas que continua a ser um dos mais pobres do mundo.

A nova vaga de emigrantes é, na sua grande maioria, constituída por quadros qualificados de empresas, muitos ligados à construção civil. Uns levaram as famílias, outros contam apenas com os amigos para uma vida que não é só facilidades.

Em Maputo, onde residem cerca de 17 mil portugueses, os salários são altos, mas o custo de vida também é elevado. As rendas das casas são caras, alguns produtos alimentares como os iogurtes, por exemplo, são quase um luxo.
Moçambique não é um «el dorado», mas a falta de mão de obra qualificada e a quantidade de infraestruturas por construir abrem horizontes de esperança e perspetivas de futuro que não se vêem em Portugal.

Moçambique: Um Futuro a Sul, é uma reportagem da Jornalista Paula Costa Simões, com imagem de Pedro Batista e edição de Ana Alcobia, para ver esta segunda-feira, 02 de março, à noite, no Jornal das 8, em Repórter TVI.

Siga-me:
Amante da tecnologia e apaixonado pela caixinha mágica desde miúdo. pedro.vendeira@atelevisao.com