TVI

Júlia Pinheiro lança duras críticas à ficção da TVI

Julia Pinheiro

Na SIC desde janeiro de 2011, Júlia Pinheiro nunca escondeu o desejo de querer vencer a estação pela qual deu a cara durante anos, a TVI. Apesar de não liderar nas manhãs, com o programa «Querida Júlia», já se sente feliz com a preferência dos portugueses no horário nobre – as novelas transmitidas pela SIC.

Na grande entrevista que se pode ler na TV Guia desta semana, a apresentadora comenta esta reviravolta no prime-time. «Neste momento, temos uma matriz de ficção bem diferente da da TVI e as pessoas acabam por identificar esses elementos que vêem na antena todos os dias», começa por dizer a diretora dos Contéudos da estação de Carnaxide.

E é no tipo de histórias que Júlia Pinheiro se debruça para lançar farpas ao canal rival: «A nossa (narrativa) é muito mais ágil. A própria construção dos segmentos na TVI é feito um bocadinho por copy paste, encadeamentos que são copiados de novela para novela, embora os autores sejam diferentes. Aquilo acaba por ser muito parecido. A determinada altura, a TVI deve ter desistido de procurar as histórias e começou a ir beber a outros modelos de ficção», aponta, afirmando que «A TVI está numa crise de criatividade profunda.»

Para finalizar, Júlia Pinheiro diz que este “desleixo” nos argumentos foi uma das razões que a fez «ter saído da TVI e ter vindo para cá: queremos ser líderes», admitindo que «Na TVI, não há ninguém particularmente vocacionado para a área da ficção e isso cria desiquilíbrios». «Falta-lhe (à ficção da TVI) criatividade e ousadia», critica.

  • White Angel

    Por muito que não goste… 🙁 a Júlia tem razão… se a TVI nada mudar vai cair numa crise…

  • Apesar de preferir a TVI enquanto canal televisivo acho que se estes não inovarem a grelha (programas, imagem, design, novelas, talk-shows, cenários…) com novos produtos em 2013 a SIC será a líder!
    Basta ter uma imagem mais simples, dinâmica, apelativa e com um bom slogan (que ultimamente até foram copiar o “juntos” à SIC) voltarão a ser a elite de canal televisivo de Portugal! Ideias não faltam e pessoas com TALENTO também não, por isso vamos lá TVI porque a SIC já vos está a “passar a perna”!

  • tiago

    as novelas que passam na sic tem a mão de globo e não da propria sic

    • John Roft

      O cabo também anda a vencer e com certeza não é com produtos portugueses. Cada um safa-se com o pode.

    • riducil

      argumento ridículo!

  • Roberta

    A Júlia tem toda a razão! As novelas da TVI são todas iguais! Há muito tempo que não há originalidade! Por exemplo, reparem nas vilãs! são todas repetitivas! Em RS, LA e DT! Prefiro muito mais a ficção da SIC!

  • tem a mao da globo, mas tmb tem a mao dos profissionais portugueses.. parem de dizer que a sic so esta a liderar na ficção porcausa da globo… é um tedio ver as novelas da tvi, na sic ha muito mais acção, ate a imagem ´+e melhor, na tvi e muito escuro os cenarios…

  • Diogo

    se ela estivesse tao preocupada com o programa dela como esta com as novelas da TVI, ela ja estava a liderar a meses
    enfim

    • remnis

      custa ouvir as verdades, não é?

  • eu

    As 2 principais novelas da SIC neste momento são remakes… Onde é q está a falta de criatividade?

    • Roberta

      A mim mais parece que a TVI é que não tem originalidade! Pois as novelas são todas iguais! Assim prefiro ver remakes! E DD é baseado e não copiado! Tem originaldade e é diferente da versão brasileira.

    • tu

      LOL na TVI é que não está. Novelas que são uma completa seca.

  • ana

    “Na TVI, não há ninguém particularmente vocacionado para a área da ficção”…ela tá brincando…-.- ….ela deveria estar seriamente preocupada com o seu programa, em qual perde todos os dias…eu prefiro mil vezes as novelas da tvi do que as da sic, eu vejo o louco amor tds os episodios, e tbm já vi 1 vez o dancin days, mas prefiro o LA, é melhor novela…isto é só a minha opinião!

  • Pedro

    A Júlia Pinheiro tem razão… Apesar de achar que a TVI tem feito um trabalho meritório na ficção nacional, ultimamente as novelas têm deixado muito a desejar. As vilãs são todas do mesmo tipo: psicopáticas movidas apenas por um amor não correspondido (LA; RS; DT, por exemplo) e as heroínas são invulgarmente demasiado boas. Perde-se completamente o lado humano das histórias, tudo parece artificial. Não vou dizer que a Sic não cometa estes erros, mas pelo menos as histórias são mais ágeis e, no que diz respeito às novelas que estão agora no ar em horário nobre, parecem muito mais próximas da vida real que as da TVI. Contudo, para ser líder, a SIC tem de dar uma volta no daytime. Não é tão difícil assim: se substitui-se ao início da tarde PAOM por uma novela brasileira de sucesso do passado (como já fez com Alma Gémea) podia ganhar esse horário e aumentar os resultados de Boa Tarde. Quanto às manhãs, acho mais difícil, já que dificilmente QJ terá algum dia a força de VNT

  • CASADOSEGREDOSDOMINGOTVI

    Ó Júlia como diz que a TVI não tem criatividade , as pessoas devem de estar a fazer confusão todos os produtos transmitidos na TVI excepto alguns filmes (poucos) e uma ou 2 series internacionais , é tudo produzido pela TVI , enqunato na SIC para alem dos filmes e series as novelas onde em 4 3 sao brasileiras , onde a SIC só deu dinheiro e apenas uma é portuguesa e é co-produzida coma GLOBO e é remake , a nivel de imagem recordo que a SIC tem o mesmo logotipo desde que começou ao contrario da TVI que já teve vários logotipos os atuais grafismos foram alterados este ano com a nova imagem dos novos programas e com o novo slogan VTV tem um estudio e grafismos que fazem um ano no final deste mes o A TARDE E SUA tem aquele estudio ainda nem sequer a dois anos , e nao gozem cmg , originalidade isso sim a TVI tem que aposta em ATCNMEE SS BBe tantos outros programas giros e divertidos para todos os gostos de musica reality-show enfim… enquanto que na SIC Peso Pesado , Toca a Mexer , Idolos , Portugal tem talento e pouco mais POR FAVOR , A UNICA COISA QUE EU ACHO QUE A TVI PODE MUDAR E AS MANHAS DE FIM-DE-SEMANA E APOSTAR EM MAGAZINES pk os talk-shows grafismos estão novos e atuais como os estudios adoro o estudio da casa dos segredos do Voce na Tv muito colorido e o de A TARDE E SUA apesar de ser herança da julia esta novo e lindissimo muito moderno e muito elegante o de VIDOE POP muito colorido e divertido o de INFORMAÇÃO O MELHOR DE TODOS e por ai forrrraaaa

  • CASADOSEGREDOSDOMINGOTVI

    “Na TVI, não há ninguém particularmente vocacionado para a área da ficção”…ela tá brincando…-.- ….ela deveria estar seriamente preocupada com o seu programa, em qual perde todos os dias…eu prefiro mil vezes as novelas da tvi do que as da sic, eu vejo o louco amor tds os episodios, e tbm já vi 1 vez o dancin days, mas prefiro o LA, é melhor novela…isto é só a minha opinião!

  • CASADOSEGREDOSDOMINGOTVI

    EU ODEIO ESTA MULHER , RIDICULA

  • CASADOSEGREDOSDOMINGOTVI

    Mas pk é que ela não fala dos programas de domingo dos telejornais dos talk-shows da novela de hora de almoço das madrugadas só sabe falar de DD e Gabriela , por favor por a SIC ter dois produtos bons não é a melhor TV do mundo a TVI também tem tantos produtos bons , quer dizer CASA DOS SEGREDOS ATCNMEE , JORNAL DAS 8 , COMENTARIO MARCELO SOUSA , VTV , A tarde é sua , vencem , e as caras da TVI não se andam ai a gabar e a dizer que a SIC não vale nada , não é por nada mas há muita FALTA HUMILDADE NA SIC

    • Roberta

      A Júlia só está a falar da ficção! porque haveria de falar da TVI no geral? E tem razão e até actores da TVI (alguns) concordam!

    • Anónimo

      Vais me dizer que a Teresa Guilherme não fala mal da sic… Por favor…

  • Pedro

    Agree , TVI poe-te a pau !

  • Vania lameiras

    Que peixeirada! Fica-lhe mesmo muito mal falar assim da concorrencia. Enfim, uma verdadeira peixeira

    • name

      A horrorosa Teresa Guilherme não fala da concorrência, pois não?

  • Paulo Ramalho

    Falta de criatividade tem a SIC que faz versoes de novelas brasileiras

  • joana costa

    É uma vergonha para a Júlia Pinheiro venha a publico dizer que saiu da TVI pelo motivo que manifesta. Pergunto então o que ela estava lá a fazer? Ela acha que para se ter audiencias é só fazer ficção? Pois quer o trabalho facilitado, ou seja não quer fazer nada. A responsabilidade passa a ser dos responsáveis da ficção. A criatividade dela passa ao lado. Ela não vê que é por esta atitude péssima que as pessoas deixaram de gostar dela. Ela nãp vê a Sic e não retira que quem está a dar audiencias à Sic são somente as novelas e ao que eu saiba esse departamento não é dela é da Sobral. Então devemos todos perguntar “Julia onde está a sua criatividade, a sua originalidade , onde está o seu trabalho não tem espelho. Só critica aquele que muitos defeitos tem. Quando se está no trabalho a ver o dia em que a TVI perde nas audiencias, para depois vir criticar, quando devia estar no tralho a pensar” o que vou fazer, tenho que aplicar a minha criatividade em programas que deêm sucesso à Sic” Mas isso não acontece, Quando se julgam importantes e quem está ao nosso lado não valem nada é o que acontece. Foi para a SIc a pensar que era a maior da TVI e que os outros colegas não valiam nada pois iriam perder o sucesso ela não estando. Mas o que aconteceu é que ela teve medo que a TVI perdesse o rumo com a saida do Eduardo Moniz e da Sobral, logo escostou-se à Sobral para não ficar na sombra.Porque não podia ir atras do Moniz pois essa é a preferência dela.Anda sempre atrás dos bons profissionais para depois do trabalho feito ele passar para a frente e ser ela a ter a maior visibilidade. Rua com a Júlia é como na política não fazem o que prometem que vão para outro lado roubar o dinheiro.

  • ela tem medo que a TVI lhe roube audiências no seus programas e novelas(baseadas em êxitos brasileiros (re-make) e uma enxurrada de 4 novelas e muita gente não se lembra que se queixavam de haver 3 novelas na TVI , actualmente tem 2 , e agora a SIC tem o dobro e ninguém diz nada, a TVI produz conteúdo nacional ( não me venham disser que são os espanhóis) tem atores portugueses (puramente) não é como na SIC que são elencos luso- brasileiros(que perdem um pouco ao lado do atores da TVI). E ela quis sair dá TVI porque não quis que o PESO PESADO estivesse nesse mesmo canal ela fazia pé firme que não queria e depois vem com estas criticas que isto ou aquilo que esta mal e não se lembra que actual protagonista de LOUCO AMOR esteve no actual canal onde ela(Júlia:( tenho pena de ti ) está agora que lhe deu um protagonismo um pouco aquém que foi um serie que passou de horário em horário e acabou de ser um fracasso eu admito que já foi fiel seguidor SIC mas

  • Anonimo

    SIC vs TVI…Fogo tanta rivalidade,já agora criem uma novela.E só faltava receberem um EMMY,é só coitadinhos,TROIKA,governo aumenta AUSTERIDADE,novelas com as mesmas histórias em que há sempre um casalinho romântico e um vilão ou mais a querer estragar a vida dos outros…ESTE PAIS ESTÁ A PRECISAR DE HISTORIAS DIFERENTES E POSITIVAS, NÃO COM AS MESMAS TRETAS!!

  • Será verdade? A mulhersinha é cómica. Ela disse isso? eu não ouvi e ela costuma falar tão alto que naté em Espanha a ouvem. ihihih

  • Sara

    Também nao gosto nada de dancin day’s! Nao consigo ver nenhuma novela de horário nobre

  • Secret

    Só criticam a TVI! A SIC transmite novelas brasileiras que ja deram enquanto que a TVI pode estar a transmitir novelas repetidas mas portuguesas e criadas pela TVI. Por alguma coisa que a TVI é lider de audiencias. Onde estará a falta de originalidade? Qual teria sido a razão da SIC para abandonar a transmição do Formigueiro? Sempre ouvi dizer que desistir não é opção e a TVI nao desite! FORÇA TVI!

/* ]]> */

Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. mais informações

The cookie settings on this website are set to "allow cookies" to give you the best browsing experience possible. If you continue to use this website without changing your cookie settings or you click "Accept" below then you are consenting to this.

Close