TVI

TVI adia reportagem sobre Agustina Bessa-Luís e deixa familiares revoltados

A TVI terá investido numa reportagem sobre Agustina Bessa Luís, que deveria ter sido transmitida no passado dia 15 de outubro. No entanto, acabou por não ir para o ar, o que causou alguma indignação aos familiares.

No dia em que Agustina Bessa-Luís, escritora portuguesa, completou 90 anos, a estação de Queluz de Baixo tinha planeado transmitir uma reportagem em jeito de homenagem. Porém, tal não se chegou a concretizar e gerou alguma polémica entre a família de Agustina. «Tanto eu como a Mónica Baldaque, a filha de Agustina, o seu marido e o seu pai ficámos muito tristes pelo facto de a reportagem não ter sido transmitida no seu dia de aniversário, tal como tinha sido garantido pela estação (…) Chegámos a publicitar a reportagem junto do núcleo dos sócios-fundadores do círculo literário da escritora e até hoje ninguém da TVI nos explicou o que aconteceu. Foi uma falta grosseira para a Agustina e para a cultura portuguesa!», disse à TV Guia a dra. Isabel Ponce de Leão, uma das sócias-fundadoras do Círculo Literário Agustina Bessa-Luís.

Segundo informações da revista, o motivo para que José Alberto de Carvalho, diretor de informação da TVI, tenha adiado esta reportagem está relacionado com «critérios jornalísticos». Uma fonte da redação explica que:

[quote]No dia 15 de outubro, o país assistiu à apresentação do Orçamento de Estado para 2013, todas as atenções estavam concentradas nesse facto e não quisemos diluir uma reportagem que consideramos valorosa. É óbvio que a iremos transmitir na primeira oportunidade. Seria um absurdo se não fizéssemos.[/quote]

/* ]]> */