fbpx

Filipa Poupinha luta contra um cancro

A Televisão
4 min leitura

Filipa Poupinha Filipa Poupinha Luta Contra Um Cancro

Tem apenas 24 anos e deu do que falar na temporada de verão de Morangos com Açúcar VI. Contudo, a tenra idade não a “protegeu” de lutar contra uma das doenças mais mortíferas do século.

É em entrevista à edição desta semana da revista TV 7 Dias que Filipa Poupinha confirma estar a lutar contra um cancro, sem contudo, fazer uso dessa mesma designação. “Descobri o tumor em Janeiro, mas quando comecei a desconfiar que se passava alguma coisa foi em Dezembro (…)”, começa por dizer, acrescentando: “Quando falei com o médico, ele disse que a única coisa que pode fazer com que não se tenha menstruação é a gravidez, problemas nos ovários ou um tumor na hipófise. Depois, resolveram marcar-me uma TAC craniencefálica e questionei o porquê de fazer aquilo, no entanto, a resposta foi rápida e eles detectaram logo que era um tumor”, recorda.

Neste momento, o Mundo desabou sobre a atriz, que se questionou: “’O que é isto?’ perguntava eu. Porque o médico não me explicou nada e então, cometi o gravíssimo erro de ir pesquisar à Internet o que tinha. O que li deixou-me ainda mais desorientada. A minha mãe, Dulve, estava em pânico, mas tentava confortar-me e não mostrar o que sentia para eu não ficar ainda pior”.

A gravidade da situação tornou-se ainda maior quando Filipa Poupinha soube que teria de aguardar sete meses por uma consulta no médico para começar a fazer medicação, “pois o tumor é líquido, ou seja, as células mortas que se acumulam numa zona do cérebro. Uma das principais causas é o stress, mas eu não funciono se não for sob stress. Quando é um cancro na mama, sabe-se o que é, mas este é completamente desconhecido, eu não fazia ideia do que era”, recorda. Perante esta “obrigação”, a jovem não baixou os braços e, passado um mês, foi consultada no Hospital de Santa Maria, “porque me mexi por outro lado, se não estava sete meses à espera. Aí, comecei a perceber o que se passava e a ficar mais esclarecida. O médico explicou-me que o meu caso não era dos mais graves e fiquei tranquila”.

A partir daqui, começaram os tratamentos: “O médico explicou-me que iria fazer um tratamento de iodo em comprimidos e que me poderia cair o cabelo – é como uma quimioterapia. Comecei em Março e ainda hoje continuo, mas não tem sido fácil, porque já fui parar ao hospital devido aos medicamentos me fazerem baixar a pressão arterial. Faço um mês de tratamento, paro uma semana e assim sucessivamente.”

Apesar de os tratamentos estarem a correr bem, Filipa Poupinha teve muitas dificuldades em aceitar a doença: “Tenho tido algumas ‘brancas’, mas também tenho a noção de que fui buscar uma força que não imaginava ter. mas a pergunta que ainda hoje faço é: ‘Porquê a mim?’”.

A terminar, um fio de esperança. A atriz regressou ao trabalho e fez uma participação em Remédio Santo, como Sónia: “Estou a gostar muito de gravar Remédio Santo, eles são cinco estrelas, principalmente o João (Catarré), que está sempre preocupado se estou à-vontade e a sentir-me bem”, concluiu.

Siga-me:
Redactor.