TVI

Exclusivo aTV: TVI avança com mudança de grafismo

Existe a possibilidade do formato de imagem 16:9 ser instituído na TVI
Existe a possibilidade do formato de imagem 16:9 ser instituído na TVI
Existe a possibilidade do formato de imagem 16:9 ser instituído na TVI
Existe a possibilidade do formato de imagem 16:9 ser instituído na TVI

Com o atual grafismo alusivo aos 20 anos da segunda televisão privada portuguesa, A Televisão sabe que a TVI já prepara uma mudança gráfica global, incluindo a modificação do logótipo do quarto canal e a implementação do formato de imagem 16:9. As alterações começarão a ser visíveis entre setembro do presente ano e janeiro de 2014.

Uma fonte próxima da estação de Queluz de Baixo revelou ao nosso site que a mudança já está a ser preparada e aglomera uma modificação parcial do logótipo da estação. «Acerca das mudanças gráficas, a TVI vai proceder, gradualmente, até ao final deste ano, alterações gráficas. Já está a ser trabalhado o novo logótipo, e essa mudança está prevista para o final deste ano, princípio do outro. Até lá mantém-se o grafismo dos 20 anos», afirma a mesma pessoa, acrescentando que «A mudança gráfica vai englobar a mudança total dos separadores. O grafismo vai ficar muito mais clean».

Para além destas alterações, a direção da TVI administrada por Luís Cunha Velho pensa seriamente proceder à instituição do formato de imagem 16:9, por muitos aguardado há algum tempo, sendo que das generalistas apenas a RTP aderiu a esta evolução. «Esta mudança, ao que tudo indica, terá ainda a haver com a entrada do 16:9, mas isso já não posso confirmar totalmente. A acontecer, deve englobar tudo [entretenimento, informação e ficção]», disse em exclusivo ao A Televisão. «Quanto ao genéricos e ao slogan não tenho conhecimento», adianta a mesma fonte.

A partir de setembro, as mudanças serão notórias no ecrã da TVI. A acrescentar a estas alterações, também a ficção e o entretenimento deverão contar com novidades, com a estreia de uma nova telenovela – adaptação da argentina Hijos del Monte – e o possível regresso de um dos programas de grande entretenimento emitido nos últimos anos pelo quarto canal.

  • dftmarques

    Parabéns à TVI pela mudança para o 16:9 (se for verdade e por ser pioneira em relação à SIC, apenas por isso)! Em relação ao grafismo, também concordo. Não gosto do atual grafismo. É engraçado, mas isso não basta. Já sobre o logótipo, não deveria de haver uma alteração. O logótipo é a marca e uma alteração há que ser muito bem tolerada. Pessoalmente não concordo. Mas é bom quem inova.

  • Gonçalo

    Sinceramente, não sei se fique contente ou triste. Se for verdade, a emissão em 16:9 e um grafismo “clean” (que anda a precisar), fico contente. Se for mais uma invenção ou usarem a desculpa do “16:9 SD não faz sentido”, fico triste. Andamos no único país em as televisões generalistas ainda estão no século passado. Mas enfim…estamos em Portugal!

    • dftmarques

      A desculpa da falta de equipamentos (televisões) em casa não passa de… desculpas. Por que é que não mantêm o canal em 4:3 e outros (no cabo) em 16:9? Se estão preocupados com as pessoas que têm televisão em 4:3, também deviam pensar na maioria que tem uma em 16:9, até porque uma imagem em 16:9 não fica assim tão mal numa TV em 4:3.

      • pedro c.

        Só se colocarem as barras horizontais.

      • Pedro Mello

        Em filmes, por exemplo, se forem exibidos em 16:9, as legendas são um pouco cortadas numa televisão 4:3.

        • dftmarques

          Se calhar tem razão.

      • Mim

        Não tem a ver com isso, como é claro. Para ser em 16:9 todas as câmaras teriam de ser substituídas: As dos dos talkshows, as dos noticiários e todas as usadas pela Plural numa novela. Uma coisa é fazerem programas no cabo com essas câmaras, pois só precisam de 3 ou 4, outra coisa é substituírem TODAS as câmaras É um custo enorme, não pode ser feito todo de uma vez. A RTP pôde fazer isso porque a dívida do Estado já está tão grande, que mais uns milhões ninguém nota a diferença, mas uma privada não se pode dar ao luxo de ter uma dívida dessas num momento de contenção de custos como o atual, até porque esse investimento não faria aumentar os lucros.

        • dftmarques

          Grande comentário! Gostei do que foi dito sobre a RTP, mas sobre as privadas… Não sei se as atuais câmaras já gravam em 16:9, mas certamente que ambas estações privadas já possuem esses equipamentos. O que acontece é que a imagem é captada em 16:9 e depois “cortam-na” para 4:3.

          • henrique manuel

            é muito bonito dizer isso, mas em 2009, fui ao preço certo e ja eles gravavam em hd e nas horas vagas fui para o pé deles e eles disseram que os 4 canais ja tinham camaras em hd, logo tem 16:9, e apenas era uma questao de mudar o formato da emissao. isto em 2009, mas se calhar tinham de se mexer e nao lhes apeteceu.

          • dftmarques

            HD e o formato de imagem são duas coisas diferentes. Existem câmaras 4:3 em HD. Os canais em questão emitirão em 16:9 SD (não-alta definição)

          • vendeira

            Tens a certeza? A ideia que tenho é que as câmaras que gravam em HD têm a opção de mostrar no ecrã a área que é visível para quem usa a proporção do ecrã em 4:3. Mas desde a origem do HD que usam o 16:9 e só depois é que adaptam para 4:3.

  • sacg96

    Finalmente decidem alterar o grafismo, chiça. É simplesmente horrível o actual. E a mudança para o 16:9 (se for verdade), já não era sem tempo…

  • Pedro R.

    Se o departamento gráfico não soube tratar do logotipo da TVI ao longo destes anos, espero que entreguem o trabalho a uma empresa que saiba o que faz. Há 3 versões do mesmo símbolo, ainda que tais apenas apresentem ligeiras modificações, em antena: a dos micros, a que serve para comunicação interna e outdoors e a usada nos separadores e marca de ecrã.
    Sugiro que, para uniformizar a marca, joguem pelo seguro, vão ao Word, escrevam o I em Times New Roman ou Calibri porque assim não se enganam.

    • Gonçalo

      Concordo plenamente! Eu não estou contra a eles “modificarem ligeiramente o logotípo entre as mudanças de grafismo. Agora, o que eles fazem e ter vários logotípos diferentes no mesmo grafismo. Ainda no início do ano quando mudaram para o grafismo dos 20 anos, vemos uma versão do logotípo no separador, outra no DOG, outra na publicidade dos programas. Acho que isso é, para além de estúpido, falta de profissionalismo.

      • Pedro R.

        Cursos de grafismo tirados na Farinha Amparo…

  • candy

    Espero que não haja grandes mudanças no logótipo já que o logótipo para mim está perfeito e é uma marca de reconhecimento à muitos anos por isso acho que se houver alterações devem ser pouquíssimas quase que não seja possível notar-se

  • Marcos Teixeira

    parabens tvi, é preciso mudar sim, só falta a sic mudar para 16:9

  • matthew

    O Goucha não vai gostar desta notícia do 16:9

    • mo

      porque?

      • matthew

        ele não gosta das chamadas “modernices”, diz que não quer 16:9 na TVI

        • Gonçalo

          É precisamente o contrário! O Goucha apoia o 16:9. Quando ele dizia mal era porque não sabia o que era.

          • BP

            Pois quando a Praça da Alegria começou a ser transmitida em 16:9 o Goucha reclamou logo em direto no Você na TV! a dizer que também queria o 16:9 que o 4:3 o deixava muito gordo.

          • matthew

            Foi ao contrário, disse que o 16:9 o deixava gordo.

          • Rafael

            Há aqui uma confusão qualquer… Se o Goucha pensar que 16:9 é o “esticar” do 4:3, sim… tem motivos para pensar que irá ficar gordo na televisão. Agora, se a emissão for de 16:9 real não tem motivos para se preocupar, dessa maneira vai aparecer corretamente em todos os televisores, quer sejam eles 4:3 ou 16:9.

          • Mim

            Foi exatamente isso que ele quis dizer, Rafael. Ele disso que não gostava de televisões 16:9, porque o esticavam e ele parecia mais gordo. E disse que também queria que o Você na TV! fosse emitido como a Praça na Alegria em 16:9 para ele aparecer como é na realidade.

  • akldhksfh

    Ai pa que horror por amor de Deus… 16:9 ?? Aquilo é horrivel, na RTP anda tudo esticadinho e agora TVI tambem? -.-

    • ze

      esticadinho?lol
      isso é para quem tem as tvs mal configuradas.

      • Rafael

        Exatamente. O 4:3 já devia ter sido extinto desde a entrada da TDT! Hoje já não se vende televisões com esse formato. Está completamente ultrapassado.

  • ASD

    Quando a RTP mudou de grafismo a ATV não se empenhou nada em dar a noticia em exclusivo…..FANÁTICOS TVI..lixo

  • Miguel

    Mudança do logotipo?!?!

    Só se for para tirarem a parte preta de roda do “i”, o quadrado preto em volta… porque aquele logotipo é o melhor de sempre da TVI, de longe…

    • Mim

      Também não concordo com a mudança do logotipo. Enquanto a TVI já vai acho que no 4º (e penso que agora está o ideal), a SIC mantém-se com o mesmo logotipo arcaico de há 20 anos. Eles é que devem mudar o deles.

  • jota

    Só por curiosidade.. a GLOBO no brasil emite em 16:9? Alguém sabe?

    • vendeira

      A Globo no Brasil transmite em dois canais distintos em 4:3 e outro em 16:9. Por outras palavras, o canal SD é em 4:3 e o canal HD é em 16:9. Uma boa solução encontrada por esta emissora.

  • Toninho

    Não acredito que em pleno 2013 alguma empresa de grafismos trabalhe para fazer separadores em 4:3! Obviamente que de hoje em dia que as imagens, grafismos e mesmo os DOG’s são feitos/adaptados para o 16:9! Que seja bem vindo!

  • Professor de Português

    TEM A HAVER OU TEM A VER? QUEM ESCREVEU ISTO DEVIA ESTAR A PLANTAR BATATAS, ONDE A PALAVRA NÃO É FUNDAMENTAL PARA A ATIVIDADE, APESAR DE TER A CERTEZA QUE MUITOS AGRICULTORES NÃO COMETERIAM ESTE ERRO

  • mhm

    DEVEM mudar tudo menos o logotipo! Não é dos mais bonitos é verdade mas é a imagem do canal e quanto mais se muda perde-se a identidade. Exemplo? RTP!!!

  • pedro c.

    Então, a SIC estará a chorar no cantinho quando a TVI e a RTP estiverem em 16:9. SIC sempre com o mesmo logo, mas o grafismo sempre em 4:3… paciência.

  • Lousabela

    Caramba chamam-lhe tudo! Para o Grupo Impala é Mexicana, para vós é Argentina! A história original é … CHILENA!

/* ]]> */

Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. mais informações

The cookie settings on this website are set to "allow cookies" to give you the best browsing experience possible. If you continue to use this website without changing your cookie settings or you click "Accept" below then you are consenting to this.

Close