fbpx

ERC multa TVI

A Televisão
2 min leitura

Tvi Erc Multa Tvi

O canal de Queluz de Baixo voltou a ter que pagar coimas à Entidade Reguladora para a Comunicação Social por violações ao código da publicidade, revela o Correio da Manhã deste sábado.

Na deliberação em questão, a que o referido jornal teve acesso, pode ler-se que a ERC registou “algumas situações irregulares, todas associadas às telenovelas (…) Espírito Indomável e Mar de Paixão“, entre 16 e 19 de março do ano passado. Em causa está a inserção de publicidade entre o genérico destas duas telenovelas e o seu início, uma situação que o regulador considera “passível de induzir o telespectador em erro quanto ao verdadeiro início do programa”. Por considerar que a TVI optou “pela prática do ilícito em desrespeito continuado”, uma vez que esta situação já fora detetada anteriormente e a ERC aplicara apenas uma “sanção de admoestação”, desta vez o regulador decidiu avançar com a coima.

Para lá de Mar de Paixão e Espírito Indomável, a Entidade Reguladora para a Comunicação Social detetou outra violação, durante a emissão de Juntos por Si, em que o “conteúdo da programação foi influenciado pela emissão patrocinada, havendo incitamento à compra de bens e serviços”. Neste caso, a ERC diz que o canal de Queluz “agiu com dolo, pois bem sabia que os conteúdos dos programas patrocinados não podem ser influenciados pelo patrocinador”.

Apesar de tudo, a TVI terá argumentado que em nenhum dos casos violou o código publicitário, mas agora terá que pagar uma multa de 13 966 euros.

Siga-me:
Redactor.