fbpx

Equipa de Manuela causa tensão na TVI

Pedro Vendeira
3 min leitura
Aconstituição de uma equipa própria para assegurar o ‘Jornal Nacional de sexta-feira’, da TVI, está a causar tensão na estação de Queluz. Alguns jornalistas queixam-se de falta de meios para o noticiário normal durante a semana e acusam a direcção de Informação de “não ter confiança na Redacção”.

Manuela Moura Guedes, pivô e subdirectora de Informação, desvaloriza: “Tinha de ir buscar à Redacção pessoas para fazerem peças com alguma dimensão.” E explica que, depois de ter assegurado o noticiário com apenas dois estagiários, “nesta segunda fase foi necessário ir buscar algumas pessoas, nomeadamente à área da Sociedade, para fazer peças para sexta-feira. Mas sempre que necessário esses jornalistas trabalham para o dia-a-dia”.

Manuela Moura Guedes frisou ainda que o factor distintivo do noticiário que apresenta é o “trabalho de investigação”. “A regra é não ser subserviente ao poder. Procuramos fazer um jornal que fala sem rodeios das coisas que se passam e que preocupam os portugueses. Temos tido, felizmente, algumas coisas exclusivas”, afirma. Sobre o estilo agressivo, nota que “os portugueses têm falta disso mesmo e sentem necessidade de que haja um jornal que não esteja com rodriguinhos.” “Continuamos a ter recusa por parte do Governo em ir responder ao nosso jornal. Houve muitos convites a ministros e não houve um que aceitasse, independentemente de nós nos propormos a ir ter com eles. Acho que não querem mesmo”.

Entretanto, durante a semana correram rumores de que Constança Cunha e Sá iria deixar o cargo de editora de Política da TVI. “Isso não é verdade”, frisou a apresentadora de ‘Cartas na Mesa’ ao Correio da Manhã.

Já sobre o lançamento do canal de notícias TVI 24, o director de Informação, João Maia Abreu, disse ser “ainda cedo para falar do assunto”. O CM sabe que o nome de Márcia Rodrigues, da RTP 1, foi veiculado para este novo projecto. Maia Abreu apenas confirmou que estão interessados em recrutar pessoas novas e vedetas de outras estações.

Manuela Moura Guedes Defende Que Apresenta Um Jornal IndependenteMAIS DADOS

‘Jornal nacional DE 6ª’

Na semana anterior, o noticiário apresentado por Manuela Moura Guedes registou 13% de audiência e 34,1% de share.

COMENTÁRIOS

A colaboração de Vasco Pulido Valente, historiador e comentador político, vai manter-se no ‘Jornal Nacional de sexta-feira’, garantiu Manuela Moura Guedes.

TVI 24

O ‘CM’ sabe que a TVI recebeu vários currículos de jornalistas da SIC que se candidataram ao canal de notícias TVI24.

NOVAS INSTALAÇÕES

A Media Capital vai criar um novo complexo em Almargem do Bispo (Sintra), onde vai albergar a estação de televisão TVI, o futuro canal TVI24 e a produtora NBP. O projecto, orçado em 40 milhões de euros, vai dar origem a uma Cidade Cenográfica, onde será produzida toda a ficção do grupo Prisa (que detém a Media Capital) para a Península Ibérica.

Siga-me:
Amante da tecnologia e apaixonado pela caixinha mágica desde miúdo. pedro.vendeira@atelevisao.com