TVI

Direção de Informação da TVI mexe na redação

Informação TVI jornal das 8 oito jose Alberto Carvalho e Judite Sousa

Após a polémica da acusação de «censura» a Judite Sousa, a direção de Informação fez alterações na configuração da redação, com a troca de jornalistas entre secções, deixando, assim, o ambiente ainda mais tenso na redação da TVI.

A medida entra em vigor amanhã, a um de abril, e não reúne consenso. A maioria dos jornalistas vê as mudanças como uma «perseguição». Segundo o CM, esta medida reforça as funções das chefias, retirando autonomia a jornalistas que até aqui gozavam de alguma liberdade pelo estatuto de grande repórter. É o caso de Carlos Enes, jornalista da Investigação, responsável por reportagens como Face Oculta e Freeport, que passa agora para a Política, ou Ana Leal, que é agora integrada na Sociedade. Ainda na área da reportagem, também Pedro Veiga e Filipe Mendonça, que foram no último ano responsáveis por inúmeros Repórter TVI, mudam de secção. O primeiro irá para o Desporto e o segundo integrará a secção Internacional. Foram ainda afetados os profissionais Alexandra Borges, Victor Bandarra, Maria José Garrido, Rui Araújo e Raquel Matos Cruz, entre outros, que passam a integrar a equipa de Sociedade.

José Alberto Carvalho será o responsável pela informação da TVI de segunda a quinta, com sempre esteve estipulado. Enquanto que Judite Sousa rica encarregue de sexta a domingo, encerrando a semana com o comentário do professor Marcelo Rebelo de Sousa. A diretora-adjunta terá ainda a seu cargo a validação das viagens da redação ao estrangeiro.